Dragon Ball Z estreou na TV japonesa há 32 anos

Fazem hoje 32 anos que estreou nas TVs japonesas Dragon Ball Z, uma série anime que veio conquistar o mundo.

Exibida de 26 de abril de 1989 a 31 de janeiro de 1996, Dragon Ball Z é formada por 291 episódios e adapta os volumes 17 a 42 do mangá de Akira Toriyama. Já o seu antecessor,  Dragon Ball estreou a 26 de fevereiro de 1986 tendo terminado com 153 episódios a 19 de abril de 1989.

Em Dragon Ball Z tivemos 4 grandes arcos:

Saga Sayajin

Cinco anos depois do final da série anterior, Son Goku já é adulto e tem o seu filho Son Gohan, fruto do seu casamento com Chi-Chi. Um homem desconhecido chamado Raditz, chega à Terra numa nave espacial e encontra Goku, contando que é o seu irmão mais velho e que o seu verdadeiro nome é Kakaroto, informando também que os dois são membros de uma raça guerreira quase extinta chamada Saiyajin. Os saiyajins enviaram Goku para a Terra para conquistar o planeta, mas ao cair de um penhasco e bater a cabeça numa rocha ele esqueceu-se da sua missão. Ao negar ajudar Raditz, este sequestra Gohan. Goku decide formar uma aliança com Piccolo para derrotar Raditz e salvar o seu filho, sacrificando a sua vida no processo. Morto, Goku treina com o Senhor Kaioh até ser ressuscitado pelas esferas do dragão um ano depois para salvar a Terra, e surgem dois saiyajins ainda mais fortes que Raditz: Nappa e Vegeta, o príncipe dos saiyajins.

Durante a batalha, Piccolo é morto, juntamente com os amigos de Goku, Yamcha, Tenshinhan e Chaos e as esferas do dragão deixam de existir devido à morte de Piccolo (já que com ele morto, Kami-Sama também morre. Goku chega ao campo de batalha atrasado, mas vinga os seus amigos caídos ao derrotar Nappa com o seu novo nível de poder. Vegeta trava uma batalha com Goku, e depois de vários confrontos, Goku consegue vencê-lo com a ajuda de Gohan e os seus amigos, Kuririn e Yajirobe. A pedido de Goku, Kuririn poupa a vida de Vegeta e deixa-o escapar da Terra.

Saga Freeza

Durante a batalha, Kuririn ouve Vegeta mencionar a origem de Piccolo, e das esferas do dragão do planeta Namekusei, lar dos namekuseijins como Piccolo. Enquanto Goku recupera, Gohan, Kuririn e Bulma, vão para Namekusei usar essas esferas do dragão para ressuscitar os seus amigos mortos. No entanto, eles descobrem que o imperador do universo, Freeza, também está à procura das esferas para obter a vida eterna. Logo depois, Vegeta também vai para Namekusei procurar as esferas por conta própria, o que resulta em várias batalhas entre os membros do exército de Freeza. Percebendo que está em desvantagem, Vegeta junta-se a Gohan e Kuririn para lutar contra a Forças Especiais Ginyu, um grupo de mercenários contratados por Freeza. Quando Goku finalmente chega em Namekusei, trava uma batalha árdua contra Freeza, que chega ao fim quando Goku se transforma no lendário Super Saiyajin após ver a morte do seu melhor amigo.

Saga Androides e Cell

Um ano depois de regressar à Terra, Goku encontra um viajante do tempo chamado Trunks, o futuro filho de Bulma e Vegeta. Trunks mata Freeza vindo à Terra como um ciborgue em busca de vingança. Trunks adverte aos Guerreiros Z que um grupo de andróides criados por um cientista louco chamado Dr. Gero aparecerá três anos depois à procura de vingança contra Goku por destruir o Exército Red Ribbon quando ele era criança. Durante este período, uma forma de vida maliciosa chamada Cell emerge e, depois de absorver os androides 17 e 18 para alcançar a sua “forma perfeita”. Depois de Goku sacrificar a sua vida pela segunda vez, Gohan vinga o seu pai ao derrotar a Cell depois de alcançar o segundo nível de Super Sayajin.

Saga Majin Boo

Sete anos depois, Goku é ressuscitado por um dia para permitir que ele participasse na nova edição do torneio de artes marciais. Ele é arrastado para uma batalha com os seus amigos contra um ser maléfico chamado Majin Boo. Após inúmeras batalhas que levam à destruição e a recriação da Terra, Goku (cuja vida é permanentemente restaurada pelo Supremo Senhor Kaio) destrói Boo com um Genkidama que contém a energia de toda a Terra.

Tivemos depois 64 episódios de Dragon Ball GT de 7 de fevereiro de 1996 a 19 de novembro de 1997 e bem mais mais tarde Dragon Ball Super, com os seus 131 episódios de 5 de julho de 2015 a 25 de março de 2018.

Mais recentemente tivemos o filme anime Dragon Ball Super: Broly que estreou nos cinemas portugueses.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.