Na mesma entrevista onde foi confirmada a razão pela qual Dragon Ball estava planeado para terminar na Saga Cell, os ex-editores Kazuhiko Torishima, Yu Kondo e Fuyuto Takeda revelaram o motivo pelo qual Son Gohan deixou de ter protagonismo em Dragon Ball Z.
Ficamos assim a saber que o autor do mangá, Akira Toriyama, não parou de mostrar Gohan no liceu por causa da audiência, mas sim porque se aborreceu e se cansou disso. Podemos ler:
Durante a saga Buu, houve um momento em que Toriyama decidiu experimentar uma ideia diferente: o “capítulo Escola”, apresentando Gohan no liceu e o grande Saiyaman. A ideia era tentar uma história leve, com Gohan a tentar esconder a sua identidade enquanto vive pequenas aventuras quotidianas. No entanto, passado algum tempo, Toriyama ficou aborrecido e abandonou a ideia abruptamente. Como acontecia frequentemente, se algo se tornava demasiado complicado ou pouco estimulante, desistia sem grande hesitação. O cenário escolar exigia muitas cenas complexas, cheias de personagens de fundo, algo que Toriyama achou tedioso e demorado de desenhar.
Assim, para tornar o trabalho mais simples e agradável para si, rapidamente cortou o enredo e passou para algo mais dinâmico e absurdo.
Até hoje, a representação de Son Gohan continua a ser controversa. Dragon Ball Super: Super Hero abordou as queixas antigas dos fãs sobre o papel cada vez menor de Gohan na série, mas Dragon Ball Daima retirou-o sem hesitação.