O governo japonês tentou combater o isolamento no Japão com a introdução de uma nova legislação em Abril de 2024, mas aparentemente esta ainda não teve um impacto significativo.
O inquérito teve como alvo 20 mil indivíduos selecionados aleatoriamente com 16 anos ou mais em todo o Japão, questionou sobre a sua situação em dezembro de 2024.
Num estudo do governo em 2024 a percentagem de pessoas que se sentiam sós “frequentemente ou sempre”, “às vezes” ou “de vez em quando” ascendeu a 39,3%. Na mesma linha do ano 2023.
Pela primeira vez, a investigação analisou a ligação entre a solidão e o uso excessivo de smartphones. Entre os que utilizam o dispositivo por mais de oito horas diárias, 13,3% afirmaram sentir-se “frequentemente ou sempre” sozinhos.
O número situou-se nos 9,5% entre aqueles que usaram os seus dispositivos entre sete e oito horas, maior do que entre aqueles que relataram usar menos os seus smartphones.
O fator mais citado como causa da solidão foi o “luto por um familiar“, mencionado por 24,6% dos participantes, sendo permitidas respostas múltiplas. Outros motivos frequentemente apontados incluem “viver sozinho“, “mudar ou deixar uma escola ou emprego” e “problemas graves de saúde física ou mental“.
Após a pandemia de coronavírus, a legislação para combater a solidão e o isolamento pede que os governos locais criem grupos regionais, reunindo organizações dos setores público e privado, para implementar medidas de apoio aos mais necessitados.