A empresa de análise MUSO revelou que o anime dominou a lista dos títulos mais pirateados de 2024 e entre as 10 séries mais pirateadas de 2024 estão 8 animes. As únicas séries de Hollywood que conseguiram entrar no TOP 10 foram House of the Dragon e The Boys.
Mas, porque é que o anime é o conteúdo mais pirateado? Há várias razões. Para começar, o anime continua a ganhar popularidade a nível global, e muitas destas séries são exclusivas da Crunchyroll, levando alguns a procurar “alternativas” para as ver.
Outro facto interessante é o caso da Índia, onde a Crunchyroll continua a apostar alto por algum motivo. Lá, a taxa de subscrição é de apenas 1 dólar por mês, mas o país continua a dominar como um dos maiores consumidores de conteúdos pirateados. No final de contas, a pirataria continua a ser um grande problema para a indústria do anime, mas se uma coisa é clara nestes números, é que o anime está mais forte do que nunca.
O ranking é baseado na medição de downloads ilegais, streaming pirata e torrents, e em baixo encontram o TOP 10:
- That Time I Got Reincarnated as a Slime – Temporada 3
- My Hero Academia – Temporada 7
- Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation – Temporada 2
- House of the Dragon – Temporada 2
- Dandadan – Temporada 1
- Tsukimichi: Moonlight Fantasy – Temporada 2
- The Boys – Temporada 4
- Solo Leveling – Temporada 1
- Tower of God – Temporada 2
- Blue Lock – Temporada 2
Os japoneses: “To feliz e puto!”
o motivo da pirataria principalmente dos animes se resume a um péssimo descaso da crunchyroll com a industria, e de outros streamings como netflix e disney+ não transmitirem as obras em simulcast com o japão.