Mainichi revelou que uma pessoa enviou uma ameaça de bomba ao Escritório de Direito de Propriedade Intelectual na cidade de Sakura, na província de Chiba.

Esta notícia surge depois da YouTuber Yuzuha a 15 de maio registar a marca “Yukkuri Chabangeki”, que se refere a versões de cabeças sem corpo das personagens do Touhou Project de ZUN que são feitas por fãs.

Yuzuha afirmou pela primeira vez no Twitter que os fãs teriam de lhe pagar 100.000 ienes (770 dólares) por uma licença. Mais tarde, ela retirou essa declaração, mas ainda reivindicou os direitos de marca registada. No entanto, os fãs criticaram Yuzuha porque, em outubro de 2020, a equipa do canal de YouTube Touhou Danmaku Kagura tinha confirmado com o criador da arte ASCII, o ilustrador e ZUN que qualquer pessoa poderia usar livremente “Yukkuri Chabangeki”.

Yuzuha tinha enviado o pedido de marca em setembro de 2021 e o escritório de Direito de Propriedade Intelectual que recebeu a ameaça registou a marca em nome de Yuzuha. Como resultado, vários fãs ligaram e enviaram e-mails para o escritório e formaram uma petição contra a marca registada por Yuzuha. Posteriormente, uma pessoa, que alegou estar envolvida neste assunto, enviou uma mensagem para o escritório que dizia “Múltiplas bombas foram colocadas. Elas vão explodir por volta das 15h”. A linha Yamaman Yukarigaoka e o Koala Bus foram temporariamente suspensos a 16 de maio por volta das 14h. O escritório colocou no seu site no mesmo dia: “Lamentamos a inconveniência causada por não sabermos que a marca é amada por todos”.

Vários vídeos on-line no YouTube, Niconico Video e outros serviços usam “Yukkuri Chabangeki”, juntamente com a tecnologia de conversão de texto para fala.

O diretor administrativo sénior e diretor de operações da Dwango Co., Shigetaka Kurita, revelou que está a consultar um escritório de advocacia em nome da Niconico Video e dará a visão oficial da empresa até 21 de maio.

Subscreve
Notify of
guest
2 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
[Naoki]D
[Naoki]
19 , Maio , 2022 9:43

É complexo…
Nisso das ameaças de bomba nem comento, é a típica treta com os japoneses, mas pronto.
Focando só na parte da “privatização” desse conteúdo, realmente houve aí muita falta de cuidado. Tudo o que deriva do Touhou Project não deve ser privatizado, tem que ser devidamente classificado como conteúdo doujin e fazer a devida referência ao conteúdo original/ seus autores, ZUN/ Team Shangai Alice, etc.
Conheço bem essas “cabeças sem corpo” e as suas vozes, realmente isso foi disponibilizado para todos pelo próprio ZUN e outros envolvidos e como foi dito, a própria equipa que esteve envolvida no DanmakuKagura, utilizou e foram eles que começaram a espalhar devidamente esse conteúdo.
Quem tenta privatizar e fazer negócio com coisas derivadas do THP hoje em dia, realmente não tem noção ou não está envolvido com essa cultura, digamos, há muito tempo.
Antes já havia essa questão dos direitos, embora os fãs tivessem bastante mais liberdade para utilizar os conteúdos, mas os termos foram atualizados há +/- um ano pelo próprio ZUN, ficando assim mais difícil. Não necessariamente para a criação de conteúdo doujin, mas para a comercialização do mesmo numa escala mais alargada, agora, para que isso aconteça, os criadores devem enviar e contactar diretamente com o ZUN para ver se ele aprova ou não o projeto.

O projeto touhou já é antiguinho e a sua comunidade doujin também, não falta por aí material de todos tipos, mas a maioria já sabe bem como lidar com as coisas… No entanto, vem pessoal tipo esse, do nada e sem estudar bem como as coisas funcionam, tentam lucrar e depois metem-se em apertos.

O ponto aqui também é sobre a ameaça de bomba, algo mais que frequente na comunidade japonesa… Todo o tipo de ameaças, mais isto e aquilo, na maioria das vezes é simplesmente pessoal que nem sai de casa e quer lixar a vida aos outros e até acaba por conseguir como é o caso… tudo com o poder do teclado, como o Bushido diz, os ” Guerreiros do Teclado” ahah
É um aspeto realmente lamentável, estão constantemente a fazer coisas destas, sem lógica nenhuma.

Creio que divaguei um pouco, mas também já não interagia por aqui há algum tempo… Nem tenho tido a chance de ver ou participar nas lives do canal.

Cumprimentos

RonanfalconD
Ronanfalcon
Reply to  [Naoki]
10 , Junho , 2022 21:23

Foi legal poder ouvir (ler) alguém mais familiarizado com Touhou.
Eu só entendo essa base mesmo, de que é doujin, eu nem sabia quem são o autores em si, ou seja, até eu que, não sei praticamente nada da franquia, entendi, a certa altura, que é algo pra ser feito assim.

Essa youtuber, Yuzuha, é mais um deste que surgem hoje, tentando as coisas, mas sem estudar nada, sem compreender o que veio antes deles mesmos, seja por desrespeito ou incompetência. Seja youtuber ou vtuber, venho odiando cada vez mais tais pessoas por conta de atitudes deste tipo.

Sobre a bomba, é bem como tu disse, não tem muito q que falar para além de ser algo do povo japonês, eles tem que se corrigir.

Last edited 21 dias atrás by Ronanfalcon