Criado em 1985, o Studio Ghibli é um dos estúdios de animação japoneses mais conhecido, mas o seu início foi cheio de desafios, e um filme anime em particular quase significou a sua falência.
Com Kiki’s Delivery Service em 1989 o estúdio ganhou alguma estabilidade financeira, mas em 1997 arriscou tudo investindo todo o seu orçamento na criação do filme anime A Princesa Mononoke (Princess Mononoke), uma aposta que correu bem, mas se o filme anime tivesse falhado nas bilheteiras significaria o fim do Studio Ghibli.
O animador francês David Encasis partilhou ao Vulture a sua experiência enquanto trabalhava com a equipa de Princess Mononoke e destacou as dificuldades enfrentadas pelo Studio Ghiblii.
Foi aí que ele revelou que a empresa investiu tantos recursos no filme Princess Mononoke que Miyazaki chegou a dizer que não se importaria que o estúdio falisse, tal era o seu compromisso para com a qualidade do anime.
Apesar das dificuldades iniciais da equipa, Princess Mononoke superou as expectativas e ainda é considerado um dos melhores filmes de anime de sempre.