O turismo anime no Japão devido ao comportamento dos fãs acaba muitas vezes por colocar problemas aos habitantes locais e correto funcionamento das instituições, com a Ferrovia Tenryu Hamanako a ser a mais recente entidade a reportar problemas, desta vez com os fãs de Evangelion.
As invasões de propriedade tornaram-se um incidente diário e um problema para a empresa, com a ferrovia a emitir um comunicado no passado dia 2 de abril. A empresa explicou que existem horários de visita e que as pessoas não a devem visitar fora desse horário.
No comunicado podemos ler:
Estamos preocupados com o número excessivo de invasores no depósito.
Ultimamente, há invasões todos os dias, estabelecendo um novo recorde.
Há apenas uma entrada, E há quatro placas de aviso afixadas.
Há horários definidos em que pode visitar o armazém. Por favor, evite visitar fora do horário da visita.
【お願い】
車両基地への不法侵入者が多過ぎてとても困ってます。
直近は毎日いて、連続記録更新中です。
入口は一つしかなく、
注意喚起の看板は4箇所設置してます。
車両基地を見学可能な時間は決まってます。
見学時間以外はご遠慮いただきますようお願い申し上げます。https://t.co/h5dUcTh1S3 pic.twitter.com/86GxWNowfG— 天竜浜名湖鉄道【公式】 (@tenhamasen) April 2, 2025
Embora sem mencionar diretamente o anime, o local foi a inspiração para um dos cenários de Evangelion 3.0+1.0, a Village-3 para onde Shinji e Rei Ayanami são levados no início do filme, tornando um local de peregrinação anime.
Segundo o site da ferrovia, os visitantes podem visitar o museu com um guia turístico a partir das 13h50 nos dias úteis e das 10h50 às 13h50 aos fins de semana e feriados. Os passeios têm a duração de cerca de 40 minutos. Os preços dos bilhetes são de 600 ienes para adultos e 300 ienes para crianças (cerca de 4 e 2 euros, respetivamente).
O museu também oferece visitas noturnas ao depósito todos os segundos sábados do mês. Os passeios começam às 19h40. e custam 2.000 ienes (cerca de 14 dólares). Os passeios são limitados a 30 pessoas e têm a duração de cerca de 40 minutos.