O Otakomu publicou um artigo tendo por base uma pergunta no Quora, uma rede social focada especificamente em perguntas e respostas, e onde uma pergunta acabou por ganhar tração: “Por que existem tão poucos personagens de cor nos animes?”.
A pergunta acabou por despertar a atenção dos japoneses e nas respostas são dadas 3 razões principais: a) a maioria dos japoneses não conhece pessoas de cor nas suas vidas diárias; b) a maioria dos personagens anime são japoneses e os japoneses em geral não são pessoas de cor; e c) os padrões japoneses são de pele clara, então, para manter os padrões, os personagens geralmente são brancos.
Há ainda uma resposta interessante que refere o facto de desenhar personagens de cor ser complicado do ponto de vista técnico: “Segundo a minha amiga, que desenha ao estilo anime desde criança, as personagens de cor são difíceis de desenhar porque ao “pintar” com o lápis você precisa que o tom de pele da personagem seja bem mais escuro que o cinza e ela sente-se um pouco incomodada, pois acredita que “o desenho deve ser feito com calma e cuidado”. Embora ela tenha desenhado personagens de cor no ano passado, ela disse que estava entediada e tinha tempo para desenhos mais “difíceis”.
Ao post os japoneses reapoderam:
- “Bem, não há muitas pessoas de cor aqui no Japão”
- “Existe uma certa mentalidade de não usar personagens de cor porque agora vão dizer que é forçado”
- “Como sempre, apenas os estrangeiros se importam que nenhuma pessoa de cor apareça no anime.”
- “Se você incluir personagens de cor na história, será bom para o setor problemático, mas não aumentará as visualizações da Netflix ou as vendas de discos físicos”
- “Se eles começarem a incluir pessoas de cor, vão começar a pedir que os seiyuu também sejam pessoas de cor. Asiáticos não são negros, parem de ser racistas!”
- “Por que os japoneses deveriam atender às expectativas desses tipos do Ocidente? Se querem anime protagonizado por negros, façam vocês mesmo!”
- «Em primeiro lugar, muitas produções de anime vêm de algum mangá. O custo de desenhar personagens de cor é alto porque é necessário mais esforço. No entanto, no anime é muito mais fácil mudar o tom de pele de um personagem, simplesmente não queremos fazer isso.”
Estão completamente certos.
Os japoneses, só para deixar claro.
Pelos animes que eu vi existe um personagem de cor o Noé de Vanitas no Carte(n na forma de ofender nada nem ninguém)(se ofendi-te, desculpa)
“Por que os japoneses deveriam atender às expectativas desses tipos do Ocidente? Se querem anime protagonizado por negros, façam vocês mesmo!”
…..
Você sabe que o ocidente são os que mais consumen animes japoneses então eles têm influência nas vendas não só no Japão exemplo Brasil e EUA que juntos tem mais de 600 milhões de pessoas mas não tou dizendo que você esteja errado pra mim tanto faz pessoas de cor nos animes
Na verdade isso é falso; Japão, China, Taiwan, Coreia do Sul mais o sudeste asiático em geral é o maior consumidor disparado de anime.
Só a China e Taiwan tem mais visualizações de anime que os EUA e o Brasil juntos.
As respostas dos japoneses e genial mano isso ai personagem de cor o caramba so façam suas próprias historias sem se importar com besteira.
A SÉCULOS que o japonês tá acostumado, é da cultura deles, pessoas Brancas, Cabelos pretos (com raríssimas exceções) e olhos puxados, SIMPLES.
Até por que ao longo da história, POR MUITO TEMPO, o Japão era um país fechado para o resto do mundo, o que só contribuiu pra essa fisionomia se estabelecer ainda mais por lá.
sinceramente animes não precisam desse tipo de público, se vocês não gostam de como e feito não assistam , gente desocupada.
Curto e grosso! mas com a razão!
Se contar que o público de anime é maioritariamente asiático (Japão, China e Coreia do Sul) e europeu (França principalmente), e essa lacração por “cor” vem basicamente do continente americano…
Eles estão mais do que certos em ignorar.
Pelo mesmo motivo que um filme americano contempla em seu cast… ora vejam?! Americanos!
Isso aí já é sabido fazem muitos anos. Como sempre, gente desocupada na internet fica revirando questões há muito respondidas.