
A cidade de São Paulo vai receber entre os dias 17 de janeiro e 1º de fevereiro, o Festival Entre Estações, uma imersão na cultura japonesa por meio do cinema e palestras exclusivas. Esta mostra, apresentada pelo Ministério da Cultura do Brasil e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), conta com sessões de filmes no próprio prédio do Bunkyo e no Circuito Spcine CCSP (sala Lima Barreto), palestras e uma experiência especial de cinema ao ar livre. O festival promete encantar fãs de animação, clássicos e produções contemporâneas.
Em uma parceria inédita, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) se unem para oferecer ao público uma programação especial de cinema japonês com cerca de 20 filmes, incluindo alguns títulos inéditos de diversos gêneros, como animê, ação, ficção científica e romance. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados 1 hora antes das sessões.
A primeira semana da programação será dedicada aos animes e terá como parceira estratégica a Sato Company – referência absoluta na distribuição de conteúdo audiovisual japonês no Brasil. Assim, o público poderá conferir os aclamados títulos do Studio Ghibli (como “Ponyo: Uma Amizade Que Veio Do Mar” (2008), dirigido por Hayao Miyazaki, além de obras fundamentais do anime atual.
Nesta linha que conecta as estações, o público terá a oportunidade de acompanhar as diferentes linguagens do cinema japonês, como o animê “Totto-Chan: A Menina na Janela”, de Shinnosuke Yakuwa, e a ficção científica “Make a Girl”, de Genshi Yasuda, lançados em 2023 e 2025. O filme “Hokusai” (2020), de Hajime Hashimoto, exibe a cinebiografia sobre o famoso pintor japonês Katsushika Hokusai (1760-1849), conhecido por “A Grande Onda de Kanagawa”. Ou, ainda, a série “Tokyo Revengers”, dirigida por Tsutomu Hanakusa, um filme baseado no Mangá do autor Ken Wakui com muita ação e romance.
As informações sobre as palestras e sessão ao ar livre serão divulgadas em breve.

Programação
17/01 (Sáb) – Bunkyo
14h – Ponyo (Dublado)
16h30 – Palestra 1 – com Takashi Yamanishi (@profdejp) + moderador: Nas Entrelinhas de Hayao Myiazaki
18/01 (Dom) – Bunkyo
14h – Love Live!i (Legendado)
16h30 – Palestra #2
20/01 (Terça) – CCSP
17h – Meu Amigo Totoro (Dublado)
19h – O Serviço de Entrega de Kiki (legendado)
21/01 (Quarta) – CCSP
17h – Ghost in the Shell (Legendado)
19h– Angel’s Egg (Legendado)
22/01 (Quinta) – CCSP
17h – O Castelo Animado (Dublado)
23/01 (Sexta) – CCSP
17h – Pompo: A Cinéfila (Legendado)
19h- Make a girl (Legendado)
24/01 (Sábado) – CCSP
16h30 – Palestra 3: Animação e Japão Contemporâneo com Elisa Massae + Moderador
19h – Nausicaa do Vale do Vento (Legendado)
24/01 (Sábado) – Bunkyo
14h- Totto-Chan: A Menina na Janela (Dublado)
17h – Hokusai (Legendado)
25/01 (Domingo) – Aniversário Cidade de São Paulo – CCSP
16h – Meu Amigo Totoro (Dublado)
19h– A Viagem de Chihiro (Legendado)
25/01 (Domingo) – Aniversário Cidade de São Paulo – Bunkyo
14h – The Promised Neverland (Legendado)
27/01 (Terça) – CCSP
17h- Gonin 1 (Legendado)
19h30 – Gonin 2 (Legendado)
28/01 (Quarta) – CCSP
15h – Tokyo Revengers (legendado)
17h30 – Tokyo Revengers 2: Arco Halloween de Sangue – Parte 1 (legendado)
19h30 – Tokyo Revengers 2: Arco Halloween de Sangue – Parte 2 (legendado)
29/01 (Quinta) – CCSP
19h- Nausicaa do Vale do Vento (legendado)
30/01 (Sexta) – CCSP
17h – Hachiko – Um Amigo Para Sempre (Legendado)
19h30 – Manhole – Desvio Fatal (Legendado)
31/01 (Sábado) – CCSP
16h30 – Palestra 4: A confirmar: Antonio Curti + moderador
19h– Memórias de Ontem (Legendado)
01/02 (Domingo) – CCSP
Sessão ao ar Livre – 19h00 – A Viagem de Chihiro (Dublado)
Serviço: Entre Estações – Festival de Cinema Japonês
- Bunkyo: 17 e 18, 24 e 25 de janeiro – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade / SP (Próximo à estação São Joaquim)
- Circuito Spcine CCSP – Centro Cultural São Paulo: 20 a 25 de janeiro, 27 de janeiro a 1 de fevereiro – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso /SP (Próximo à estação Vergueiro)
- Ingressos: Gratuitos (retirada 1h antes) – Sujeito à lotação da sala.
- Classificação: Consultar a programação de cada filme
- Em breve programação no site: www.entreestacoes.com.br









