O filme anime Suzume (Suzume no Tojimari / Suzume’s Door-Locking) de (your name., Tenki no Ko) já estreou nos USA e a Looper aproveitou a ocasião para entrevistar o famoso diretor e uma das declarações que surpreendeu foi que o filme originalmente seria sobre o relacionamento entre duas mulheres.

Na entrevista podemos ler:

Eu li que você inicialmente pretendia que “Suzume” fosse uma história sobre duas mulheres, mas os produtores disseram para mudar um dos protagonistas românticos para um homem. Você ainda tentará contar histórias LGBTQ+ mais diretas no futuro?

Estou muito impressionado que você saiba disso porque acho que só falei sobre isso em entrevistas no Japão. A princípio, eu queria transformar esta história num filme sobre Suzume e outra menina a viajar. O motivo de eu querer ir nessa direção em primeiro lugar é porque eu pessoalmente me senti um pouco cansado de contar uma história de romance muito tradicional. Eu senti que em “Your Name”, eu [fiz] tudo o que pude em termos de “rapaz encontra menina” e “será que eles vão, será que eles não vão, vão se encontrar”. Esse elemento de romance é muito identificável para as massas, e é por isso que foi um assunto que ressoou com um grande público.

Pessoalmente, porque já fiz isso tantas vezes, girei. Eu queria mudar para um tipo de história romântica mais de irmandade, mas tive que mudar isso porque o meu produtor disse: “Você pode estar cansado dessas histórias românticas, mas o seu público adora”. Então, para não tornar isso muito romântico, decidi fazer do seu interesse principal uma cadeira.

Em termos de comentários LGBTQ, não é algo que estou a tentar escrever ativamente ou não escrever ou [é] uma decisão consciente. Mas com este filme, Suzume como personagem principal, funciona. Mas acho que também funcionaria se ela fosse um rapaz ou não-binária. Não é necessariamente o contexto masculino/feminino; é sobre um ser humano superando algo. Também nos meus futuros filmes, quero concentrar-me na história humana, em oposição a muitos comentários sobre género ou sexo.

Sinopse de Suzume no Tojimari

Do outro lado da porta, está todo o tempo do mundo.

Suzume conta a história duma adolescente de 17 anos e a sua jornada através de um Japão devastado por várias calamidades e onde ela terá de fechar as portas que causaram estes desastres.

A jornada de Suzume começa na pacata cidade de Kyushu, no sudoeste do Japão, quando ela conhece um rapaz que lhe diz estar à procura de uma “porta”.

Suzume encontra numas ruínas e cercada por água, uma porta envelhecida pelo tempo, em pé e isolada como se tivesse sido a única coisa a escapar da catástrofe que se abateu no local. Atraída pelo seu poder, Suzume roda a maçaneta… e várias portas abrem-se por todo o Japão, desencadeando uma onda de destruição sob todos os que estiverem por perto. Suzume terá de fechar estas portas para impedir a destruição total.

Suzume poster Portugal

Shinkai afirmou que três pontos importantes sobre o filme são que ele é um road movie pelo Japão, uma história sobre “portas fechadas” em vez de abri-las e um motivo para visitar o cinema. Ele elaborou que fechar portas pode referir-se a amarrar pontas soltas ou terminar algo.

Com produção pela CoMix Wave Films e Story Inc., (your name., Tenki no Ko) dirigiu e a escreveu a história, o design de personagens é de Masayoshi Tanaka (your name., Weathering With You), a direção de animação é de Kenichi Tsuchiya (your name., Garden of Words) e Takumi Tanji (Children Who Chase Lost Voices) é diretor de arte.

Subscreve
Notify of
guest

3 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Fee.
Fee.
21 , Abril , 2023 13:26

Seria interessante colocar duas garotas… é como Shinkai disse:

“Não é necessariamente o contexto masculino/feminino; é sobre um ser humano superando algo.” 

E também porque seria algo diferente de seus últimos filmes mais famosos e que sempre geram comparações entre eles… Porém, gostei que em Suzume o romance ficou em segundo plano, foi mesmo uma história sobre ela e seu crescimento e autoconhecimento.

ChikafagD
Chikafag
22 , Abril , 2023 13:54

Primeira vez que fico feliz dos produtores se meterem, se o filme fosse yuri eu não veria mesmo sendo do Shinkai, espero que os próximos filmes dele ele continue com essa fórmula, to nem aí pra quem critica dizendo que os filmes dele são iguais, melhor assim do que se adequar ao progressismo, até porque se alguém tão importante e influente na indústria com ele se adequar ao progressismo vai abrir brechas pra cada vez mais animes desse tipo surgir

Luis Felipe Zortea
Luis Felipe Zortea
27 , Agosto , 2023 21:37

Espero que ele faça entre dois garotos.