InícioAnimeFrança e Japão assinam acordos em Tóquio e trocam kamehameha de Dragon...

França e Japão assinam acordos em Tóquio e trocam kamehameha de Dragon Ball

No final de uma conferência de imprensa em Tóquio, o presidente francês e a primeira-ministra japonesa trocaram o aperto de mão pelo gesto mais famoso de Dragon Ball.

As câmaras estavam ligadas, a conferência de imprensa terminara e esperava-se o protocolar aperto de mão. Foi o que aconteceu, mas só até ao momento em que a primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi juntou as mãos ao lado do corpo, projetou-as para a frente e murmurou “kamehameha”. Emmanuel Macron, à sua frente, não hesitou, copiou o gesto e a conferência de 1 de abril, em pleno Palácio de Estado de Akasaka, em Tóquio, tornou-se viral em minutos.

O momento foi captado por câmaras de imprensa e rapidamente partilhado online, com o próprio Macron a publicar o vídeo na sua conta de X (antigo Twitter) acompanhado da palavra “Fusion” escrita em japonês, outra referência direta ao universo de Dragon Ball.

Fã confesso de anime e mangá

A reação de Macron não apanhou ninguém de surpresa. O presidente francês tem um historial bem documentado de entusiasmo pela cultura popular japonesa. Na conferência de imprensa que precedeu o momento descontraído, afirmou que a França é orgulhosamente o segundo maior mercado de mangá do mundo, a seguir ao próprio Japão, e sublinhou a paixão dos jovens franceses pelo meio. Não é retórica vazia, a França é de facto o segundo maior mercado de mangá fora do Japão, com títulos como One Piece e Dragon Ball entre os mais vendidos do país há décadas.

Em 2025, Macron já tinha feito o kamehameha numa visita ao Japan Expo em França, ao lado de Kazuhiko Torishima, o editor original de Dragon Ball, a revista que lançou a série de Akira Toriyama nos anos 80. A familiaridade com o gesto era, portanto, mais do que óbvia.

A visita de Macron a Tóquio, a sua quarta ao país, tinha objetivos bem mais sérios do que partilhar referências a mangá. Os dois líderes assinaram acordos de cooperação sobre minerais críticos e defesa, numa altura em que o encerramento do Estreito de Ormuz pela resposta iraniana ao conflito no Médio Oriente está a criar sérias pressões no abastecimento energético japonês, o Japão depende do Médio Oriente para 95% das suas importações de petróleo. O tema da navegação segura no Estreito foi um dos pontos centrais das conversações, com ambos os líderes a apelar a uma solução rápida.

Na conferência de imprensa, Macron também aproveitou para elogiar a “previsibilidade” europeia num aparente recado a Washington, num momento em que as relações transatlânticas atravessam turbulência à conta das posições da administração Trump.

Um gesto com peso cultural

O kamehameha, o ataque de energia mais icónico de Dragon Ball, executado ao juntar as mãos ao lado do corpo antes de as projetar para a frente, é provavelmente o gesto mais reconhecível de toda a cultura pop japonesa. Que dois líderes mundiais o troquem no final de uma cimeira diplomática diz muito sobre o alcance que o anime e o mangá atingiram nas últimas décadas.

A cena não foi ensaiada, foi Takaichi a tomar a iniciativa, com Macron a responder de imediato. E o facto de o presidente francês, declarado fã da série desde a infância, ter acompanhado o gesto sem a menor hesitação diz, talvez, tanto sobre a relação entre os dois países quanto os acordos assinados nesse mesmo dia.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -

Notícias

Populares