Já aqui falamos várias vezes dos horários e condições de trabalho que são impingidas aos animadores dos estúdios anime, com a comunidade e animadores a pedirem melhorias significativas na maneira como a indústria funciona. Numa entrevista ficou bem patente como o stress de cumprir objetivos praticamente impossíveis afeta a saúde dos animadores, com o fundador do estúdio J.C. Staff a revelar que perdeu mais de metade do estômago devido ao stress do trabalho.
Em conversa com o Animan, Tomoyuki Miyata, falou sobre o seu trabalho na indústria anime. Foi aí que o fundador do estúdio J.C.STAFF (Edens Zero, Tsukimichi: Moonlit Fantasy 2, The Duke of Death and His Maid) admitiu que o seu trabalho anterior na Tatsunoko Production afetou a sua saúde. Depois do fundador do estúdio morrer, Miyata foi um dos vários trabalhadores-chave que mantiveram o estúdio a funcionar, e o stress causou-lhe úlceras no estômago. Infelizmente, as úlceras acabaram por obrigar Miyata a remover dois terços do seu estômago.
Tomoyuki Miyata comentou:
Eu estava extremamente ocupado nessa época… e devido ao stress, desenvolvi uma úlcera estomacal e dois terços do meu estômago foram removidos. Voltei ao trabalho no 10º dia após a cirurgia.
Em seguida, desenvolvi alopecia areata e tive que pintar com marcador mágico até que voltasse a crescer. Aí desenvolvi hepatite aguda por cansaço, tive icterícia e tive que ser internado.
Segundo Miyata, ele continuou a trabalhar e a treinar novos funcionários enquanto estava no hospital por causa da hepatite. Nem mesmo uma série de doenças graves o afastou do trabalho, o que é tão assustador quanto impressionante. Nada é mais importante que a saúde, mas o trabalho de Miyata na Tatsunoko Production fez o animador mudar de prioridades.
Caramba. E vale lembrar que o JC Staff não é muito bem visto, eles pegam vários trabalhos de uma vez e entopem os animadores até o talo de coisa pra fazer.
E em comparação ao que era antes da pandemia onde eles realmente chegaram ao ponto de lançar mais de produçoes ao ano como foi em 2019,apartir de 2020 pra frente,eles começaram a se organizar mais,e qualidade de muitas de suas animações começaram a melhorar melhorar mais e se tornar mais constantes, e bem melhores,embora ainda tenha uns deslizes,mas comparado a antes,eles tem mais acertado do que errado.