O fundador do prestigiado estúdio anime P.A. Works (True Tears, Angel Beats!, Another, Shirobako, Charlotte), Kenji Horikawa, manifestou preocupações sobre o estado atual da indústria de animação japonesa. Numa entrevista ao Real Sound, o responsável alertou que o volume excessivo de produções pode estar a prejudicar a paixão dos criadores para desenvolver obras originais.
“Sinto uma sensação de crise”, admitiu Horikawa, explicando que a situação atual poderá levar a que “mesmo que todos queiramos, possamos esquecer como fazer uma obra original”. O veterano da indústria aponta que o aumento dos custos de produção torna as obras originais mais arriscadas do ponto de vista dos investidores, que preferem apostas mais seguras.
O fundador do P.A.WORKS sublinhou ainda que “com o volume absoluto de obras a tornar-se avassalador, levando a uma sensação de exaustão por tentar acompanhar a procura”, está a notar-se um enfraquecimento do impulso inicial de “isto é o que queremos criar”.
Horikawa afirmou:
É verdade que é difícil criar obras originais hoje em dia. Os custos de produção de anime estão a aumentar rapidamente, pelo que, na perspetiva do investidor, as obras originais acarretam naturalmente um risco maior, e eu compreendo isso até certo ponto.
Por outro lado, com o grande volume de obras a tornar-se avassalador, levando a uma sensação de exaustão por tentar satisfazer a procura, sinto que aquele súbito impulso inicial de “É isto que queremos criar” está a enfraquecer.
Com obras originais, a história, a visão do mundo e as personagens são todas criadas pelos próprios criadores, pelo que o esforço de produção é elevado. O importante é se há algo que valha a pena esforçar-se por criar. Mas, se a situação atual se mantiver, sinto uma sensação de crise: mesmo que todos queiramos, podemos esquecer-nos de como fazer uma obra original.
A P.A.WORKS distinguiu-se ao longo dos anos pela criação de animes originais aclamados como Angel Beats, Shirobako, Charlotte, Nagi no Asukara, Akiba Maid War e Buddy Daddies. O estúdio prepara-se para lançar Dusk Beyond the End of the World (Towa no Yuugure), uma série original de ficção científica para celebrar o seu 25.º aniversário, que será transmitida no outono de 2025.
Durante a entrevista, Horikawa também destacou a importância da localização do estúdio em Toyama, fora de Tóquio onde se concentram a maioria dos estúdios de anime, defendendo as vantagens de se estabelecer em áreas rurais. O responsável confirmou que a P.A.WORKS pretende continuar a apostar em obras originais até à década de 2030.
Esta não é a primeira voz da indústria a expressar preocupações similares. Recentemente, outros profissionais têm alertado para a necessidade de proteger o estilo único do anime e garantir uma produção sustentável face ao crescimento exponencial do setor.