Depois de múltiplos posts que se tornaram virais a demonstrar o plágio de animes nos livros escolares da Bolívia, Édgar Pary, Ministro da Educação da Bolívia, veio publicamente reconhecer o problema.

Na Bolívia muitas das ilustrações das capas de livros escolares são um plagio de várias ilustrações de animes populares.

O ministro da Educação admitiu as acusações que viralizaram na última semana e informou que abriu processo contra os responsáveis.

Neste momento o questionamento vem à tona. Lamentamos muito que isso tenha acontecido. Porém, vale ressaltar que as imagens têm a sua autoria assinada por uma pessoa e é essa pessoa que fez as capas.

O boliviano Página Siete, revelou que o ministro indicou que “nem todas as capas tiveram essa origem”, ou seja, plágio; mas que “só foram algumas”, e garantiu que vai ser instaurado um processo administrativo para sancionar os funcionários que “dão má imagem ao país”. O responsável também explicou: “Tomando conhecimento disso, realizamos imediatamente as ações administrativas correspondentes contra os responsáveis ​​com base em procedimentos internos“.

Podem ver em baixo alguns exemplos:

Capa do “Texto de aprendizagem 1 da secundária de 2023” é baseada num visual de K-ON!

Capa do “Texto de aprendizagem 2 da secundária de 2023” é baseada num visual de K-ON!

Capa do “Texto de aprendizagem 3 da secundária de 2023” é baseada num visual de Shigatsu wa Kimi no Uso (Your Lie in April).

Capa do “Texto de aprendizagem 4 da secundária de 2023” é baseada num visual de Tenki no Ko (Weathering With You).

Capa do “Texto de aprendizagem 5 da secundária de 2023” é baseada num visual deFruits Basket.

Capa do “Texto de aprendizagem 6 da secundária de 2023” é baseada num visual de Orange.

Subscreve
Notify of
guest

3 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Sakura
Sakura
20 , Abril , 2023 17:26

Se isso é considerado plágio… Meus amigos, o mundo está cheio deles…

Para mim o ilustrador dos livros só se inspirou parcialmente, o que muita gente faz. Exceto no caso de Tenki no Ko e Orange que o sujeito copiou mesmo as poses.

Mas não dá pra dizer que isso pode ser considerado ilegal e tal, ou se pode ser considerado “homenagens”. Acho que o ilustrador foi só burro mesmo e causou mais problemas para o problemático governo boliviano.

Diego AndrewD
Diego Andrew
20 , Abril , 2023 23:33

Vai ter bixo se lascando mesmo tendo avisado ao chefe que ia da merda kkkkkkkk

Marcio RogerioD
Marcio Rogerio
22 , Abril , 2023 5:20

Com a IA ainda tem gente plagiando.