No passado dia 6 de novembro o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) começou a formular um plano de ação concreto para revitalizar e expandir a indústria de conteúdos do Japão.
Tendo como objetivo fazer da criação de conteúdos a força motriz do Japão, o anime e os videojogos foram identificados como indústrias centrais na sua estratégia Cool Japan. Para este efeito, o governo do Japão pretende que a indústria de conteúdos valha 20 biliões de ienes até 2033.
A indústria de conteúdos do Japão (incluindo videojogos, anime, mangá e filmes) foi avaliada em 4,7 biliões de ienes em 2022, pelo que o governo pretende mais do que quadruplicar o seu crescimento até 2033.
O grupo de especialista planeia na Primavera de 2025 revelar o plano de acção para aumentar a competitividade global da indústria de conteúdos do Japão.
O anime ganha particular destaque com o grupo a querer estabelecer um plano para melhorar as práticas de trabalho, combater os baixos salários e a diminuição dos recursos humanos, três problemas que têm vindo a afetar a indústria do anime.
Em resposta a estas questões, o grupo de estudo pretende apresentar linhas de acção concretas em cinco áreas principais. Estas incluem o desenvolvimento dos recursos humanos, a melhoria das condições de trabalho e dos salários dos criadores, o emprego de tecnologias digitais e a utilização da propriedade intelectual para apoiar o desenvolvimento regional. O plano de acção resultante abrangerá não só a indústria de conteúdos, mas também indústrias como o entretenimento, a moda e o artesanato tradicional.
Que legal! Isso realmente vai ajudar as indústrias de animes jogos e mangas, espero que tudo dê certo boa sorte porque eu realmente amo muito esses trabalhos,eu estou torcendo por vocês ✨❤️🔥🌸😘