À conversa com a Editora Devir

A Comunidade Cultura e Arte avançou que à semelhança do que vimos em França e até no Brasil está a ser trabalhada em Portugal a iniciativa cheque-livro pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e o Ministério da Cultura.

O cheque-livro é algo a ser atribuído a cada cidadão que more em Portugal e que faça 18 anos, no valor de “100 euros para a compra de livros nas livrarias de Portugal”.

O Ministério da Cultura e a APEL estão assim a trabalhar nesta iniciativa e existe o desejo de esta ser implementada ainda em 2023. Esta medida surge após as perdas financeiras que o setor livreiro sofreu em Portugal nos últimos anos agravados pela pandemia.

Já vimos este incentivo ao consumo de arte ter resultados bem positivos em França, nomeadamente no consumo de mangá onde 2/3 dos livros comprados com o incentivo do governo francês (300 euros) foram mangás. Na altura o Culture Pass foi uma das promessas de campanha do presidente Emmanuel Macron.

Os donos das livrarias francesas ficaram maravilhados com o aumento dos negócios, revelando que viram adolescentes a comprar dezenas de volumes mangá de uma vez.

Vendas de mangá em França disparam depois do governo dar dinheiro aos jovens de 18 anos para gastar com artes

Esta medida está já prevista no Orçamento do Estado e falta agora acordar quando e como vai ser implementada.

Subscreve
Notify of
guest

1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Carlota
Carlota
19 , Maio , 2023 18:43

Pena que é só para quem faz os 18 anos.