Lina Inverse, foi uma das personagens responsáveis por introduzir o gosto por anime no ocidente, por exemplo em DOTA 2 até foi criada uma versão ocidental sua. Em diversos países o mangá e a série anime Slayers receberam vários títulos. O nosso território julgo que foi um dos últimos a recebê-la, e ficou conhecida como Reena e Gaudy: Os Cavaleiros da Justiça, um título derivado das suas heranças de Espanha. Contudo, a nossa pequena feiticeira aventureira glutona, caçadora de ladrões e destruidora de cidades também teve origens bem diferentes que julgo que são desconhecidas pela maioria. Estas podem ser encontradas no volume 4 de Slayers Special.
Enquanto frequentava o liceu, Hajime Kanzaka escreveu uma pequena história de ficção científica cuja protagonista se chamava Luna, uma guerreira formidável que enfrentava demónios. Contudo, um pouco mais tarde, optou por introduzir nas suas histórias uma nova personagem chamada Lina, que basicamente era uma “réplica” muito mais jovem da heróina. Segundo Kanzaka a pequena nova personagem era o complemento perfeito porque ao invés de conquistar os inimigos pela força, Lina conquistava os inimigos através do seu intelecto e contrariamente a Luna era completamente fascinada por máquinas e tecnologia, o que permitia um melhor equilíbrio nas histórias. De salientar que esta Lina não é a obviamente a versão que conhecemos e adoramos, porque além de agir de forma diferente era mais infantil e tinha apenas 10 anos.
Anos depois, quando escreveu uma nova história chamada Slayers, Hajime transformou esta Lina numa jovem de quinze anos, mas ao invés de continuar a apostar na sua paixão por engenhos mecânicos decidiu torná-la numa praticante de feitiçaria negra. Hajime desejava uma heroína forte, criativa, aventureira, mas com ainda muito espaço para evoluir. Para isso recorreu à anteriormente criada Luna porque sentiu que uma irmã mais velha era perfeita para introduzir algum temor e uma certa reverência.
Infelizente como sabemos, Luna nunca surgiu directamente na narrativa, apenas foi mencionada algumas vezes nas séries e filmes. O mais próximo de temos da Cavaleira de Ceifeed é um breve vislumbre na abertura de Slayers TRY, acompanhada descaradamente pelo aviso “Sorry! Opening Only!”. Desconheço se Naga, a Serpente Branca, uma personagem predominante dos filmes e OVAs, também retirou inspirações de Luna, porque aparte do seu riso estridente possui algumas caracteristicas da personagem.
O aspeto visual da Lina foi concebido por Rui Araizumi, que se inspirou, de forma espontânea, numa versão jovem de Audrey Hepburn, uma célebre atriz e filantropa britânica. Também foi decidido que Lina teria baixa estatura, cerca de 1,47 m, corpo de criança, e runas na testa escondidas por uma fita mágica, dois dos traços mais emblemáticos da personagem.
A sua personalidade, pequena mas imponente, reflecte o “inverso” da sua aparência. Embora pareça delicada e frágil, Lina é perspicaz, ambiciosa e extremamente poderosa. Na verdade, foi por esta razão que Hajime decidiu o apelido Inverse, para destacar a contradição interior da personagem, um aspecto exterior frágil que esconde uma natureza poderosa.