Jornal japonês prevê tempos sombrios para a indústria japonesa de anime

O jornal nipónico Nikkei publicou um editorial no seu website falando sobre os efeitos do recente pivô da China na sua indústria de animação doméstica. Embora a China tenha sido o país com mais contratos com a indústria de animação japonesa em 2016, o artigo do Nikkei argumenta que a China está a retirar-se da indústria japonesa desde 2018 devido a restrições mais rígidas do governo no streaming de anime, entre outros fatores. (Em 2018, a China tinha 121 contratos, tornando-se o sexto país depois dos Estados Unidos, Coreia do Sul, Taiwan, França e Canadá). Este estado de coisas vem exacerbando os problemas da indústria japonesa em declínio e reforçando as grandes diferenças de riqueza entre os japoneses e animadores chineses.

Embora a indústria japonesa continue a ter pouco ou nenhum crescimento doméstico nos últimos anos, as empresas chinesas vêm aumentando os recursos da animação doméstica chinesa. Historicamente, as empresas japonesas subcontrataram aspectos da produção de animação a companhias chinesas, mas o editorial aponta que atualmente as empresas chinesas estão cada vez mais a contratar empresas japonesas para trabalhar em IPs chineses. Em 2018, uma empresa da gigante tecnológica chinesa Tencent abriu um estúdio chamado Colored Pencil Animation Japan, que trabalha em obras de animação produzidas para os serviços de streaming da Tencent, como a série de sucesso The King’s Avatar.

O Nikkei destacou os salários mais altos usufruídos pelos animadores que trabalham para empresas de animação de propriedades chinesas. Diferentemente da indústria japonesa, que tende a contar com o trabalho de freelancers, a Colored Pencil Animation Japan contrata animadores como funcionários, e até novos funcionários ganham um salário acima da média da indústria de 175.000 ienes (aproximadamente 1.580 dólares) por mês. Enquanto isso, de acordo com a pesquisa mais recente da Associação de Criadores de Animação do Japão (JAniCA), apenas 14% dos animadores japoneses são funcionários permanentes.

O pivô da China para a animação doméstica está a acontecer ao lado de um período financeiro difícil entre os estúdios de animação japoneses. De acordo com a agência de classificação de crédito Teikoku Databank, mais de 30% dos estúdios de produção de animação no Japão estavam no vermelho em 2018. As empresas em falência e dissolução também estão no auge de 10 anos. A gerência de uma empresa de animação afirmou:

À medida que o preço do contrato diminui, permanecemos com pouco staff e não podemos expandir as nossas operações. É um ciclo vicioso. Se pelo menos uma pessoa sair, a empresa não poderá cumprir o final do contrato, e muitas empresas acabam no vermelho.

A situação tornou mais difícil o treino de jovens animadores, e a qualidade da animação também está em declínio. De acordo com Bunjirō Eguchi, CEO da Colored Pencil Animation Japan, há mesmo casos em que a empresa terceiriza trabalho para animadores japoneses, apenas para depois a empresa chinesa rejeitar severamente o trabalho de baixa qualidade produzido pelo lado japonês.

O mau serviço do lado japonês pode provocar uma estagnação no setor. A China usou o seu capital abundante para adquirir os recursos para animação digital, e a qualidade da sua animação está a melhorar notavelmente. O Japão anteriormente terceirizou para a China, mas agora a situação reverteu.

De acordo com a Associação de Animações Japonesas (AJA), o valor total de mercado da indústria de anime em 2018 é de 2,1814 trilhões de ienes (20 bilhões de dólares). Por outro lado, apenas 267,1 bilhões de ienes (2,4 bilhões de dólares), apenas 12% do valor de mercado, foram para as empresas de animação. o Nikkei observou que, embora aproximadamente metade da receita da indústria de anime venha do exterior, a parcela maior do dinheiro é destinada aos comités de produção que tratam dos direitos internacionais do que para as empresas de produção de animação. O sistema de comité de produção impede que muitos estúdios obtenham lucros, mesmo que produzam um anime de sucesso.

De acordo com Daisuke Iijima da Teikoku Databank, as empresas chinesas estão agora a tentar atrair animadores japoneses para trabalhar na China, a fim de expandir o seu mercado doméstico.

Eles podem facilmente oferecer três vezes o salário anual que um animador receberia no Japão, então provavelmente haverá mais casos de talento japonês indo para o exterior.

O Nikkei citou um site de recrutamento chinês, que tinha listagens com um salário mensal de aproximadamente 34.000 yuanes (4.800 dólares) e 30.000 yuanes (4.240 dólares) para trabalhos de animadores baseados em Hangzhou e Pequim, respetivamente.

O Nikkei concluiu o editorial com uma previsão sombria para a indústria japonesa e o sistema de financiamento de anime pelos comités de produção.

O sistema do comité de produção é eficaz na mitigação de riscos, mas para que a indústria japonesa seja competitiva globalmente, é indispensável que ela tenha um sistema que garanta que os seus lucros sejam distribuídos de maneira eficaz.