
O fenómeno KPop Demon Hunters continua a acumular reconhecimento. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que o filme de animação realizado por Maggie Kang e Chris Appelhans está nomeado para Melhor Longa-Metragem de Animação nos Óscares de 2026. A canção “Golden” recebeu também uma nomeação na categoria de Melhor Canção Original.
A cerimónia dos 98.º Óscares está marcada para 15 de março no Dolby Theatre, em Hollywood. O filme enfrenta forte concorrência de títulos como Zootopia 2, Elio, Arco e Little Amélie or the Character of Rain.
Mas as nomeações não ficam por aqui. KPop Demon Hunters tornou-se um dos filmes de animação mais reconhecidos da temporada de prémios, acumulando distinções em praticamente todas as principais organizações da indústria.
Uma chuva de nomeações
A GALECA, The Society of LGBTQ Entertainment Critics, nomeou a produção para Filme de Animação do Ano e Música de Filme do Ano nos Dorian Film Awards de 2026. O American Cinematheque Tribute to the Arts homenageou “Golden” como melhor canção original.
A Visual Effects Society foi ainda mais generosa. Nas nomeações para os 24.º VES Awards, o filme conseguiu cinco indicações: Melhor Animação numa Longa-Metragem de Animação, Melhor Personagem numa Longa-Metragem de Animação (pela protagonista Rumi), Melhor Ambiente numa Longa-Metragem de Animação (pela apresentação de Seul), Melhor Cinematografia CG e Melhores Efeitos de Simulação numa Longa-Metragem de Animação.
Os Motion Picture Sound Editors também reconheceram o trabalho técnico do filme com nomeações para Melhor Edição de Som em Animação e Melhor Edição Musical em Longa-Metragem nos 73.º MPSE Golden Reel Awards.
Globos de Ouro abriram caminho
O primeiro grande troféu chegou logo a 11 de janeiro, quando o filme venceu a categoria de Melhor Filme – Animação nos 83.º Globos de Ouro. “Golden” levou também o prémio de Melhor Canção Original.
A vitória nos Globos de Ouro costuma ser vista como um bom indicador para os Óscares, embora a correlação não seja automática. Ainda assim, o reconhecimento da Hollywood Foreign Press Association deu ao filme um impulso considerável na corrida aos prémios da Academia.
KPop Demon Hunters domina Globos de Ouro 2026 com vitória dupla
Números históricos na Netflix
Lançado pela Sony Pictures Animation em junho de 2025, o KPop Demon Hunters estreou diretamente na Netflix e rapidamente se tornou num fenómeno de audiências. Mas foi em agosto que o filme fez história de várias formas simultâneas.
Primeiro, tornou-se no primeiro filme da Netflix a liderar as bilheteiras nos Estados Unidos durante um fim de semana. O evento especial KPop Demon Hunters Sing-Along estreou em 1.700 salas e arrecadou 19,2 milhões de dólares.
Na mesma semana, destronou Red Notice como o filme mais visto de sempre da Netflix a nível global, com 236 milhões de visualizações (contra os 230,9 milhões do anterior detentor do recorde).
A banda sonora do filme também fez história. Quatro canções do álbum entraram simultaneamente no top 10 da Billboard Hot 100, um feito que nenhuma outra banda sonora alguma vez conseguiu.
O filme permaneceu no Top 10 da Netflix para filmes em língua inglesa durante 15 semanas consecutivas. Mais recentemente, segundo o site oficial da Netflix, Tudum, o KPop Demon Hunters tornou-se no primeiro título da plataforma a ultrapassar os 300 milhões de visualizações.
Animação nos Óscares
A animação asiática tem marcado presença regular nos Óscares nos últimos anos. Em 2024, o filme The Boy and the Heron, do Studio Ghibli e Hayao Miyazaki, venceu a categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação na 96.ª edição dos prémios.
No ano passado, a curta-metragem japonesa “Magic Candies” (“Amedama”), da Toei Animation com realização de Daisuke Nishio e Takashi Washio, foi nomeada para Melhor Curta-Metragem de Animação nos 97.º Óscares, embora não tenha conquistado o prémio.
Agora, o KPop Demon Hunters tenta juntar-se à lista de filmes de animação que conseguiram transformar sucesso comercial em reconhecimento da Academia.









