Queria começar por dizer que fez agora, a pouco tempo, um ano desde que comecei a escrever aqui no OtakuPT, e pensei em rever os meus primeiros trabalhos, acabei por reparar na evolução que tive graças ao apoio que muitos de vocês me deram enquanto escrevia, e por isso muito obrigada, mas não irei tomar mais tempo, então vamos logo para a análise!
- Sipnose:
No ano de 2013 em NO.6, a sonhada cidade ideal criada pela humanidade,vive o protagonista Shion, um menino que recebe educação de elite da cidade desde os 2 anos de idade. No dia em que completou 12 anos, Shion encontra com um garoto chamado Nezumi (significa rato) que fugiu de uma clínica de recuperação. Shion acaba colaborando com a fuga dele, mas seu envolvimento é descoberto pelas autoridades e como punição ele é expulso do distrito Chronos para Lost Town, o pior lugar da cidade para se morar. Passado quatro anos e na miséria, Shion agora é um fugitivo acusado injustamente de assassinato e com isso vai descobrindo toda a conspiração que esta por trás de NO.6.
- Geral:
Posso considerar este um dos meus animes favoritos pela simples razão de ter uma história geral como eu nunca vi.
Com o género de ficção cientifica e um pouco de romance, ele tornou-se algo muito importante para a evolução global num anime, o porque irei explicar mais a frente.
Eu sou o tipo de pessoa que julga mais os animes pela parte visual/gráficos, centrando-me mais nesse aspeto que o desenvolvimento da história, mas, penso que este foi o único anime que já vi onde deixei a arte de lado, e concentrei-me mais em tudo o resto que acontecia.
Claro que a parte técnica esta muito boa e agradável de visualizar, mas nada ultrapassa a incrível e inexplicável história que nos é apresentada, única e como nada igual que eu já tenha visto, obviamente que para ser um anime, é necessário ter a característica de uma boa história, mas essa palavra, para mim, é simples demais para explicar o que acho e o que sinto.
Ela apresenta também duas personagens principais com um vínculo tão forte que chega a meter medo o que eles eram capazes de fazer para salvar a vida do outro, mas isso é só mais uma das coisas que me fez viciar e me prendeu a este “mundo” impossível de esquecer. Claro que há algumas dúvidas que ficam dentro de nós, já que como muitos outros animes, este não é perfeito. Conseguimos perceber algumas partes incompletas, ou melhor, saltadas, onde pequenos pormenores poderiam fazer grande diferença, e muitas coisas ficariam a fazer sentido assim como muitas perguntas ganhariam resposta, mas apesar destes erros, o anime não perde a sua beleza e qualidade.
Em muitos animes, não digo todos, mas maior parte tenta centrar a qualidade gráfica nas personagens, e deixa o ambiente a sua volta mais neutro, obrigando-nos a fixar apenas nas personagens apresentadas, mas neste não é bem assim, não só as personagens são bem caracterizadas visualmente, como o ambiente ao seu redor e bem elaborado e muitas vezes com grande pormenor e rigor.
Cheguei a parte onde explico porque penso que este anime pode ajudar muito na evolução em geral dos animes, pela simples razão do casal principal. Talvez muitos de vocês tenham uma opinião diferente da minha neste aspeto que irei referir, e pela simples razão de ser um casal yaoi, BL (Boy’s Love), como principal. Podem também pensar que por causa disso o anime acaba por ser prejudicado, ou até que foi feito com a intenção de ser fanservice, mas vou ter de discordar, afinal o que é fanservice? “Fanservice, como o nome já diz, é um serviço adicional feito para os fãs, algo que não precisaria estar ali para que a história de fato acontecesse, ele só está lá para agradar os fãs do “serviço” adicional que eles estão colocando. Clássico exemplo é o ecchi, jogar peitos e calcinhas na tela quando a história poderia perfeitamente ser contada sem esses artifícios. Ou mesmo o fanservice BL, quando por exemplo você coloca uma cena onde parece que dois caras se gostam, mas sabemos que não é verdade pois eles são héteros e um deles vai ficar com a protagonista, isso é bem comum em alguns shoujos.” Resumindo em palavras comuns, fanservice é isto, mas as pessoas que viram o anime sem fechar a mente, sabem perfeitamente que isso é algo que não acontece. A relação entre ambos foi uma das principais razões que levou a série para a frente e a fez evoluir, e quem disser o contrário esta errado, pois se uma das personagens fosse mulher, tenho a certeza que já diriam que foi importante para o desenvolvimento do anime.
As personagens têm todas uma grande personalidade, acabo por não saber se é devido ao meio onde vivem, ou como vivem ou com quem, apenas sei que são todas facilmente identificadas só pelas suas personalidades, já que são tão diferentes, mas as melhores são, sem dúvida alguma, as principais, já que são basicamente o contrário uma da outra.
OP:
ED:
- Personagens:
Principais:
Shion:
Nezumi:
Secundárias:
Safu:
Karan:
Inukashi:
Rikiga:
- Parte técnica:
O mangaká deste mangá/anime é Hinoki Kino, onde foi inicialmente lançado em março de 2011 pela revista Aria.
O anime iniciou a 8 de julho de 2011, a adaptação foi dirigida pelo estúdio Bones, acabando assim a 21 de agosto de 2012.
Outros animes do estúdio:
Nota pessoal: 8/10
Estas são as minhas notas:
5/10: Esta será a nota mais baixa que possivelmente eu darei, acho que uma nota a baixo disto nem vale a pena avaliar, por isso apenas darei esta nota a animes que em termos de parte técnica/visual e de história sejam chatos ao ponto de morrermos de tédio.
6/10: Será aqueles que possam ter pormenores importantes, tanto em partes técnicas como na história que sejam mais “chamativos”, mas claro que não será perfeito.
7/10: Penso que nesta nota só estarão aqueles que eu posso considerar medianos, sendo nem muito bons, nem muito maus, chamativos, mas podem facilmente atrair-nos ou não, essa parte depois depende de cada um.
8/10: Darei aqueles que, como este, terão a história mais simples, e a parte técnica diferente, atraindo nos para o anime, mesmo que não seja perfeito.
9/10: Apenas em animes quase perfeitos, talvez a parte técnica melhorada e pode-se dizer “diferente” e a história criativa e boa, onde inclui as personagens também boas.
10/10: Tenho que dizer, será difícil dar esta nota a um anime, mas tenho a certeza que não impossível, tem que estar literalmente tudo perfeito, a ponto de nos fazer chorar ou rir, ou ate ambas ao mesmo tempo, apenas com pequenas coisas, a história completamente incrível, e os desenhos perfeitos.
Apesar de ser um dos meus animes favoritos, como já referi, não posso considera-lo perfeito, daí a minha nota não ser mais elevada, porque apesar de tudo, ele poderia ser melhor.
- Trailer:
Assim acabo mais uma análise, como sempre não esta perfeita, mas espero que gostem, até à próxima,
Bjs, Ana Angel!!!
Adoro NO.6 . Já assisti duas vezes , é anime bem divertido e interessante. So fiquei triste com final , como eu queria ver o Shion e o Nezumi juntos criando aquele bebe no final kk.
Mas que inesperado! Não imaginei que veria uma review desta obra aqui.
Realmente me surpreendeu.
Enfim, boa review sobre. Algumas pessoas tendem a pensar que o anime, por ter um casal principal gay, será voltado ao fanservise. Sendo que, mal momentos mais afetivos dos protagonista são apresentados, mas gira em torno da procura e do amor deles, mas sem demonstrações exageradas. Como já vi em outros yaois e shoujos.
Eu gosto deste anime, um dos maiores motivos é por sua historia, que diferente do que eu esperava antes de assisti-lo, ela tem um bom trabalho de Sci-Fi.
Uma das coisas que sempre desgostei na industria é o fato de haver poucos yaois bons, eu aprecio a retratação, e desconheço muitos animes assim bons. Ou mais raro, animes que mantem a relação homo mas não sendo o foco – não indicando, no entanto, que não há desenvolvimento, mas sim animes com um plot e o casal sendo trabalho, com foco não apenas no romance.
Neste caso é isto. Há o plot sobre a cidade, e é bem explorado e desperta interesse sobre a historia e sobre os personagens, os ‘por que’s daquilo estar ocorrendo.
E tem o casal principal, sem clichês como a romantização da violência, mas apenas retratação de amor e amizade. Que faz parte da historia, espero estar descrevendo com clareza suficiente, mas quero dizer que eles fazem parte do plot, e ambos são desenvolvidos, isso é algo que raramente – para não dizer nunca – vejo em animes do genero (Yaoi) onde o mundo é trabalhado, além de foca somente nos personagens principais.
(Bom ver um yaoi em Sci-Fi. Poucos vejo, animes quais, não são em ambiente comum, como escolas ou lugares relacionados em yaois, isso é uma quebra de paradigma, muito bom ver isso)
Sua parte técnica é razoavelmente boa, mesmo que na reta final tenha desandando um pouco com cenas bem deformadas, há pouca fluides e ‘jogos de câmera para evitar gastos’, a animação é razoável, mediana. Sua direção no entanto é bem boa, conseguindo entregar boas cenas e fazendo bom uso da animação e trilha, qual é boa, nada acima.
A ambientação é bonita, gostei dela. Sobre a dublagem, quando vi não achei estranho, por mim foi um bom trabalho nos personagens conseguindo entregar os sentimentos das ações, apesar de haver momentos em que não o fizeram, poderia cita-los, mas faz tempo que vi.
Nota final: 7.7/10
Gostaria que houvesse mais episódios para esclarecer mais fatos e desenvolver melhor. Além de um final melhor, deixou a questão das vilãs(abelhas) totalmente em aberto, com uma conclusão no minimo forçada.
Definitivamente não é um anime ruim, recomendo para quem gosta de animes Sci-Fi.
Ainda não li o material original, ou o mangá, pretendo no entanto. Mas tenho outras prioridades no momento.
Foi um anime que em muitos momentos ficou acima da expectativa , só que no final se tornou algo dispensável e decepcionante , o mundo e a história que o anime cria é bem interessante me faz lembrar dos Miseráveis de Victor Hugo ( ambas obras não tem nada ver , mas em seus mundos existem características parecidas ) .
O anime dá uma leve patada de yaoi , mas não é nada explícito .
Enfim se passaram quase 6 anos ( a última vez que vi foi em 2011 , na época do anime ) , tenho curiosidades de ler as lights novels mas no momento não estou disposto para ler ( talvez seja por preguiça ,rsrsrs)
O anime não me agradou, achei muito achei inferior a novel (nunca li o manga então não posso falar dele). Mas a parte técnica realmente foi boa. O romance foi legal e não achei desnecessário como muitos, mas ele enrolou muito na história até porque depois do episódio 3 a historia só volta a andar no episódio 9 e no episódio final, eu não irei dar spoiler mas, eu acabei ficando tipo, o que foi que eu acabei de ver.
Se você nunca viu a novel eu realmente recomendo ela é top 10 em minhas obras de Sci-Fi e na minha opinião bem superior ao anime.
A análise como sempre está ótima e que venha mais um ano.
Eu assisti ele até o fim, e minha nota fica em 6/10 . Para mim, foi uma versão mais suave de Star Driver ( que é bem pior) . ¨Suave¨ pq falhou no principal, toda trama meio que girava naquelas abelhas e no fim, NADA de se revelar o mistério. Então nesse ponto me decepcionou.
Amizade e confiança seriam o bastante
Foi um anime surpreendentemente bom, teve uma coisa ou outra que poderia ter sido explicada melhor mas no geral foi bom… eu tenho apenas 2 coisas dizer / reclamar em relação a ele:
1° – Acredito que o anime precisava de +1 ep, pra pelo menos o Shion se encontrar com a mãe… se esforçaram tanto por isso
2° – O BL foi meio que desnecessário, nada contra que gosta, mas acredito o anime iria funcionar da mesma forma sem ele…
“Nada contra, mas foi desnecessário.” Típica desculpinha homofobica.