My Hero Academia está sendo dublado no Brasil, mas com elenco diferente do filme

Em agosto de 2019 foi lançado no Brasil pela Sato Comany o filme My Hero Academia: 2 Heróis (My Hero Academia: Two Heroes / My Hero Academia THE MOVIE: Futari no Hero), com o sucesso do longa era questão de tempo até que a série anime da obra ganhasse a produção de dublagem para o lançamento no Brasil. Porém, a série anime irá ganhar um novo elenco de dublagem.

Diferente da dublagem do filme, que foi produzida pelo estúdio de dublagem Unidub (Bungo Stray Dogs, Dragon Ball Super, Mob Psycho 100), a dublagem da série anime está sendo produzida desde janeiro deste ano pelo estúdio DuBrasil (Os Cavaleiros do Zodíaco).

Segundo o que relatou o dublador Guilherme Briggs (que dublou o personagem All Might no filme) em uma longa mensagem em suas redes sociais, foram realizados testes para a série anime em diversos estúdios de dublagem nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiros (redutos dos principais estúdios de dublagem no Brasil) entre os meses de fevereiro e abril de 2019. Já para a dublagem do filme anime foi realizado o mesmo tipo de processo e testes para escolha dos protagonistas, o estúdio Unidub foi o escolhido pela Sato Company (distribuidora de My Hero Academia: 2 Heróis no Brasil e na América Latina) para a produção da dublagem do longa e os trabalhos foram iniciados a partir do mês de abril de 2019 já com o elenco definido.

Guilherme revelou que só ficou sabendo do inicio da dublagem da série anime no estúdio DuBrasil apenas no inicio de janeiro de 2020 e descobriu que ele e a maioria dos dubladores do elenco do filme haviam sido substituídos, com exceção dos dubladores Lipe Volpato (Izuku Midoriya (Deku), Fábio Lucindo (Katsuki Bakugo) e Vii Zedek (que dublou a personagem Tsuyu Asui no filme anime, mas que decidiu abandonar a dublagem da série anime em respeito aos colegas de dublagem do filme).

O dublador também revela que chegou a trocar emails com o fundador do estúdio DuBrasil, que ele afirmou que sabia da produção da dublagem do filme mas que “o cliente lhe deu total liberdade para de utilizar o elenco que melhor lhe conviesse, desde que isso não afetasse prazos e custos”.

Um detalhe que é preciso ser destacado é que o “cliente” citado pelo fundador do estúdio DuBrasil é a Funimation, detentora dos diretos da série anime no Brasil e que irá futuramente lançar seu serviço de streaming na América Latina com diversos animes dublados. Outro detalhe interessante é que no portal Anime News Network é listado o dublador Nestor Chiesse como o personagem All Might na versão dublada da série no Brasil, o dublador esta sendo listado no portal para a dublagem das três primeiras temporadas da série anime.

A versão dublada da série anime de My Hero Academia (Boku no Hero Academia) ainda não possui previsão de lançamento no Brasil. Lembrando que a Sato Company possui os diretos de distribuição no Brasil do filme anime My Hero Academia – HEROES:RISING.