Se acompanham o OtakuPT sabem que esta semana foi desastrosa para a Netflix com muitos dos seus próximos conteúdos a serem colocados online de forma ilegal vários meses antes da sua estreia.
Entre os conteúdos que sofreram leak temos 5 episódios da segunda temporada da série animada Arcane, todos os episódios do remake anime de Ranma 1/2, todos os episódios de Terminator Zero, alguns episódios de Dandadan e o primeiro filme anime de Mononoke.
No que diz respeito a live-action foram colocados online ilegalmente alguns episódios da temporada 3 de Heartstopper e especula-se que em breve poderão ser também colocados online numa terceira fuga alguns episódios da próxima temporada de Stranger Things.
Em comunicado a Netflix finalmente reconheceu a fuga de informação, revelou a sua origem e prometeu “medidas agressivas”:
Um dos nossos parceiros de pós-produção foi comprometido e, infelizmente, imagens de vários dos nossos títulos vazaram online. A nossa equipa está a tomar medidas agressivas para remove-los.
Online é possível ver que muitos dos ficheiros estão agora indisponíveis com a Netflix a enviar queixas DMCA para várias plataformas.
Episódios da temporada 2 de Arcane disponibilizados online de forma ilegal
Segundo o MomentPort a leak terá origem na IYUNO, uma “empresa global de tecnologia e localização de entretenimento” que trabalha com a Netflix em dobragens e legendas.
Um utilizador do 4Chan alegou que “a violação teve origem numa API utilizada durante o processo de registo da aplicação web interna, que foi implementada de forma insegura. Esta vulnerabilidade permitiu alegadamente que qualquer endereço de e-mail público registasse uma conta e acedesse ao sistema interno de gestão de conteúdos da IYUNO, que aloja uma infinidade de meios de comunicação não divulgados e divulgados”.
Perante esta fuga de informação a IYUNO, que tem escritório em Portugal e Brasil, emitiu o comunicado que podem ler em baixo:
A Iyuno está ciente de um problema de segurança recente, envolvendo o acesso não autorizado a conteúdo confidencial. Proteger a confidencialidade dos nossos clientes e garantir a segurança do seu conteúdo é a nossa maior prioridade. Estamos a investigar ativamente esta violação de segurança para mitigar quaisquer riscos potenciais e identificar as partes responsáveis. Quando houver alterações ou informações materiais, faremos declarações adicionais.
A verdadeira extensão das fugas de informação ainda não foi determinada e não é claro se mais programas da Netflix ou de outros distribuidores serão divulgados online em breve.
Que prendam ou multem também esses babacas, uma falta de respeito aos envolvidos na produção esses vazamentos.