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    Nintendo, o que mais o reino dos cogumelos pode nos oferecer?

    Em meados de 1994 a Sony lançava no mercado nipônico seu primeiro console, Playstation. A gigante japonesa, que hoje passa por algumas dificuldades criativas e financeiras, entrava de cabeça em uma das maiores guerras do mercado de eletrônicos: a guerra dos consoles. Na época Sega e Nintendo dominavam o mundo dos games não só apenas pelo fato de possuírem consoles fortes e interessantes, mas também por suas extensas bibliotecas de exclusividades. Mario e Sonic eram, sem sombra de dúvida, os gigantes daquela batalha, abocanhando cada vez mais mentes e mercados onde a Sony tentaria arriscar algo. Por não possuir uma biblioteca de personagens e sagas formados e trabalhados dentro da própria casa, a Sony fez uma das ações mais significativas do mercado.

    Para brigar de igual para igual contra Nintendo e Sega, a casa do Playstation apostou altíssimo primeiramente em estúdios primários e em contratos de exclusividade com estúdios secundários, para trabalhar em jogos originais e potencializar a até então inexistente biblioteca Playstation. Em segundo, investiu agressivamente na divulgação da ideologia e da marca Playstation, para que, em conjunto dos jogos, a nova plataforma pudesse abrir com sucesso caminhos para todos os principais mercados do mundo. Foi a partir disto que a história Playstation começou a ser fundada. E hoje, mesmo que não possuindo a mesma força de antes, vemos a Sony colhendo belos frutos com sua recente plataforma. A Sega e a Nintendo, por sua vez, foram perdendo o fôlego e tiveram que assistir a Sony conquistar os mercados que um dia fora disputado por ambas. E a partir deste ponto, o momento crucial bateu a porta da casa de Sonic e a Sega abandonou de vez o mundo dos Hardwares para se dedicar totalmente aos games como uma Third-Party.

    Neste meio tempo também foi aberta mais uma vaga para um novo desafiante, a Microsoft. Na mesma situação da Sony, a empresa de Bill Gates também apostou em fechar o maior número de contratos de exclusividade possível para que seu console pudesse apresentar uma biblioteca interessante e atrativa. E assim surgiu a principal das franquias que quebrou recordes não só no meio dos games, mas também no mercado do entretenimento em geral: Halo. E desta forma, depois de passados 7 anos após o lançamento dos atuais consoles, as gigantes Sony, Microsoft e Nintendo começam a trabalhar e a investir na próxima geração. Das três, apenas a Nintendo vem de uma derrota com o seu fraco, mas necessário Nintendo Wii.

    A plataforma foi necessária do ponto de vista de libertação da forma como entendíamos a nossa interação com um game, e também da forma como aproximou o maior número de pessoas que antes repudiavam os jogos. Entretanto, por mirar tantos esforços no seguimento de jogos casuais, a Nintendo perdeu feio na guerra dos blockbusters, vendo Sony e Microsoft guerrearem de igual para igual com lançamentos cada vez mais astronómicos e dedicados ao mercado que, no final das contas, realmente interessa e traz os maiores lucros às empresas, o gamer Hardcore. Outro ponto desgastante foi as excessivas investidas em seus personagens clássicos, apostando exageradamente em sagas e tramas, que mesmo atraindo os fãs, expulsava qualquer possibilidade de a Nintendo apresentar novas ideias. E este ponto é o que quero discutir com vocês.

    A Nintendo, perto das outras duas, é a empresa que menos possui contratos de exclusividade. E isto é resultado direto do comodismo adotado por possuir uma biblioteca tão vasta e rica em personagens cult e que funcionam, mesmo que momentaneamente, em qualquer situação abordada pela empresa.

    Também é interessante ressaltarmos que a Microsoft é a responsável por manter esta sétima geração rendendo lucros (pelo menos para ela) até agora, pois se não fosse o Kinect, nós já estaríamos assistindo a guerra dos novos consoles e com certeza vendo Sony (por estar passando por momentos de transformação em sua administração) e Nintendo apanhando feio. Mas, retornando ao assunto Nintendo, está mais do que na hora de Satoru Iwata investir em contratos de exclusividade para tentar emplacar uma saga que leve a Nintendo ao posto que um dia já a pertenceu.

    Outra estratégia é efetuar a compra de novas desenvolvedoras e de novas empresas que trabalhem com hardware; existem tantos estúdios de pequeno porte, mas com ideias magníficas! Imaginem o futuro sucesso “Hawken” exclusivo na casa do Mario! Imaginem um game de corrida para brigar de igual para igual com Gran Turismo; imaginem uma franquia de lutas, uma franquia de RPG e também uma franquia blockbuster de FPS!

    Vejam quantas possibilidades a Nintendo poderia trabalhar e que, por falta de visão e até por apego a uma ideologia que não funciona mais, a marca vai perdendo seu espaço e vai assistindo num lugar de luxo suas rivais brigando e guerreando em um nível cada vez mais alto.

    Espero que a Nintendo acorde para estas questões e saia às compras rapidamente, pois se continuar neste ritmo “Super Mario”, Sony e Microsoft irão passar por cima sem dó, e veremos futuramente um Super Mario no Playstation 5 ou no Sucessor do Xbox 720. E é claro, ambas (Sony e Microsoft) brigando por esta exclusividade.

    E vocês, o que acham das atitudes da Nintendo? Comentem!

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

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    Koharu
    Koharu
    15 , Julho , 2019 17:52

    Mesmo? Honestamente acho que esse foi um dos post mais ridiculos que eu já li aqui. Fico até envergonhado pelo site.

    Vc mostrou um total desrespeito e preconceito contra a nintendo. Se vai fazer um post sobre duas empresas, então seja imparcial e procure o maximo de informações sobre ambos os lados.

    Seu post foi muito anti-profissional e sem um total de argumentos validos, da parte da nintendo.

    Concordo com tudo o que Shepherd disse. Realmente seu post soou de forma a atacar a nintendo pelo seu sucesso. Pq não apreciar ambos os lados? Pq discutir qual é o melhor se todos possuem seus pontos altos e baixos? Esse é o tipo de post que leva a discussões por favoritismos q não levam a lugar nenhum.

    Apesar de tudo teve uma coisa boa sobre o seu post. Ele deu a chance de o usuario Shepherd responder e esclarecer muitas duvidas q eu tinha.

    Sem querer ofender, mas está bem claro que Shepherd seria mais indicado para escrever o post do que vc.

    FUI!

    Shephard
    Shephard
    15 , Julho , 2019 17:52

    Wii foi um risco que a nintendo decidiu depois dos fracassos tecnológicos do N64 e GameCube, ambos muito superiores que seus concorrentes sofreram com a falata de apoio de third parties e afundaram a Nintendo.
    Nintendo sempre foi famosa pela inovação da jogabilidade, só ver o histórico shoulder buttons, analog sticks, vibration, presure sensitive controls, montion contol, dual e touch screen gameplay.

    Wii foi um movimento arriscado que deu certo, numa situação que poderia levar ela para os rumos da sega, a solução era fazer um hardware barato que impedria ela de perder dinheiro com a venda de consoles, que acontece com a Sony e Micorsoft, com desenvolvimento fácil e inovador, com sérios problemas financeiros como a Big N faria contratos com terceiros?

    É verade que a M$ é quem está ditando a duração dessa geração, mas não pelo kinect, aliás o kinect só existe por causa do wii, o mesmo vale para PS Move a Nintendo estava devorando um mercado que a Sony e M$ queriam: Casuais e novos gamers! Se você sabe que não pode competir no mesmo mercado que tal mudar o foco e tentar resurgir depois?

    O wii conseguiu reerguer a gigante japonesa junto com seus portateis que seguem o mesmo conceito (hardware limitado, mas inovador), basta ver DS vs PSP e 3DS vs Sony, números de vendas e quantidade e qualidade dos jogos.

    Agora que ela conseguiu se recuperar ela quer tentar criar algo novo, mas com um hardware mais robusto (Wii U) e começa a conversar com tp, veja Assassin’s Creed 3 e outros. Quanto exlusividades a Nintendo tem o próprio estúdio e faz os próprios jogos, ela exagera em alguns reusos? SIM, mas outros foram aclamados pela crítica especializada tais como Mario Galaxy, Zelda: Skyward Sword, Metroid Prime, e Donkey Kong e poucos porém excelentes exclusivos como Xenoblade aclamado como o único JRPG épico dos ultimos 5 anos (FFXIII e XIII-2 foram nada mais que decepções…) e vários exclusivos de Wii foram anos depois portados para Xbox360 e PS3 tais como No More Heroes e a série chronicles do Resident Evil.

    A Sony sofre com um prejuizo de mais de 5 bilhões esse ano e as vendas do PS Vita e a biblioteca limitada estão piorando a situação. A M$ teve sim uma estratégia agressiva e continua mas ela tem caixa para isso, seus investimento com kinect extrapolam o mundo dos games.

    A Nintendo por sua vez finalmente pode resirar tranquila nos últimos 10 anos e começa a se levantar, acho muito cedo para esse tipo de reclamação abusiva e claramente preconceituosa em relação a Nintendo, sou fánatico por games e vejo as vantagens e desvantagens de cada, minha decisão foi ter um Wii e Xbox durante esses anos eu abandonei meu Xbox por PC com hardware superior pois não vi nada de exlusivo realmente bom. Já meu Wii segue firme e forte. Tive um DS e um PSP e meu DS me deu muito jogos melhores e mais divertimento que PSP.

    Na minha humilde opinião esse post veio é apenas para atacar a empresa pelo seu sucesso mesmo com a baixa qualidade do hardware e o reuso das suas séries tradicionais, uma pessoa que realmente aprecia jogos como uma arte deveria perceber que a nintendo tem simplesmente um estilo diferente e não é melhor ou pior que as suas concorrentes e que pode e vai enquanto durar trazer a inovação do mundo dos games como nenhuma outra empresa e não apenas criar personagens mais redondos e histórias mais e mais complexas.

    Apreciem todos os jogos e a arte dentro deles, simplicidade pode ser épica do mesmo jeito que a complexidade pode ser um lixo!

    Tapion
    Tapion
    15 , Julho , 2019 17:52

    A meu ver, Nintendo perdeu a batalha deste geração em termos de popularidade dos fãs ditos ‘hardcore’ mas ganhou a guerra desta geração ao vender MUITAS mais consolas e gerando muito mais dinheiro que Microsoft e Sony juntos tendo agora liquidez mais que suficiente para estar durante muito mais tempo nesta industria

    Fainter
    Fainter
    15 , Julho , 2019 17:52

    Acho a wii a melhor consola do mercado. Não pelos excelentes gráficos porque não os tem mas por causa da “jogabilidade” só não tenho uma porque não há recursos, se é que me faço entender. A wii tem imensa potencialidade e a meu ver não há um jogo no mercado que faça jus à consola.

    O que eu e muitos adoravam seria um jogo Pokemon para a wii onde se pudesse fazer batalhas na internet.

    Já imaginaram um dos melhores RPG de sempre na consola wii onde pudesses andar livremente pelo mundo e encontrar outros treinadores? Imagino um jogo em tempo real com um elevado grau de dificuldade no qual terias de passar um bom bocado para nivelar os teus pokemons e a realizar quests.
    Pois é… era tudo muito bom não fosse o director da gamefreak (editora do pokemon) dizer que os próximos titulos serão unica e exclusivamente para consolas portáteis, o que me dá um certo desgosto.

    Se a Nnintendo pudesse pressionar a gamefreak a fazer um titulo desses seria óptimo. Com um estudo de mercado acho que a opinião dos gamers iria ser unânime.

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