No dia 13 de dezembro a CODA (Content Overseas Distribution Association) anunciou que orquestrou o encerramento de 15 sites de pirataria anime no Brasil.
Em nome da Toei Animation (One Piece, Dragon Ball), Toho (Jujutsu Kaisen, My Hero Academia) e Bandai Namco Filmworks (Gundam, Code Geass) a CODA revelou que estes sites escaparam à detecção anteriormente através de medidas como o bloqueio geográfico dos endereços de IP japoneses, gerando receitas através de anúncios dirigidos principalmente aos fãs de anime que falam português.
Embora a CODA não liste todos os 15 sites de pirataria anime no Brasil, diz que estes tiveram uma média de 7,95 milhões de visitas mensais de agosto a outubro de 2024, ou um número mensal combinado de 119,25 milhões durante esse período.
Entre os sites fechados no Brasil está o bakashi.tv, considerado o terceiro site de pirataria anime mais visitado no Brasil. Teve cerca de 8,3 milhões de visitas em outubro. Quando visitam o website é exibida a mensagem “Este site foi fechado por violação de direitos de autor”.
A CODA acrescentou que estes 15 encerramentos de sites foram voluntários após falarem com os donos dos sites de pirataria anime no Brasil.
No comunicado da CODA podemos ler:
Queremos que os fãs de conteúdo japonês, incluindo mangá e anime, de todo o mundo saibam que o ecossistema de conteúdo japonês funcionará de forma saudável e continuará a evoluir e a desenvolver-se se gostarem do conteúdo de forma adequada.
Para este efeito, a CODA pretende criar um mercado saudável no qual o conteúdo legítimo possa ser entregue a fãs no estrangeiro e continuará a tomar medidas eficazes para proteger adequadamente os direitos de autor. Esta actividade foi realizada no âmbito de um projecto encomendado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria.
Será que essa gente não percebe que nem toda a gente está financeiramente bem pra poder ver animes “de forma adequada” e que se não fosse a pirataria criando fãs de animes em todo mundo, eles agora estariam chupando no dedo.
Se vão continuar a foder quem não pode, ao menos que criam medidas que possibilitam essas pessoas de ver animes
Eles são tão bons em fechar sites q dos sites fechados tem uma penca reabrindo com outros nomes ou só trocando de host, ou mesmo dono q tinha 2 sites e só fechou 1 e manteve o outro funcionando, isso é uma guerra perdida pra eles, eles não desistem mas sabem q já perderam antes de começar, além dos sites existem formas de criar sites torrents q são impossiveis de derrubar como o caso do The Pirate Bay e os servidores mIRC