No Japão afirmam que os estúdios P.A.WORKS estão em declínio

O japonês Myjitsu publicou um artigo revelando que nas redes sociais do Japão começam a surgir vozes sobre “o declínio” dos estúdios de animação (True Tears, Angel Beats!, Another, Shirobako, Charlotte), depois da série anime original Shiroi Suna no Aquatope (Aquatope on White Sand) não corresponder às expectativas. De acordo com o artigo, a única saída do estúdio até o momento é pararem de fazer animes originais e fazerem adaptações, uma vez que lhes falta um membro chave.

Podemos ler no artigo:

A P.A.WORKS é uma produtora de animação que produziu muitas obras-primas como “Hanasaku Iroha: Blossoms for Tomorrow” e “SHIROBAKO”. No entanto, o “declínio” da empresa recentemente tornou-se um tema quente entre os fãs de anime. O declínio da P.A.WORKS parece ser simbolizado por “Shiroi Suna no Aquatope (Aquatope on White Sand)”, que foi exibido de julho a dezembro de 2021.

A série era uma animação original completamente nova, ambientada num pequeno aquário de Okinawa. A equipe principal reuniu Toshiya Shinohara (diretor) e Yuuko Kakihara (composição da série), todos os quais trabalharam em “Irozuku Sekai no Ashita kara (Iroduku: The World in Colors)”. A história desenrola-se à volta de duas estudantes do ensino médio, Kukuru Misakino, que trabalha num aquário, e Fuuka Miyazawa, uma ex-ídolo que escapou de Tóquio.

No entanto, quando o último episódio da série foi exibido a 17 de dezembro de 2021, houve muitos comentários amargos dos fãs: “Acabou algo bom, mas foi muito chato”, “Continuei a assistir para Miku Itou, mas o segundo arco estava completamente vazio para mim”, “Que primeira metade chata!”, e “Lixo no mesmo nível que te faz pensar que Sakura Quest foi uma obra-prima”.

Talvez tenha sido a qualidade do guião que tornou “Shiroi Suna no Aquatope” tão impopular. O tema desta obra era “guardiões do aquário”, e era um anime de “trabalho” como “SHIROBAKO”. No entanto, a inclusão de vários elementos como espiritualidade, drama humanístico e yuri parece ter sido deixada pelo caminho.

Foi no início de 2010 que a P.A.WORKS se tornou conhecida. Em particular, o seu trabalho com Mari Okada como compositora e guionista de séries, como “Hanasaku Iroha: Blossoms for Tomorrow” (2011) e “Nagi no Asu kara (A Lull in the Sea)” (2013), foi altamente elogiado. No passado, as histórias dinâmicas eram a “flor” da P.A.WORKS.

No entanto, Okada não foi um membro principal de nenhuma animação televisiva desde então. E nenhum dramaturgo alternativo ao seu nível foi ainda descoberto. O resultado disso é que não há mais nenhum anime original de alto perfil. Além da história, os visuais sempre foram muito elogiados. Sem alguém para escrever histórias, a saída da P.A.WORKS passa por começar a adaptar mangás ou novels e deixar de lado o anime original. A P.A.WORKS está agora numa grande encruzilhada.

Subscreve
Notify of
guest
14 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Nate
Nate
2 , Janeiro , 2022 16:40

Esperado, isso vai acontecer com vários outros. O Japão não muda.

João Vítor Nerís
João Vítor Nerís
2 , Janeiro , 2022 17:39

vai ser o jeito começar a fazer isekai ou anime de idols.

josenilson vinicius
josenilson vinicius
Reply to  João Vítor Nerís
2 , Janeiro , 2022 21:40

ou faz que nem a Cygames e mistura os dois

Outa
Outa
Reply to  João Vítor Nerís
3 , Janeiro , 2022 13:13

Fala como se animes de isekai e de idols fossem ruins.

Ronanfalcon
Ronanfalcon
Reply to  Outa
26 , Janeiro , 2022 17:35

Muitos são, não adianta você responder assim, como se não soubesse do problema.

Felipe Soares
Felipe Soares
2 , Janeiro , 2022 22:02

Shiroi Suna no Aquatope segue na mesma linha do Shirobako, mas seguindo uma abordagem de uma garota que sai da fantasia da adolescência do aquário familiar e tem que se redescobrir em um ambiente de um aquário comercial. A série não ruim, mas vai para um lado bem fora da caixa da maioria das produções anime atuais.

Zoom
Zoom
2 , Janeiro , 2022 20:14

o jeito é ir pro caminho mais façil, isekai ou anime de porrada, é o que o povo gosta, fazer o que.

🔗KuraPico🔗
🔗KuraPico🔗
2 , Janeiro , 2022 16:35

Não vi esse ainda, mas concordo em voltarem a fazer adaptações pois a qualidade do Studio ainda é muito boa e a indústria está precisando dessa qualidade.
Imagina eles adaptando Oshi no ko, acho que daria muito certo e traria o Studio de volta aos holofotes.🍦

CF
CF
2 , Janeiro , 2022 16:24

P.A.Works e suas obras originais sem vida, sem sal e com roteiros banais, deveriam refletir e, entender o que fez o estúdio ir ao sucesso.

Herlock Sholmes
Herlock Sholmes
2 , Janeiro , 2022 16:15

Isso que dá investir em vários animes de ação sendo que o que combina com o estúdio é drama e slice of life, deveriam tentar algo usando a fórmula de Shirobako e Sakura Quest

Samuel Silva
Samuel Silva
2 , Janeiro , 2022 16:14

Concordo que o Aquatrope deixou muito a desejar em termos de história, na minha opinião acabou por ser algo banal e que facilmente se vai perder na memória de quem viu apesar de ser um anime de 24 episódios. Mas o declínio do PA Works como estúdio de animação está longe de acontecer quando ainda conseguem entregar obras com este tipo de qualidade no desenho de personagens ,animação, paleta de cores e luzes como as mostradas nas cenas dos aquários. A capacidade de produzir animação de qualidade está lá. Alguns trabalhos relativamente recentes como o Irozuku – The World in colours e o The day i became a God foram bastante bons na minha opinião.

AFernandes03
AFernandes03
2 , Janeiro , 2022 16:07

É pena. Aquatope foi bem melhor do que muito do lixo que este estúdio já produziu nos últimos anos (basta olhar para 2020) e até foi dos meus animes preferidos do ano. Espero que recuperem

Shiba
Shiba
3 , Janeiro , 2022 21:00

Desde Charlotte que nenhum anime original da P.A Works vinga. Tentaram trazer até o Maeda de volta em Kamisama e foi mais um flop.

Eu gostei de Shiroi Suna no Aquatope, mas o anime podia ser bem melhor.

Vendo que o studio faz pouco tempo anunciou adaptação de um mangá pra abril esse declínio parece verídico.

Luis Felipe Zortea
Luis Felipe Zortea
3 , Janeiro , 2022 15:11

Surpreso estou que Sakura Quest não foi popular.