No passado dia 23 de junho a exibição de Mobile Suit Gundam Seed FREEDOM, a continuação de Mobile Suit Gundam SEED, na Cinema City teve problemas técnicos que impediram o visionamento do filme anime e em comunicado foi agora revelada uma nova data, dia 7 de julho às 15h30.
Em baixo podem ler o comunicado da Cinema City:
O Cinema City informa que é totalmente alheio à situação ocorrida no domingo 23 de junho para o filme Gundam SEED Freedom.
Irá realizar-se uma sessão no dia 7 de julho às 15h30, no Cinema City Campo Pequeno. Para todos os clientes que compraram bilhete para a sessão de dia 23 de junho, terão direito a assistir a esta sessão a custo zero, independente do Cinema City que comparam o bilhete. Obrigado pela compreensão e bons filmes.
Esta exibição resulta de uma parceria entre a Piece of Magic Entertainment (POM) e a Bandai Namco Europe.
Na descrição de Mobile Suit Gundam Seed FREEDOM podemos ler:
Em C.E.75, a luta ainda continua. Há movimentos de independência, e agressões por parte do Cosmos Azul… A fim de acalmar a situação, uma agência global de manutenção da paz chamada COMPASS é estabelecida, com Lacus como seu primeiro presidente. Como membros da COMPASS, Kira e seus companheiros intervêm em várias batalhas regionais. Em seguida, uma nação recém-criada chamada Foundation propõe uma operação conjunta contra um reduto do Cosmos Azul.
20 anos após o seu último lançamento, Gundam SEED regressa de forma espetacular aos cinemas com uma nova história e uma continuação muito aguardada da série que impressionou uma geração de fãs de anime! Produzido pela Bandai Namco Filmworks e SHOCHIKU, com produção realizada pela Sunrise e dirigido por Mitsuo Fukuda, o filme estreou no Japão no dia 26 de janeiro de 2024, e alcançou o incrível número de 2,69 milhões de bilhetes vendidos, tornando-se assim no filme mais lucrativo da história da franquia nas bilheterias japonesas.
Caspar Nadaud, CEO da Piece of Magic Entertainment, afirmou:
Estamos muito orgulhosos da parceria com a Bandai Namco Europe para levar Mobile Suit Gundam SEED FREEDOM aos cinemas de toda a Europa. Esta estratégia de lançamento única e ambiciosa não só nos permite alcançar uma base de fãs específica, mas também garante que este filme tão aguardado possa ser visto no grande ecrã em toda a Europa. Estamos entusiasmados por participar no compromisso da Bandai Namco Europe em trazer uma das IP mais queridas do Japão aos fãs europeus!
Aâdil Tayouga, Diretor de Licenciamento e Estratégia de Negócios da Bandai Namco Europe, comentou:
Após uma espera de 20 anos, Mobile Suit Gundam Seed FREEDOM estabeleceu um novo recorde ao tornar-se o maior sucesso da história da franquia Gundam no Japão, com 2,69 milhões de entradas. O lançamento teatral internacional também será o maior, com distribuição em 56 países e regiões. Estamos entusiasmados em compartilhar essa experiência com fãs apaixonados pela franquia e entusiastas da animação japonesa em todo o mundo.
Com animação pela Bandai Namco Filmworks, a direção é de Mitsuo Fukuda (Mobile Suit Gundam Seed) que também escreveu a história juntamente com a sua falecida esposa Chiaki Morosawa e Liu Goto. O design de personagens é de Hisashi Hirai (Mobile Suit Gundam Seed).
- Diretor de Animação Mecânica: Satoshi Shigeta
- Design mecânico: Kunio Okawara, Kimitoshi Yamane, Kazutaka Miyatake, Junichi Akutsu, Manabu Shintani, Shiba Zen, Takuya Io, Hiroyuki Taiga
- Artista chave de cores: Akemi Nagao
- Diretores de arte: Shigemi Ikeda, Yukiko Maruyama
- Diretores de CG: Mitsuhiro Satō, Kensuke Kujida, Tomohiro Fujie
- Direção de fotografia:Takeshi Katsurayama, Shigenori Toyooka
- Edição: Yukiko Nojiri
- Direção de Som: Sadayoshi Fujino
- Música: Toshihiko Sahashi
O diretor de Mobile Suit Gundam Seed, Mitsuo Fukuda, confirmou anteriormente que Mobile Suit Gundam Seed FREEDOM é uma continuação da segunda série anime de Gundam Seed, Mobile Suit Gundam Seed Destiny.
O filme faz parte o Mobile Suit Gundam Seed Project, uma iniciativa que foi anunciada em 2021 e que comemora o 20º aniversário do anime Mobile Suit Gundam Seed original em 2022 com várias partes. A iniciativa também inclui um novo jogo Mobile Suit Gundam Seed e o mangá paralelo Mobile Suit Gundam Seed Eclipse.
A série anime Mobile Suit Gundam Seed estreou em 2002, seguindo-se Mobile Suit Gundam Seed Destiny em 2004. Em 2006 estreou Mobile Suit Gundam Seed C.E.73: Stargazer.
Chiaki Morosawa, a argumentista principal das duas séries Gundam Seed, faleceu aos 56 anos em 2016. Ela colaborou com o marido, que dirigiu as duas séries de Gundam Seed, no planeamento do filme de Gundam Seed. Morosawa tinha explicado em 2008 que a história do projeto estava concluída, mas que ela estava doente desde o final da continuação de Mobile Suit Gundam Seed Destiny em 2005.