Mais...
    InícioAnimeO anime perdeu o foco na narrativa e na exploração de temas...

    O anime perdeu o foco na narrativa e na exploração de temas complexos

    EVANGELION:3.0+1.0 bateu recorde de visualizaçõe

    Numa conversa recente num programa de rádio japonês, o presidente do Studio Ghibli, Toshio Suzuki e produtor do consagrado diretor , o diretor e argumentista  (Madoka Magica, Fate/Zero, Psycho-Pass) e o diretor Mamoru Oshii (diretor de Ghost in the Shell) discutiram a mudança de foco da indústria do anime nos últimos anos.

    Oshii afirmou que a “história” desapareceu da indústria e que agora as “personagens” ganham mais importância. Urobuchi concordou com Oshii, acrescentando que os criadores e produtoras já não querem livrar-se de personagens de sucesso. Suzuki ofereceu uma perspetiva mais subtil, observando que Madoka Magica, uma série de anime que combina uma história bem contada com personagens envolventes, fez sucesso com ambos os públicos.

    Esses comentários refletem uma tendência crescente na anime, que foca mais nos personagens do que nas histórias. Essa tendência deve-se a diversos fatores, como a crescente popularidade das redes sociais, que tem feito os fãs identificarem-se mais com personagens individuais. Além disso, a indústria anime tornou-se mais comercial e os produtores estão mais interessados ​​em criar personagens que possam ser explorados em múltiplos produtos.

    Esta tendência tem sido criticada por alguns fãs e críticos, que afirmam que o anime perdeu o foco na narrativa e na exploração de temas complexos. No entanto, há também quem o defenda, argumentando que o anime atual é mais acessível e atrativo para um público mais vasto.

    A conversa entre Oshii, Urobuchi e Suzuki é um lembrete de que a anime é um meio em constante evolução e que mudanças na sua abordagem podem ter um impacto significativo na sua qualidade.

    Alguns argumentos específicos que apoiam a afirmação de Oshii, Urobuchi e Suzuki de que o anime atual se concentra mais em personagens do que em histórias:

    • O sucesso de franquias anime focadas em personagens, como Love Live!, Vocaloid e Fate.
    • A popularidade dos animes “isekai”, que transportam protagonistas para mundos de fantasia, muitas vezes sem uma história coerente.
    • A tendência de criar personagens facilmente identificáveis ​​e com quem os fãs possam “conectar-se” nas redes sociais.

    Claro, há exceções a esta tendência. Existem animes atuais que possuem histórias bem contadas, porém, no geral, é verdade que os animes atuais dão mais importância aos personagens do que às histórias.

    SourceYaraon!
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    13 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    13 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Marco Caixeta
    Marco Caixeta
    1 , Outubro , 2023 19:23

    Isso também se reflete nos jogos.
    JRPGs como Persona 5 tem um foco maior nos personagens enquanto a história é uma bagunça.
    Xenoblade 3 tem uma história sem pé nem cabeça pois a maior parte do foco foi dada aos personagens cuspindo subtexto enquanto conversam. Os heróis que deveriam ser inimigos são facilmente convencidos a ajudar os protagonistas
    Tales of Arise não soube lidar com a própria proposta pois se dedicou demais em fazer personagens que agradem o publico.
    The Legend of Heroes sacrificou a coerência de sua construção de mundo para dar lugar aos personagens. Todo mundo aqui tem que ser amiguinho.
    Jogos Gachas criam seu marketing inteiro em torno de personagens.
    Até franquias como Devil May Cry ainda insistem em focar nos mesmos personagens mesmo que não tenham muito o que mostrar.

    A industria japonesa está se afundando cada vez mais ao atender a demanda de pessoas que enxergam personagens como substitutos para sua solidão ao invés de engrenagens de uma boa história

    light 701
    light 701
    Reply to  Marco Caixeta
    1 , Outubro , 2023 19:52

    Acho que aí tu exagerou demais, e persona 5 com história bagunçada ??? devil may cry jogo com foco puro na ação ???

    Marco Caixeta
    Marco Caixeta
    Reply to  light 701
    2 , Outubro , 2023 18:22

    O jogo ter foco em ação não muda o fato da história ser bagunçada. Eu amo DMC mas DMC V é uma bagunça total só para trazer o Dante x Vergil de novo.

    Fábio Rocha
    Fábio Rocha
    Reply to  Marco Caixeta
    2 , Outubro , 2023 13:59

    Rapaz realmente os japas estão cada vez mais descendo a ladeira da mediocridade, mas Persona se salva dessa vc não deve ter entendido nada, Persona parece ser só mais uma história idiota sobre mlks de escola mas vai afundo no funcionamento da mente humana, conspirações, ocultismo, etc…

    Marco Caixeta
    Marco Caixeta
    Reply to  Fábio Rocha
    2 , Outubro , 2023 18:35

    O Persona 3 tem um excelente história sem precisar focar diretamente nos personagens. Não pesam a mão na hora de criar consequência para a história além de ter personagens mais ”realistas” que seus sucessores

    Persona 4 e 5 não são ruins mas eles colocam os personagens como núcleo dos capítulos. Além disso todos são amiguinhos que raramente desenvolvem algum conflito (conflito bom, não aquela bagunça que fizeram do Ryuji com o Morgana)
    Não tiveram coragem de matar Nanako e trouxeram o Akechi de volta no Royal (e depois deram um final ambíguo)

    Persona 4 até vai já que é uma cidade pequena e Adachi é um bom antagonista mas Persona 5 deixa a desejar demais nos antagonistas, que na maioria das vezes são unidimensionais para dar 100% de razão aos protagonistas. Ao menos no 3 tem a Strega

    light 701
    light 701
    1 , Outubro , 2023 20:01

    Seria interessante vocês fazerem algumas mudanças no site, e o site está apresentando um bug na área inicial quando se atualiza a pagina em alguns navegadores

    António AndréD
    António André
    Reply to  Helder Archer
    2 , Outubro , 2023 12:15

    Eu uso o Chrome, e está normal por aqui, deviam é ver essa quantidade de downs
    sem sentido em comentários normais, parece até um bot.

    Jason clint
    Jason clint
    1 , Outubro , 2023 20:51

    E um bom argumento mais por outro lado se você pega um anime como re zero e olha pra um personagem bem desenvolvido como subaru do ponto de vista do publico não e algo muito mainstream pessoas querem esses personagems modelos por razões mais atreladas aos seres humanos temos tendecias de olhar pra algo que atrativo por isso um personagem como gojou e mais popular que o proprio subaru são coisas mais atreladas ao ambiente mainstream da industria atual não tem problema com isso no final veteranos so sabem reclamar e depois surgem jovems tentando agradar esses veteranos.

    Ederson Mendes
    Ederson Mendes
    Reply to  Jason clint
    1 , Outubro , 2023 21:56

    É, realmente, os cara tem que se tocar que o Japão tem permissão pra mesclar personagens normais de uma forma que a sociedade esperava que eles pudessem se encaixar, o público só viu anime de luta pensando que o Japão seguiria tendências, mas não, a indústria cinematográfica e literária começou com outro propósito, apagar o fogo do país depois da segunda guerra mundial, mesmo, os caras estavam com o filme queimado depois que teve a chance de se tornarem livres.

    Ederson Mendes
    Ederson Mendes
    Reply to  Jason clint
    1 , Outubro , 2023 21:58

    Tipo, o contexto dos animes, mangás e novels no país tem mais a ver com a história do país em sí, eles não fazem anime pra enganar ninguém.

    Lucas Eduardo Barteuski
    Lucas Eduardo Barteuski
    Reply to  Jason clint
    3 , Outubro , 2023 0:13

    subaru gado desgraçado e vem falar que é bem desenvolvido

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares