O que é “Isekai”

O que é "Isekai"

Cada vez mais ouvimos falar no termo “Isekai“, mas o que é?

Isekai, em japonês 異世界 (literalmente “mundo diferente”) é um subgénero de light novels, mangás, animes e videojogos que se desenrolam à volta de uma pessoa normal que é transportada para ou aprisionada num universo paralelo.

O conceito teve origem em obras como Alice no País das Maravilhas de 1865 e desde então tem vindo a sofrer várias transformações. Muitas vezes, esse universo já existe no mundo do protagonista como um universo fictício, mas também pode ser desconhecido para ele. O novo universo pode ser um mundo completamente diferente, onde apenas o protagonista tem alguma lembrança da sua vida anterior, como em (The Military Chronicles of a Little Girl) de  e , ou um onde ele reencarna. Também pode ser um universo onde um mundo virtual se transforma num mundo real, como em Log Horizon e Overlord.

Re: ZeroO subgénero pode ser caracterizado como um “desejo de realização”, com a pessoa a ser transportada a ser frequentemente um NEET, hikikomori ou jogador. No novo mundo de fantasia, eles são capazes de ter sucesso através do uso do seu conhecimento de género comparativamente sem importância na vida real, ou habilidades de jogo através do uso de uma interface que só eles podem aceder. O seu poder pode variar desde tremendas habilidades mágicas superando qualquer outra pessoa, como em Isekai wa Smartphone to Tomo ni. a algo relativamente fraco, como em Re: Zero, onde o protagonista não ganha nenhum poder especial além da capacidade de sobreviver à morte num tipo de loop temporal.

Tensei Shitara Slime Datta KenEnquanto o protagonista de uma obra isekai é geralmente um “herói escolhido”, o género também inclui Drifters, onde as pessoas que entram no mundo da fantasia são generais históricos e outras figuras que são mais brutais do que os próprios habitantes do mundo, e como em Tensei Shitara Slime Datta Ken onde o protagonista começa como um monstro com habilidades especiais, em vez de um ser humano. Algumas histórias envolvem pessoas a ser reencarnadas como objetos inanimados incomuns, como um onsen mágico.

Os primeiros títulos que poderiam ser chamados de isekai incluem El-Hazard e Fushigi Yûgi, nos quais os protagonistas permaneceram similares à sua aparência original ao entrar num mundo diferente. Títulos posteriores como , envolvem a morte dos seus protagonistas e a sua reencarnação num mundo diferente.

A Viagem de Chihiro (Spirited Away) foi o primeiro anime isekai mundialmente conhecido, embora o termo isekai não tenha sido muito usado naquela época.

A franquia .hack foi uma das primeiras a apresentar o conceito de isekai como um mundo virtual real, com Sword Art Online a seguir os seus passos.

Sword Art Online

O género tornou-se tão popular que, em 2016, um concurso de contos japoneses proibiu qualquer inscrição de isekai. A editora Kadokawa também proibiu as histórias isekai no seu próprio concurso de novels em estilo anime em 2017.

Subscreve
Notify of
guest

19 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
luna
luna
11 , Julho , 2019 18:26

eu gostava de isekai mas está se tornando muito repetitivo

Charles
11 , Julho , 2019 18:27

Como é bom a matéria deixar claro que é um gênero que não é recente. Ficou mais popular recentemente, só isso. Gosto bastante do gênero e tomara que continue tendo animes todo ano, quem quiser chorar que continue chorando :v

Micael Jordy
Micael Jordy
11 , Julho , 2019 18:27

Nada contra Isekai, o problema é só quando autores começam a lançar obras dentro de um pacote de gêneros, com nenhuma inovação ou um pingo história cativante, mas que mesmo assim esses lixos ganham um anime todas as temporadas enquanto outras obras, bem melhores, são canceladas devido a baixa popularidade por lá

CF
CF
11 , Julho , 2019 18:27

Ótimo texto.

toygame lan
toygame lan
11 , Julho , 2019 18:27

isso sempre teve,na cultura POP.E não tenho problema nenhum com isso,desde que tenha boa historia e desenvolviento

Hollowfied
Hollowfied
Reply to  toygame lan
11 , Julho , 2019 20:14

Então você tem problemas,por que a maioria dos Isekais são ruins,dá pra contar na ponta dos dedos os poucos que prestam kkk

toygame lan
toygame lan
Reply to  Hollowfied
11 , Julho , 2019 23:30

por isso que eu disse que desde que tenha boa historia kkkkkkk

Kraid
11 , Julho , 2019 18:27

Lewis Carroll não apenas inventou um dos primeiros Isekai, como também era Lolicon. Polêmis!

Fábio Mexicano Godoy
Reply to  Kraid
11 , Julho , 2019 20:14

As Viagens de Gulliver é mais de 100 anos mais antigo do que Alice no País das Maravilhas, e provavelmente ainda exista fantasia de viagem/jornada para outro mundo mais antiga.

Um clássico mais recente é O Pequeno Príncipe, em que o herói segue o caminho inverso, vem de outro mundo para o mundo primário.

Kraid
Reply to  Fábio Mexicano Godoy
11 , Julho , 2019 23:30

Ok, ok, sempre que nós queremos de fato descobrir a origem de alguma coisa, quando fazemos uma pesquisa mais a fundo é impressionante até aonde podemos voltar na história, acho que se fizermos uma pesquisa bem detalhada para descobrir de fato donde veio o primeiro Isekai, é capaz de nós voltar até antes do tempo de Heródoto, hehehe.

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
11 , Julho , 2019 18:27

A também outros tipos de ¨IsekaIs¨
Onde o personagem é traido e come o pão que o diabo amassou¨¨ . Como Tate no Uusha..
Onde o(s) personagem(ns) transita(m) livremente entre os dois mundos. Como GATE e ¨Takarakuji de 40-oku Atattanda,,,¨
Onde o personagem vem para o nosso mundo e não o contrário. Como ¨Orenchi ni Kita Onna Kishi…¨
Outros que podem ser confundidos como Isekais, mas estão mais para fantasia com viagem no tempo, São aqueles que o personagem morre e volta a renascer no passado ou futuro de seu proprío mundo como ¨Hiraheishi wa Kako ..¨ ou Kouritsuchuu Madoushi,…

Charles Calado
Charles Calado
Reply to  Marcio Hoglhammer Moreira
11 , Julho , 2019 20:14

eu vejo isso de isekai e light novels como uma falsa forma de se criar um genero ou um novo “algo” pra ajudar nas vendas, bem digo isso pq nunca estive no japão e o q sei de isekai e light novels é limitado pelo q os outros poderam notar sobre esses “generos” ou “midias” novas.
por exemplo ight novels pra mim são apenas livros, existe alguma diferença ou algo q faça uma light novels deixar de ser um livro?
nos isekai isso do personagem morrer no mundo “original” dele é somente uma forma de faze-lo aceitar melhor o novo mundo e pra ñ criar teorias sobre como esta o mundo “original” do personagem, teorias q podem se originar tanto pelo leitor como tbm pelos personagens

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
Reply to  Charles Calado
11 , Julho , 2019 23:30

Bem pode pensar, LNs como nossos livros de bolso, quando mais jovem tinha um brasileiro que criou mais de 200 livros de bolso, com temáticas como guerra, espionagem e faroeste da Editora Monterrey.
Ou se pegar a serie Vaga-lume que ia na mesma vibe, que tinham em média 120/150 paginas com ilustrações
No fim é uma questão de gosto, vc pode não gostar, pode enjoar, assim como filmes. MAS… Tem sempre alguém que goste
Sobre o mundo original, a maioria é comum.. Veja o caso de GATE, no fim é mais nada que o nosso mundo.
Maioria é uma pagina virada para o personagem, ou um lugar que nem os pés ele quer colocar mais, como o protagonista de uma que foi morto pelos propríos pais

Alfred Litz
Alfred Litz
Reply to  Marcio Hoglhammer Moreira
28 , Janeiro , 2020 15:25

Se você considera um Livro de quinhentas páginas um livro de bolso… Overlord mandou lembrança com seus volumes enormes.

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
Reply to  Alfred Litz
29 , Janeiro , 2020 15:15

Meu caro; varia de autor para autor o tamanho ^^

Charles Calado
Charles Calado
11 , Julho , 2019 18:27

é otimo saber q mais aguem considera El-Hazard um isekai acho q o anime de monster hunter tbm pode ser considerado um,isso de sair do seu mundo “natural” e ir pra outro é muito vago.. por exemplo em digimon o primeiro anime da pra considerar um isekai?algo q eu ñ sei se faz ou ñ parte do “genero” é a pessoa deve ou ñ voltar para o mundo original?eu vejo isekai mais como um tema pra historias do q um genero, afinal é muito vago isso de ir pra outro mundo pra considerar como genero

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
Reply to  Charles Calado
11 , Julho , 2019 20:14

Sinceramente tirando ¨Estetica…¨nunca li o personagem querer E VOLTAR ao seu mundo. A maioria está de boa ou não consegue.

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
Reply to  Charles Calado
11 , Julho , 2019 20:14

É, se pensar assim, vc está meio certo.

Hollowfied
Hollowfied
11 , Julho , 2019 18:27

Resumo de Isekai

Novo subgênero modinha que surgiu depois do fim do subgênero escola mágica,um gênero que poucas obras realmente prestam,e os autores usam e abusam fazendo ou histórias boas,ruins ou absurdas.

Fim da explicação,obrigado!