No Japão um homem de 62 anos foi enganado por uma suposta “companhia anime” que lhe iria pagar para ver anime, mas no final o homem perdeu cerca de 15 milhões de ienes, cerca de 94 mil euros.
Segundo a polícia, o homem, que estava desempregado, recebeu um pedido de acompanhamento nas redes sociais de uma conta feminina. Após aceitar, foi redirecionado para outro site onde lhe foi oferecido ganhar dinheiro a ver anime. Sim, disseram que ele podia ganhar dinheiro apenas a ver anime!
O site para o qual foi levado estava a fazer-se passar por uma famosa produtora de anime e pediu-lhe que pagasse uma “taxa de adesão” e “direitos de autor”. Convencido de que estava a lidar com uma empresa legítima, o homem acabou por transferir mais de 15 milhões de ienes em pagamentos para diferentes contas ao longo de dois meses. Foi o banco, ao aperceber-se das transferências suspeitas, que alertou a polícia e toda a fraude foi descoberta.
O homem disse à polícia que estava confiante porque pensava que era um sistema real de uma grande empresa de anime. No entanto, o que parecia uma oportunidade fácil acabou por se tornar um golpe bem planeado. Este tipo de fraude não é novidade. A polícia de Fukuoka informou que no ano passado ocorreram 849 casos de fraude telefónica que totalizaram 2,33 mil milhões de ienes, e 664 casos de fraude nas redes sociais que totalizaram 6,94 mil milhões de ienes em perdas.
As autoridades no Japão pediram a todos que fossem cautelosos quando lhes fossem oferecidas “ofertas” que parecem demasiado boas para ser verdade.
O mais incrível é que isso durou 2 meses!
Ofereceram-lhe dinheiro para ele ver anime, e ele é que enviava dinheiro?