
Durante as sessões de conversas no evento de exibição de Mobile Police Patlabor: Early Days no Festival Internacional de Cinema de Aichi Nagoya, este sábado, o staff do projeto Patlabor EZY confirmou novos detalhes sobre o anime previsto para 2026. Enquanto discutiam as sessões de gravação de diálogos em curso, revelaram que a série será composta por oito partes.
Yutaka Izubuchi, designer mecânico original de Patlabor e diretor deste novo projeto, esteve presente como convidado especial no evento. Durante a conversa, Izubuchi partilhou algo surpreendente: “Eu não tinha a intenção de dirigir o novo anime no início, mas encontrei-me a gostar de o fazer”. O criador explicou ainda que o projeto é semelhante à primeira série original da franquia e que continuará a história através de episódios paralelos.
A confirmação surge num momento importante para a produção. O staff revelou que o anime está em produção plena, embora os designs de personagens e o staff de produção sejam diferentes dos apresentados no filme piloto anterior. O presidente e produtor da Bandai Namco Filmworks, Makoto Asanuma, conhecido pelo seu trabalho em Mobile Suit Gundam Hathaway e Mobile Suit Gundam GQuuuuuuX, está envolvido no projeto numa função não especificada. Asanuma marcou presença no evento.
O estúdio J.C. Staff (One Punch Man 2) está a cargo da animação, trazendo de volta nomes fundamentais da franquia. Kazunori Itō, responsável pelos argumentos originais de Patlabor the Mobile Police, supervisiona e escreve os argumentos da série. Masami Yuuki, criador original de Patlabor, desenha as personagens, enquanto Takamitsu Satou assume as funções de diretor-chefe de animação e designer de personagens.
Kenji Kawai, compositor das bandas sonoras originais de Patlabor, regressa para compor a música do novo projeto. A produção está a cargo de Tarō Maki, diretor representativo da GENCO, que já tinha produzido Patlabor the Mobile Police, Nodame Cantabile e Millennium Actress. A GAZEN está responsável pela produção de CG, com Yoshinori Moriizumi como diretor de CG.
Akemi Takada, designer de personagens original de Patlabor, colabora no design de vestuário. Os designers mecânicos incluem Kanetake Ebikawa, conhecido pelo seu trabalho em Mobile Suit Gundam: The Witch From Mercury, e Toshiaki Ihara, de Evangelion: 3.0+1.0: Thrice Upon A Time. A arte está a cargo de Masanori Kikuchi e Yūta Akiyama.
O projeto Patlabor EZY foi revelado pela primeira vez pela GENCO em 2017, durante o mercado de cinema MIFA no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy. O piloto do projeto estreou em agosto de 2022 e foi posteriormente exibido ao lado de uma sessão especial de aniversário de 35 anos de Patlabor: The Movie, que começou a 20 de setembro de 2024. Izubuchi dirigiu este vídeo piloto.
A franquia Patlabor nasceu de um conceito desenvolvido pelo grupo HEADGEAR, formado por nomes icónicos da indústria anime: o diretor Mamoru Oshii (Ghost in the Shell, Sky Crawlers), o argumentista Kazunori Itō (.hack, Dirty Pair), o designer mecânico Yutaka Izubuchi (Eureka Seven, franquia Mobile Suit Gundam), a designer de personagens Akemi Takada (Kimagure Orange Road, Urusei Yatsura, Fancy Lala) e o criador de mangá Masami Yuuki (Birdy the Mighty).
O conceito original de polícias a pilotar robots mecânicos, os chamados patrol labors ou Patlabors, gerou ao longo dos anos dois OVAs, uma série anime e três filmes anime. O último filme, Patlabor WXIII, estreou nos cinemas japoneses em 2002.
Em 2016, surgiu ainda a curta-metragem Mobile Police Patlabor Reboot, que estreou no Japão em outubro desse ano e começou a ser transmitida no site oficial da Japan Anima(tor)’s Exhibition em novembro de 2016. Mais recentemente, o projeto live-action The Next Generation -Patlabor-, lançado em 2014, consistiu numa série de sete partes e num filme.








