Tokyo Babylon 2021, a adaptação para série anime do mangá Tokyo Babylon das CLAMP, tinha data de estreia prevista para abril de 2021 mas devido às acusações de plágio foi agora revelado que a série foi adiada por tempo indeterminado.
O staff pediu desculpa no início deste mês pelo incidente. Os designs apareceram em ilustrações e design de personagens. Foram removidas todas as imagens e vídeos do site oficial e foi anunciado que os designs seriam imediatamente mudados.
O staff admitiu que a verificação dos materiais e da consciencialização sobre direitos autorais não foi realizada de forma suficiente, e que o declínio do trabalho levou a negligenciar os designs indevidamente referenciados. O staff expressou desculpas e agradecimento aos detentores dos direitos autorais.
Os dois designs em questão eram dos personagens Hokuto e Subaru Sumeragi. Uma das roupas de Hokuto (em acima) parecia fazer referência a uma foto promocional com Yeri do grupo feminino coreano Red Velvet numa foto tirada para promover The ReVe Festival lançado no ano passado. A reinterpretação de Subaru pelo estúdio GoHands (vista abaixo) parecia ter como modelo uma boneca Volks e roupa, que foi vendida como um acessório “onmyoji” online e apareceu em catálogos em 2017.
A animação é do estúdio GoHands (k), a direção é de Shingo Suzuki (K: Missing Kings, K: Return of Kings, Coppelion) e Susumu Kudo (K, Coppelion, Hand Shakers), o argumento é de Jun Kumagai (Aquarion Logos, Persona 3 the Movie, Shōwa Genroku Rakugo Shinjū, Bungo and Alchemist -Gears of Judgement-) e o design de personagens é de Makoto Furuta (Seitokai Yakuindomo, K: Seven Stories – The Idol K). Furuta e Keiji Tani são diretores de animação.
Os animadores principais são Takayuki Uchida e Hiroshi Okubo, sendo que Okubo também está do design dos mechs e props. Chinami Watanabe está a editar. Fumiyuki Go está a dirigir o som, e Noriyuki Asakura (Rurouni Kenshin, Knights of Sidonia) está a compor a música na King Records.
No elenco encontramos:
Shouta Aoi vai interpretar o tema de abertura e Nana Mizuki o tema de encerramento.
A Tokyopop e a Dark Horse Comics publicaram o mangá em inglês e no seu site podemos ler:
Estamos em 1991, os últimos dias da bolha económica do Japão, e dinheiro e elegância correm pelas ruas. O mesmo acontece com as correntes da escuridão abaixo deles, alimentando espíritos malignos que apenas as artes dos onmyoji – os lendários ocultistas do Japão – podem combater. Os dois onmyoji mais poderosos estão nas formas improváveis de um jovem veterinário bonito, Seishiro, e a herdeira adolescente do antigo clã Sumeragi, Subaru.
Tokyo Babylon foi publicado pelas CLAMP de 1990 a 1993 nas revistas South e Monthly Wings da Shinshokan. No total foram publicados 7 volumes pela Tokyopop sendo que a Dark Horse Comics publicou a obra em 5 volumes. Desde então, a Kadokawa publicou uma edição em três volumes. A Tokyopop publicou os sete volumes regulares em inglês, e a Dark Horse Comics publicou o mangá em dois volumes omnibus.
O mangá já inspirou um OVA em 1992 e um segundo em 1994. Também inspirou dois videoclipes live-action e um AMV em 1992, além de um filme live-action em 1993. A personagem principal Subaru Sumeragi apareceria mais tarde no mangá X das CLAMP e nas suas adaptações para anime.
olha o que eles estão a fazer com a CLAMP
Uma pena ?, as roupas ficaram até que legais…