Polémica: Anime Paripi Koumei insulta a China

Na China a adaptação para série anime do mangá Paripi Koumei (Ya Boy Kongming!) escrito por Yuuto Yotsuba e ilustrado por Ryou Ogawa, está a ser fortemente criticada por de forma dissimulada insultar a China.

O insulto é feito através de um jogo de palavras que pode ser lido como “Odeio a China” e que não está presente no mangá.

No terceiro episódio surge um veículo cuja matrícula é “47-291“, cuja pronúncia japonesa, “Shina Nukui” também é interpretada como “Odeio a China“.

Claro está que a polémica se instalou online, com alguns a dizer que não passa de uma matrícula e outros a afirmar que um animador terá colocado no anime uma mensagem dissimulada a insultar a China.

A animação é do estúdio (True Tears, Angel Beats!, Another, Shirobako, Charlotte) que há muitos anos não fazia uma adaptação, tendo dedicado-se a animes originais. A direção é de Osamu Honma (Amanchu!, Ayakashi – Samurai Horror Tales, Kedama no Gonjiro, SHIMONETA: A Boring World Where the Concept of Dirty Jokes Doesn’t Exist), o guião é de Yoko Yonaiyama e o design de personagens é de Kanami Sekiguchi (Canaan, Charlotte, Hanasaku Iroha, Sakura Quest, Shirobako).

No elenco temos:

  • Kaede Hondo como Eiko Tsukumi.
  • Ryoutarou Okiayu como Zhuge Kongming.
  • Shouya Chiba como Kabe-Taito.
  • Hibiku Yamamura como Nanami Kuon.
  • Jun Fukushima como Owner Kobayashi.

Paripi Koumei (Ya Boy Kongming!) começou a ser publicado na Comic Days em dezembro de 2019 e a Kodansha lançou o 7º volume a 18 de novembro de 2021.

Sinopse de Paripi Koumei (Ya Boy Kongming!) 

General dos Três Reinos, Kongming (Zhuge Liang) lutou toda a sua vida, enfrentando inúmeras batalhas que o tornaram num estrategista consagrado. No seu leito de morte, ele só queria renascer num mundo pacífico… e foi enviado diretamente para o centro da Tóquio moderna! Será que mesmo um brilhante estrategista chinês como Kongming (Zhuge Liang) consegue adaptar-se a ritmos selvagens e aos festeiros ainda mais selvagens?

Subscreve
Notify of
guest
14 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ronoroa Zoro
Ronoroa Zoro
30 , Abril , 2022 15:05

China vai proibir os animes de vez nos próximos anos , fica vendo

LikouD
Likou
Reply to  Ronoroa Zoro
30 , Abril , 2022 20:47

Eles já tem uma produção de animações bem grande (e super controlada). Pra proibirem material estrangeiro é um pulo.

AdmmiD
Admmi
30 , Abril , 2022 15:16

Tipo assim, pode ser uma coincidência, mas meio q duvido.

Samuel Silva
Samuel Silva
30 , Abril , 2022 15:34

A obra isekaia uma figura histórica chinesa para os dias de hoje, faz com que ele tenha como objectivo de vida fazer uma cantora desconhecida ter sucesso no mundo da música e, pessoalmente não achando que isso deva ser alvo de críticas, o problema da China é com uma suposta mensagem subliminar numa matrícula num veículo num dos episódios…não era este o tipo de polémica que esperava quando li o título do post. Já agora, estou a gostar bastante do anime.

King Lion 2020
King Lion 2020
30 , Abril , 2022 18:52

Literalmente o Mundo inteiro insulta o Brasil e nós não ficamos de cú doce de “Ai os gringos nos insultaram”. Pau no cu da China vai, bando de frescos acham que são os reis do Mundo.

Hikaru SakataD
Hikaru Sakata
Reply to  King Lion 2020
30 , Abril , 2022 19:04

BR enche o saco sim, lembra quando o Stalone disse que podia explodir tudo e ainda dávamos um mamaco de presente? Eu chorei de rir, mas a maioria dos BR reclamou… Ou laaaaa bem atrás, que baniram o episódio dos Simpsons no Brasil. BR pode ser mais tranquilo, mas tem muitos frescurentos ainda. Kk

Francisco FilhoD
Reply to  Hikaru Sakata
1 , Maio , 2022 21:52

Eu tenho q concordar com isso. Aqui no Brasil é assim “só nós podemos falar de nós mesmos, menos os gringos ( estrangeiros)”

RonanfalconD
Ronanfalcon
Reply to  King Lion 2020
27 , Maio , 2022 17:41

Não é tão simples, não é questão de apenas se incomodar.
Se nosso antigo ministro da educação, Weintraub, tivesse conseguido ofender a China a ponto dela cortar alguma relação econômica que tenha conosco, estaríamos em um inferno/buraco ainda maior do que já estamos.
Quase sempre, o que assusta são questões deste tipo. A ofensa por si só, dificilmente vai mais longe.

LikouD
Likou
30 , Abril , 2022 20:49

Lembrando que a China se ofende facilmente com basicamente tudo hoje em dia.

Taiwan é um país. Venham pra cima de mim, chineses.

MaurícioD
Maurício
1 , Maio , 2022 1:23

Alguém me explica como “47-291” pode ser pronunciado como “Shina Nukui” 🙄

Last edited 1 mês atrás by Maurício
Noᥙzᥱᥒ ΨυκιησD
Noᥙzᥱᥒ Ψυκιησ
Reply to  Maurício
1 , Maio , 2022 13:10

Os números no Japão são pronunciados em nomes q tbm podem fazer referência a palavras com outro significado.

Shiro Yasha
Shiro Yasha
Reply to  Maurício
1 , Maio , 2022 21:31

Tem a ver com a leitura dos números. Os japaneses usam muito isto (como podem ver no nome das personagens de Darling in The Franxx em comparação com os seus números.)

4- Shi
7- Na(na)
2- Ni
9- Ku
1- I(chi)

Aproveito para corrigir o artigo também. Não é “Shina Nukui” é “Shina Nikui”.

IgorVS
IgorVS
2 , Maio , 2022 15:33

é “Shina Nikui” e não “nukui”. Pelo que vi nos fóruns japoneses, a maioria acha que foi exagero de interpretação ou coincidência, mas vai saber…

Versteckt
Versteckt
3 , Maio , 2022 22:31

Anime lúcido, agora eu vou assistir