Mais...
    InícioAnimePor que a personagem secundária é mais popular que a principal?

    Por que a personagem secundária é mais popular que a principal?

    São Team Emilia ou Team Rem?

    Entrevista: Ilustrador de Re:ZERO fala sobre como criaram o design de personagens

    No Yaraon! foi destacado um curioso facto, onde os japoneses debatem a razão pela qual a personagem secundária é muitas das vezes mais popular que a principal. Nas histórias de romance, e mesmo nas comédias românticas, existe sempre uma “heroína principal” e uma “sub-heroína”, no que diz respeito aos interesses amorosos do protagonista. Assim, a “heroína principal” é a menina principal, com quem é mais do que óbvio que o rapaz vai ficar no final da história, enquanto a “sub-heroína” é a segunda menina, aquela que provavelmente sairá derrotada.

    Esta dinâmica é muito comum nas histórias anime e é dado o exemplo de Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu. Sabemos que Subaru tem um amor incondicional por Emilia, mas a maior parte dos fãs gosta muito da Rem, a menina rejeitada. Aliás, Tappei Nagatsuki escreveu mesmo um spinoff onde ele acaba com Rem.

    Por que a personagem secundária é mais popular que a principal? Os japoneses responderam assim:

    • Os leitores da obra original sabem que a secundária está destinada a perder, então eles sentem-se tristes e apoiam-na.
    • Acho que é porque a secundária é mais direta com os seus sentimentos.
    • Não gosto dessas histórias em que você já conhece a menina que ganhou desde o início. Nesse sentido, Nisekoi é especialmente mau.
    • O protagonista apaixona-se pela menina principal, mas o autor coloca sempre uma segunda que combina muito melhor, e os telespectadores sabem disso.
    • Para estender artificialmente a história, a protagonista não consegue expressar os seus sentimentos à protagonista. É assim que chega a menina secundária, que não tem escrúpulos em declarar o seu amor por ele. Quando o espectador se depara com isso, ele imediatamente forma uma opinião mais positiva em relação à secundária.
    • Os personagens secundários são mais fáceis de manipular pelo autor, eles podem refletir ideias com mais facilidade e ser mais humanos.
    • Não é porque a secundária está sempre a tentar chamar a atenção do protagonista? Enquanto isso, a principal é abençoada pelo poder da história e realmente nem tenta.
    • No fundo, acho que é porque a protagonista não faz esforço, tudo cai do céu ou ela só tem a vantagem de ter dinheiro. Essas histórias são todas iguais e, à medida que você consome mais dessas histórias, percebe que todas seguem o mesmo padrão de eventos.
    • A protagonista tem tudo para ganhar, mas é justamente por isso que o autor não lhe dá muito desenvolvimento
    • A principal é feita para ser gostada pelo protagonista, a secundária é feita para ser gostada pelo leitor e não o deixar ir
    • Recentemente, a tendência é fazer com que o protagonista não faça nada, ser passivo e fazer com que a principal tome a ação. Espero que continue assim.
    • Eu não entendo, por que os leitores de mangá estão sempre a torcer pela menina que eles sabem que vai perder?
    • Apenas grandes obras como “Kami nomi zo Shiru Sekai” ousaram dar à garota que merecia o lugar que ela merecia.
    • Do ponto de vista do autor, é igualmente importante criar personagens que envolvam os leitores como parte do desenvolvimento. É raro um personagem ser o mais popular desde o início, “alguém melhor” deve aparecer sempre.
    SourceYaraon!
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    4 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    4 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    SBD
    SB
    11 , Maio , 2023 0:54

    Por isso Ichigo 100% é tão bom (mangá). Aparenta ser só mais um clichê porém no final, a melhor garota vence. A que melhor se desenvolve no desenrolar da trama e não necessariamente a mais óbvia. Diferente de 5toubun, onde não tem sentido nenhum, não tem desenvolvimento nenhum e só empurrou algo pra se pagar de ‘inesperado’.

    SBD
    SB
    Reply to  SB
    4 , Junho , 2023 13:10

    Como não? *Spoiler à frente* Desde o início deixa claro quem era a ‘garota principal’ em Ichigo, assim como é no citado Rê:zero, porém a história se desenrolou em um ponto onde a secundária foi melhor desenvolvida (em re:zero a REM). O autor de re zero optou por tirar ela de cena, tamanho foi seu crescimento na trama que não era seu objetivo final. Já a autora de Ichigo não fez propositalmente como vc achou. Simplesmente acabou acontecendo e nas pesquisas de popularidade das personagens na época, uma estava bem mais à frente que a outra. Logo ela “ouviu” os fãs e seguiu o caminho sensato e não o originalmente planejado. Por isso no arco final teve uns flashbacks embasando mais ainda a decisão daquele caminho. Foi uma amarração pra fazer sentido para os defensores do “tem que ficar com a primeira garota”. Go-toubun simplesmente jogou no lixo o desenvolvimento com todas e empurrou a menos provável. Nisekoi enrolou, enrolou e na hora que começou a desenvolver acabou, parece até que foi cancelado. Por isso gosto de como ocorreu em Ichigo, mesmo ficando triste pelas que perderam, o final foi coeso.

    Last edited 10 meses atrás by SB
    iv11MD
    iv11M
    11 , Maio , 2023 17:49

    No caso de Re:zero é simplesmente porque a principal tem o carisma de um calhau, então não é muito dificil gostar mais das secundarias ¯\_(ツ)_/¯

    SBD
    SB
    4 , Junho , 2023 13:32

    Pq a secundária é mais popular? Simples: pq as principais nas obras que acontecem isso, são mal desenvolvidas por covardia do autor na tentativa de fazer a heroína perfeita. A secundária, que muitas vezes é pensada só pra estender a obra é feita com menos receio, a tornando mais ‘atraente’.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares