Sing “Yesterday” for Me é a mais recente adaptação do estúdio Doga Kobo do manga de Kei Toume. A liderar esta produção está o diretor Yoshiyuki Fujiwara, auto-proclamado grande fã do mangá desde os seus tempos de sua adolescência, Fujiwara é conhecido pelos trabalhos que dirigiu como New Game, Plastic Memories e Engaged to the Unidentified na mesma Doga Kobo. A acompanha-lo nos designs está o experiente designer de personagens Junichirō Taniguchi, que conta com um grande currículo no estúdio e também fora dele em trabalhos como Monthly Girls’ Nozaki-kun, Natsuyuki Rendezvous, Tada Never Falls in Love e muito mais.
A Doga Kobo que desde os seus primeiros trabalhos como estúdio principal de produção nos tem habituado a seu estilo ‘moe’, desta vez, aventura-se por outros terrenos adaptando o mangá seinen Sing “Yesterday” for Me que foca-se em Rikou que após se formar contenta-se apenas por um trabalho em part-time numa loja de conveniência, no entanto a sua mundana vida quotidiana muda drasticamente quando uma misteriosa estudante acompanhada por um corvo chamada Haru aparece perante ele. Ambos partilham algo em comum que é o sentimento de frustração perante o futuro e sem um objetivo particular. Rikou também acaba por descobrir que a sua grande paixão dos tempos de estudante está de volta à cidade, o que o deixa no mínimo perplexo…
Num meio em que a maioria das obras são focadas em um publico alvo mais novo, Sing ‘Yesterday’ Me é uma ‘lufada de ar fresco’ no que diz ao seu enredo mais adulto e pragmático. No entanto, o que faz Sing ‘Yesterday’ for Me ser tão distinto de outras produções da Doga Kobo é o seu foco no realismo e o sentimento de vivacidade que a animação e as personagens transmitem. A sua produção só por si, digamos que é “abençoada” desde o seu início…
Se pelo trailer logo nos apercebemos que nos deparávamos com uma produção se não a nível de um filme em termos de planeamento, lá perto andará, após assistir o primeiro episódio as minhas expectativas são ainda maiores. Segundo os créditos anteriores de alguns animadores que participaram no primeiro episódio, a sua produção terá começado senão no final de 2018 então no início de 2019 o que coincide com a mais recente participação em anime de alguns animadores antes desde primeiro episódio que poderão já não estar mais vinculados ao estúdio como Takuya Niinuma um talentoso jovem animador de 24 anos formado na Doga Kobo, que tornou-se recentemente freelancer.
Niinuma foi responsável por cerca de 80 cortes do primeiro episódio que coincidem com as cenas mais impressionantes de animação das personagens. Nos cerca de 5 minutos de animação que Niinuma desenhou foi demais evidente a sua habilidade para reproduzir movimentos simples como o acender de um cigarro, vestir um casaco, pegar um objeto, etc, com tamanha suavidade e realismo.
Sing Yesterday's #01 part A was amazing, simple actions like lighting a cigar or dressing a jacked all turned into a piece of art. It'll be interesting if we get to discover some of DogaKobo's new or unknown talents throughout the show, the setting seems prone to that. pic.twitter.com/ootvIPC7Os
— Evandro ペドロ ?? (@evandro_pedro96) April 5, 2020
Não só ele mas diversos animadores como propensão em animar ‘character acting’ fizeram com que o primeiro episódio tivesse extremamente polido e bem animado em todos os aspetos durante a sua inteira duração. Como Niinuma, jovens talentos da Doga Kobo como Keito Oda e Miki Mutō… certamente terão bastante output ao longo da série.
Por fim, não querendo ser optimista em demasia, é bem possível que a produção esteja já bem adiantada. Por isso, espero que a produção mantenha a fasquia elevada. Podem assistir ao primeiro episódio de Sing ‘Yesterday’ for Me na Crunchyroll.
Só o fato de ser um slice of life onde o protagonista não é estudante já me ganhou