Mais...
    InícioAnimePorque o arco de Chimera Ants de Hunter X Hunter se tornou...

    Porque o arco de Chimera Ants de Hunter X Hunter se tornou tão especial?

    Chimera Ants, foi um arco de Hunter X Hunter (2011), que se tornou de tal forma tão célebre, que hoje em dia é creditado por muitos como uma régua de medição no que toca a qualidade numa série anime.

    Mas o que o tornou tão especial?

    Para responder a essa questão antes temos de percorrer todo o arco através de um breve resumo. Se ainda não assistiram a este arco não recomendo a continuação desta leitura.

    O Arco abre logo após os eventos de Greed Island. Os nossos heróis Gon e Killua são transportados para uma zona onde encontram Kite, um individuo que afirma ser um discípulo de Ging, o Pai de Gon e a principal razão porque este rapazinho se tornou num Hunter.

    Nesse mesmo período a rainha das Chimera Ants, uma raça que como o nome indica é um misto de espécies, começa a pôr em prática um plano para conceber o seu filho e sucessor. De início as suas tropas começam a caçar animais e fazer experiências com os seus códigos genéticos. No decorrer destas, a rainha apercebe-se que falta algo, até que um dos seus servos descobre os humanos, e com eles o potencial da energia do Nen. Alheio a tudo isto, Gon e o seu novo grupo são envolvidos numa série de batalhas onde o jovem perderá a sua inocência, Killua uma parte de si, e acima de tudo ambos perderão um grande mentor e amigo.

    A partida este parece um arco comum como qualquer outro num shounen, sublinho bem tradicional até no que toca a desenvolvimentos. Só começa a ter impacto quando o Rei, (sim considero o Rei e Meruem personagens diferentes) o sucessor das Chimera Ants, começa a pôr em prática um plano de seleção dos melhores humanos para alimento. Nisto conhece Komugi, uma menina débil e cega. Mesmo perante a sua fraqueza, esta derrota o poderoso Rei num jogo de Gungi, um jogo de tabuleiro de estratégia. Ora o Rei um ser que matou a própria mãe, caçou humanos comendo os seus cérebros sem dó nem piedade, e nem mostrou respeito aos seus soldados, começa a duvidar de si mesmo, e a brotar a semente da incerteza no seu íntimo. Este desenvolve rapidamente um complexo de inferioridade, pois era impensável uma criatura tão débil, conseguir derrotar um ser perfeito, sem se aperceber o Rei estava a deixar o seu lado humano vir ao de cima.

    A situação torna-se tão desesperante que Gon, Killua e todos os membros do grupo de Hunters, incluindo os mais célebres como Zeno Zaoldyeck (Avô de Killua) e Netero chefe supremo dos Hunters, são chamados para se reunirem junto do palácio onde o Rei reside e lá travaram imensas lutas que não só mudarão o mundo, como as suas vidas drasticamente. Nestes momentos muitos de nós espetadores inconscientemente também participámos de uma forma passiva questionando, que frente apresentou motivos mais nobres no meio de tanta carnificina? É certo que no melhor pano também caiu a nódoa, visto que o desenvolvimento foi mais lento nesta parte e afastou alguns, e três minutos demoraram cerca de dez episódios. Na minha ótica este efeito provou o que Hunter X Hunter sempre teve como premissa. Este é um Shounen com um clima de negociação, estratégia e tensão nos seus combates que não se resumiu a gerar simples lutas, concluídas apenas com transformações ou poderes. Também nesta série geralmente uma personagem para alcançar uma meta teve de abdicar-se de algo, ou alguém, pensem como uma troca equivalente de Fullmetal alchemist, mas em matéria de combates e de uma forma metafórica.

    No meio de tanta violência, Komugi também é envolvida e acaba gravemente ferida às portas da morte. A forma como o Rei discursa com a jovem nestes momentos mudou e parece estar mais próxima de como um pai fala a sua filha. Escusado será dizer que estes eventos despertam ainda mais sentimentos humanos no Rei. Na face destes pede imediatamente ao seu servo Neferpitou para curar Komugi, todavia no seu caminho está Gon, e Neferpitou outrora brutalmente assassinou Kite. Gon furioso, dá-lhe uma hora para depois travarem uma luta até a morte. Killua num papel mais reduzido, assistiu Palm uma Hunter, que se infiltrou num bordel para saber mais acerca de um presidente corrupto que conspira com o Rei em troca de humanos, enquanto este fornece-lhe belas mulheres. Aqui temos um aspeto negativo bem interessante, já que o suposto monstro tem estado gradualmente a humanizar-se e o humano tornou-se num autêntico monstro. Porém, no caminho das ambições do Rei encontra-se Netero, o célebre e lendário hunter. Este afirma conhecer o seu verdadeiro nome, pois esteve presente nos últimos momentos da morte da mãe deste. Assim afirma se o derrotar em combate dirá o seu verdadeiro como manifesto de derrota. Esta foi possivelmente uma das lutas mais icónicas da série, não só foi intensa como no calor desta o Rei, descobre sentimentos de compaixão, rivalidade e acima de tudo respeito, destruindo por completo o seu ego de superioridade.

    Infelizmente Netero acaba derrotado. É revelado que Hunters não mais do de ferramentas do governo, assim que este não hesita em sacrificar-se, mas claro sem antes revelar o nome verdadeiro do Rei, que é Meruem. A partida a criatura já estaria morta, mas os seus servos Youpi e Pouf trazem-lhe de novo a vida com série de metáforas alusivas ao nascimento humano. Porém, Meruem (considero que o Rei renasce como Meruem) regressa sem memórias de Komugi, e Pouf um servo devoto a Meruem quer a todo o custo evitar que as memórias desta tragam novamente um líder fraco. Nesse mesmo tempo Komugi é ressuscitada graças ao Nen de Neferpitou e Gon pede a Killua, para se afastar, levar Komugi consigo já que é a chave de tudo. Como Gon já estava pelos cabelos, a sua fúria foi tanta que atingiu um estado adulto num piscar de olhos, e sem dó nem piedade brutalmente acaba com Neferpitou e consequentemente com a sua vida. Meruem de volta ao castelo procura por Komugi, e para isso negoceia de novo com Pouf, acabando por saber onde esta se encontra. Durante este tempo Meruem revela sentimentos de misericórdia, compaixão, e até presta vassalagem a uma Chimera Ant, talvez por saber que iria morrer em breve já que foi vítima da radiação no ataque final de Netero, ou por já ser humano. Assim que se reencontra com o seu amor, sorri, e explica-lhe que vai morrer em breve, pois está infetado, e indica-lhe se permanecer consigo também perderá a vida, Komugi não hesita e juntos morrem lado a lado, na cena mais bela de toda a série. Os discursos nestes momentos finais são mais próximos, íntimos e carinhosos, dignos de um casal.

    Fechamos com uma das maiores dualidades numa série. Enquanto este foi um dos arcos mais grotescos, também foi um dos belos, onde o bom que resta de um ser humano e explorado de várias formas e temáticas. Não sei se notaram mas também tivemos percurso shounen tradicional em reverso. O vilão torna-se quase invencível de início e gradualmente vai perdendo essa invencibilidade porque se quer tornar mais humano, deixando de lado, temáticas clássicas como ser mais forte, destruir ou conquistar o mundo. Meruem apenas desejou encontrar o seu eu, tão simples quanto isto. Também é retratado o amor de uma forma séria e honesta. Este é sentimento que envolve sacrifício, entrega e acima de tudo respeito, e Hunter X Hunter foi exímio é retratar cada um destes pontos, ao passo que na maioria das séries este sentimento é explorado e demonstrado de formas muito levianas.

    Contrastamente á arte polémica do manga, a esta adaptação anime não só a elevou, como a executou de melhores formas, tornando-se num dos raros casos onde uma adaptação venceu a obra original de todas as formas e frentes. A MADHOUSE está verdadeiramente de parabéns.

    Por estas e muitas outras razões Hunter X Hunter tornou-se num arco lendário, partilhando o posto com o arco de Kyoto de Rurouni Kenshin, outro série de enorme qualidade e destaque deste género.

    Concordam? Porque pensam que Hunter X Hunter: Chimera Arc se tornou tão especial e icónico?

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    30 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    30 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    ZoldyckP
    ZoldyckP
    3 , Julho , 2020 14:33

    Acho divertido como as pessoas associam shounen a porradaria e “rapidez” e se não tiver isso o anime se torna chato. As maiores qualidades de HxH não foram fabricadas com base nesses pontos. Talvez até um dos motivos de ter se tornado tão especial.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Reply to  ZoldyckP
    5 , Julho , 2020 11:12

    A negociação, a tensão e o diálogo são os maiores condicionantes dos confrontos em HxH, pessoalmente também são o que gosto mais, e o que os separa de séries mais imediatas.

    Soto
    Soto
    3 , Julho , 2020 14:33

    Muito bom.

    Wesley
    Wesley
    3 , Julho , 2020 14:33

    Foi esse arco que fez eu considerar Hunter X Hunter um dos melhor shounen que existe.

    Dougfulll
    Dougfulll
    3 , Julho , 2020 14:33

    Será que veremos um final pra essa obra?

    ZoldyckP
    ZoldyckP
    Reply to  Dougfulll
    5 , Julho , 2020 11:12

    Eu espero e ficaria extremamente satisfeito com um desfecho para o Kurapica.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Reply to  ZoldyckP
    8 , Julho , 2020 14:54

    Quanto tempo passou desde o último hiato?

    Hunter_X
    Hunter_X
    Reply to  Dougfulll
    5 , Julho , 2020 11:12

    Difícil. Quando o mangá retorna fica pouco tempo com uma rotina de lançamentos e pouco tempo depois vem mais outro hiato. HXH acho que ganha de One Piece na disputa de quem demorará mais a terminar.

    『Vinicius』
    『Vinicius』
    3 , Julho , 2020 14:33

    Pra mim é o melhor arco shounen já feito.

    -------
    -------
    Reply to  『Vinicius』
    5 , Julho , 2020 11:12

    Verdade absoluta

    Alnelo
    Alnelo
    3 , Julho , 2020 14:33

    Considero um dos melhores arcos Shounen já feito. (apenas minha humilde opinião)

    maria das graças valverde sena
    maria das graças valverde sena
    3 , Julho , 2020 14:33

    Esse anime é bem chato,o mangaka reciclou muita coisa de yu yu Hakusho

    light 701
    light 701
    Reply to  maria das graças valverde sena
    30 , Janeiro , 2021 14:03

    Então você não viu

    Shiba
    Shiba
    3 , Julho , 2020 14:33

    Esse arco é maravilhoso.
    Um dia ainda crio coragem pra rever HxH.

    Joe
    Joe
    Reply to  Shiba
    5 , Julho , 2020 11:12

    Eu já revi umas 5 vezes kkkkk

    JMB
    JMB
    3 , Julho , 2020 14:33

    De fato, foi um arco excelente. Ótimos personagens, ótima construção, tudo maravilhoso. Só tô até hoje procurando o que faz deste o melhor arco de HxH. Todo mundo fala sobre as metáforas e mensagens que o Togashi passou, que com isso ele desconstruiu o gênero battle shonen e pipipipópópó, mas não vi nada de tão inédito assim.

    Btw: York Shin melhor arco de HxH até agora.

    ZoldyckP
    ZoldyckP
    Reply to  JMB
    5 , Julho , 2020 11:12

    Ser inédito ou não depende muito do que vc já viu antes e se está apenas considerando os shonens ou especificamente os da Jump. E mesmo se não fosse, não tiraria o mérito e pontos fortes do arco.

    York Shin é uma magnifica parte da obra também, talvez até meio esquecida. Contendo uma das melhores apresentações de personagens (Uvogin) e de organização já feitas.

    Joe
    Joe
    3 , Julho , 2020 14:33

    Não entendo quem diz que os diálogos deveriam ser reduzidos, pior ainda chamar de pior arco (essa foi de doer) sendo que o tanto de passagens, alusões e temas interessantes que esse arco trabalha não é brincadeira, é coisa que nenhum outro arco shounen já fez. Fora o desenvolvimento absurdo de personagens que acontece, então falar que foi o pior arco é fora de concepção pra mim.

    Lembrando que a coisa principal desse arco são justamente os diálogos, as lutas são secundárias (partindo desse princípio, quem foi assistir esperando que fosse um arco mais dinâmico, certamente se decepcionou mesmo).

    Mas não é como se os diálogos fossem desnecessários ou até mesmo desconexos a trama principal. Todos eles são bem construídos e querendo ou não se complementam. Só acho que poderiam ter usado um pouquinho melhor o narrador, cortado uma coisa ali, outra aqui (como a subtrama do Ikalgo) e construir um pouco melhor o pacing. Fora isso não há nenhuma outra crítica a esse arco, pelo menos ao meu ver.

    toygame
    toygame
    3 , Julho , 2020 14:33

    por que é o arco mais shounen que tinha no anime,as lutas era em todos os eps praticamente e com alto nivel de poder

    Dan
    Dan
    3 , Julho , 2020 14:33

    Não concordo. Se esse arco tivesse diminuído um terço dos diálogos que e passagens desnecessária, que só fizeram mais irritar e dar sono do que ser algo incrivel. (pra mim, e o pior arco de hunterxhunter, o que me fez dropar após o final dele)

    『Vinicius』
    『Vinicius』
    Reply to  Dan
    5 , Julho , 2020 11:12

    Rapaz, não teve nada de desnecessário não. Os diálogos são uma das coisas que mais contribuem pra esse arco ser tão aclamado como é. Te aconselho rever seus conceitos e dar uma pesquisada a mais sobre o arco, mas isso só se você tiver vontade, é claro.

    Nilton Silva Carvalho Junior
    Nilton Silva Carvalho Junior
    Reply to  Dan
    5 , Julho , 2020 11:12

    Respeito sua opinião porém discordo com todas as minhas forças de tudo que você falou. Não tem cabimento os defeitos que você citou, eles são partes fundamentais do que torna Chimera Ant um dos melhores arcos dos mangás em geral.
    Não quero anular a sua visão só não bate nem um pouco com a minha concepção.

    Carlos santos
    Carlos santos
    Reply to  Dan
    5 , Julho , 2020 11:12

    o arco do jogo greed island é bem pior,só serve para um treinamento dos personagens, que resolve nada no final,já que o no arco das kimera tem mais treinamento ainda

    Wesley GS
    Wesley GS
    Reply to  Dan
    5 , Julho , 2020 11:12

    se você lesse o mangá ia saber que não tem um dialogo no anime que não estava na história, sim, o mangá de hxh tem muito dialogo, se o anime um dia voltar, acredite, o arco do continente negro vai ter o dobro de dialogo, HxH não é focado em lutinhas bobas.

    ayala.leite
    ayala.leite
    Reply to  Dan
    5 , Julho , 2020 11:12

    Cara você tá tão errado, tá bom que tem coisas desnecessárias nesse arco (ikalgo com a lagosta azul). Mas dizer que é o pior arco de HxH? Você pulou greed island? Aquilo sim é um arco irritante, a única utilidade desse arco é dar início a quimeras ants. Quimeras ants não é perfeito, mas tá quase lá e é o melhor arco de battle shounen que já assisti.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Reply to  Dan
    5 , Julho , 2020 11:12

    Sim, é certo que foi muito lento. Como citei 3 minutos foram cerca de 10 episódios, um fator que irritou muita gente.

    Maria Moura Youtuber
    Maria Moura Youtuber
    3 , Julho , 2020 14:33

    Eu gosto muito deste arco e compreendo que muita gente considere o melhor arco, mas acho muito pesado. Mesmo quando li o mangá, saltei para o final do arco porque é mesmo muita coisa, mas sem dúvida alguma q é um arco excelente

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Reply to  Maria Moura Youtuber
    5 , Julho , 2020 11:12

    O anime quase foi cancelado. Os arcos anteriores passaram durante os domingos de manhã, quando chegou a este choveram críticas e o anime teve de passar para as madrugadas de terça-feira.

    Jason
    Jason
    3 , Novembro , 2020 3:55

    Para mim, ao lado de york shin, chimeira ants é o melhor arco do anime. Ta certo que em alguns momentos foi um pouco lento (qualquer parte envolvendo aquele polvo vermelho), mas toda a filosofia por trás e as criticas que o Togashi passou, além da evolução de cada personagem, faz com que esse arco seja tão complexo e brilhante. Sem contar as duas ultimas lutas no fim do arco que são sensacionais.

    Rilk
    Rilk
    3 , Dezembro , 2023 18:32

    Arco chato pra cacete… lento, cheio de diálogos chatos, ritmo péssimo. Cheio de furos de roteiro.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares