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    Presidente do estúdio MAPPA diz que querem produzir muito e ganhar experiência mantendo um alto nível de qualidade

    É difícil alcançar a qualidade da Kyoto Animation e do Ufotable em pouco tempo, e é tarde demais para o MAPPA tentar atingir esse nível em 20 ou 30 anos

    Jujutsu Kaisen 2 new pv screenshot

    Numa entrevista ao Comic Natalie, o presidente do estúdio MAPPA (Attack on Titan Final Season, Jujutsu Kaisen, The God of High School, Dororo, Dorohedoro), Manabu Ootsuka, falou sobre a sua visão de futuro para a empresa e as metas que propõe para a sua gestão no longo prazo. Embora o estúdio MAPPA tenha sido fundado há apenas doze anos, num curto período de tempo tornaram-se num estúdio cujo nome é conhecido por grande parte da comunidade de fãs de anime.

    Entre muitas coisas Ootsuka afirmou que para o MAPPA, In This Corner of the World (Kono Sekai no Katasumi ni) foi um sucesso muito aguardado em 2016. A realidade que se seguiu, no entanto, trouxe novas ideias à mente de Manabu Ootsuka. Em baixo fica um excerto da sua entrevista:

    Foi bom termos conseguido produzir um filme de sucesso, mas a quantidade de dinheiro que entrou no estúdio para um simples trabalho de produção subcontratado por um comité foi muito pequena. O que quero dizer com menos é que a receita do estúdio é pequena em relação à escala geral do negócio das produções. Senti que se não melhorássemos isso seria impossível sobrevivermos e crescermos fortemente como empresa. Então, a partir de 2016, decidimos manter um ambiente onde pudéssemos continuar a produzir animação, focando em condições de produção que trouxessem mais dinheiro para o estúdio, e a partir de 2018, também começamos a trabalhar fora dos negócios de produção de animação, como direitos e eventos.

    Até então, eu era um dos mais jovens do setor, então segui o costume de ‘é assim que se faz’ ou a tendência de ‘seguir o caminho certo’, mas se você continuar a dizer ‘não tem remédio’, nada vai mudar. Mesmo numa tendência de mercado onde o ambiente de negócios em torno dos estúdios está cada vez mais difícil, tivemos a ideia de nos arriscarmos para realizar coisas como fazer animações que as pessoas gostem.

    Trailer da versão estendida de In This Corner of the World

    Um exemplo simbólico da materialização desta ideia é o investimento a 100% do estúdio MAPPA na adaptação anime de “Chainsaw Man”, que foi transmitida em 2022. Foi uma experiência inédita para um estúdio de animação.

    A história original de “Chainsaw Man” fascinou-me tanto que resolvi aceitar o desafio de adaptá-la para um anime, e depois de pensar no que poderíamos fazer melhor, criamos o esquema de investimento 100%. Temos um diretor, Makoto Kimura, que trabalhou numa rede de televisão antes de se mudar para o MAPPA, e ele e eu criamos um plano juntos e propusemos esse plano à Shueisha.

    Chainsaw Man PV 2 screenshot

    Kimura é um produtor com quem trabalhei em “Zankyou no Terror (Terror in Resonance)” e outros projetos, e agora é ele quem está encarregado de pensar nesses planos de negócios e propô-los a mim. Kimura juntou-se a nós na hora certa, quando senti que precisávamos de alguém no estúdio que pudesse construir um bom relacionamento com a parte da plataforma que envia a animação e pensar em esquemas de negócios apropriados. O MAPPA é o que é hoje graças à colaboração de pessoas como esta, inclusive de fora da empresa.

    Em relação a esta temporada de outono de 2023, o MAPPA está a transmitir títulos de grande escala como “Jujutsu Kaisen” e “Shingeki no Kyojin: The Final Season”, e o filme “Alice to Therese no Maboroshi Koujou” também está a ser exibido nos cinemas. A empresa foi fundada há apenas doze anos, em 2011, pelo produtor Masao Murayama que tinha deixado os estúdios Madhouse.

    O MAPPA foi criado originalmente porque Maruyama queria produzir alguns filmes. Um deles era Kono Sekai no Katasumi ni (In This Corner of the World), e naquela época Maruyama também tinha um projeto de animação de ‘Sakamichi no Apollon (Kids on the Slope)’. O diretor de ‘Sakamichi no Apollon’, Shinichiro Watanabe, perguntou-me se eu gostaria de participar na produção. Até então, trabalhava no STUDIO 4°C, um estúdio especializado principalmente em animação cinematográfica, mas queria experimentar uma série de televisão para melhorar as minhas competências como produtor. Além disso, naquela época, o bloco Noitamina estava na vanguarda da animação para adultos, então fiquei interessado. Os tempos coincidiram e acabei por ingressar no MAPPA desde o início com este projeto.

    Alice and Therese’s Illusion Factory pv final screenshot

    Fiquei grato por Maruyama me ter permitido trabalhar livremente desde que entrei no MAPPA. Especificamente na área de gestão empresarial, no Studio 4°C pensei apenas nas produções em si, mas no MAPPA interessei-me em como conseguir dinheiro e trabalhar para dirigir um estúdio de animação e comecei a trabalhar nisso. Não pensei ‘quero ser presidente’, mas como produtor comecei a entrar nos números da empresa quando trabalhava nas produções.

    Otsuka tornou-se CEO dos estúdios MAPPA quando Maruyama assumiu a presidência em 2016. O desejo de Manabu Ootsuka naquela época era, e continua a ser, um desejo insaciável de superação.

    À medida que aprendi vários números relacionados com a gestão de estúdios, o meu interesse centrou-se em ‘até onde podemos crescer como empresa que faz animação e até onde podemos sobreviver como empresa?’. É por isso que quando Maruyama me pediu para assumir o cargo de CEO em 2016 e eu aceitei, o meu primeiro pensamento foi “sobreviver e continuar a criar animação”.

    Não no pequeno âmbito da indústria da animação, mas como empresa. Quando pensamos no que precisávamos fazer para conseguir isso, a primeira coisa foi aumentar a produtividade. É difícil alcançar a qualidade da Kyoto Animation e do Ufotable em pouco tempo, e é tarde demais para o MAPPA tentar atingir esse nível em 20 ou 30 anos. Portanto, tivemos que adotar uma abordagem diferente dos estudos que nos precederam. Então pensamos em como poderíamos produzir muito e ganhar experiência mantendo um alto nível de qualidade, e ao mesmo tempo marcar o estúdio e entrar na corrida com esses estúdios no menor tempo possível.

    Para os fãs de animação, o MAPPA pode ser um estúdio “ao mesmo nível dos melhores estúdios”, produzindo trabalhos de alta qualidade desde o início. Contudo, esta não foi a percepção de Otsuka.

    Já tínhamos consciência de que queríamos estar na corrida com os grandes estúdios quando estávamos a fazer ‘Zankyou no Terror (Terror in Resonance)’, ‘Shingeki no Bahamut: Genesis‘ e ‘GARO: THE ANIMATION‘, que foi exibido em 2014. Mas tínhamos um complexo porque não tínhamos os nossos próprios sucessos e não sabíamos como realizá-los. Depois disso, continuamos a fazer produções através de vários processos de tentativa e erro, e o primeiro que deu frutos foi ‘Yuri!!! on Ice‘ e depois ‘Kono Sekai no Katasumi ni (In This Corner of the World)’ que foram exibidos em 2016. O sucesso destes dois títulos teve um impacto tal que não seria exagero dizer que mudou o destino do MAPPA, e também mudou claramente a forma como as pessoas que nos rodeiam nos viam.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

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    Anduin LotharD
    Anduin Lothar
    3 , Novembro , 2023 22:59

    ele fala isso, mas o mappa vive piorando ainda mais a indústria com sua ganância de querer fazer um monte de animes ao mesmo tempo, sem se importar com a saúde dos animadores, e pra piorar ainda mais querem censurar aqueles que se reclamam das péssimas condições de trabalho oferecida por ele.

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