O CEO da OpenAI, Sam Altman, revelou que a sua equipa está sobrecarregarrada de trabalho com a tendência viral de criar pelo ChatGPT imagens ao estilo do Studio Ghibli.
Tudo começou no final de março, quando a OpenAI introduziu um novo gerador de imagens na sua plataforma, que rapidamente conquistou a internet e se tornou viral. Com a possibilidade de recriar uma foto ao estilo animado do Studio Ghibli, o grande volume de pedidos está a sobrecarregar os servidores e a equipa da OpenAI.
Sam Altman começou por afirmar:
Podem relaxar ao gerar imagens? Isto é uma loucura. A nossa equipa precisa dormir.
Para depois acrescentar:
Simplesmente não conseguimos atualizar-nos desde o lançamento, por isso as pessoas ainda estão a trabalhar para manter o serviço.
Procura bíblica, nunca vi nada parecido.
Esta popularidade inesperada está a levar as GPUs da OpenAI ao limite e começaram a ser impostos limites de utilização temporariamente enquanto a equipa trabalha na otimização da eficiência. Podemos ler:
É muito divertido ver as pessoas a adorar imagens no ChatGPT. Mas as nossas GPUs estão a derreter. Vamos introduzir temporariamente alguns limites de taxa enquanto trabalhamos para o tornar mais eficiente. Espero que não demore muito.