Recentemente a Editora JBC abriu uma pesquisa pública para que os leitores pudessem contribuir com a escolha do formato de republicação do mangá Ranma ½, de Rumiko Takahashi, no Brasil. A pesquisa foi encerrada no dia 27 de julho e em uma live realizada pela editora no dia 31 de julho foi revelado que o formato wideban ganhou a votação contra o formato tankobon.
Na votação o formato wideban teve 1335 votos, já o formato tankobon teve 178 votos.
Agora a Editora JBC vai renegociar o lançamento do formato de publicação da obra para o wideban com a editora japonesa, mas o lançamento para a republicação do mangá no Brasil está previsto para o segundo semestre de 2026.
Com a publicação em formato wideban, Ranma ½ vai ser publicado no Brasil em edição de colecionador e com acabamento especial, com cerca de 350 páginas por volume e compilando o mangá em 20 volumes.
Sobre Ranma ½
Ranma ½ (Ranma Meio) é um mangá que se tornou um clássico, escrito e ilustrado por Rumiko Takahashi (também conhecida por Inuyasha). Foi publicado na revista Weekly Shonen Sunday entre 1987 e 1996 e posteriormente foi adaptado para série e filmes em animação, além de um especial em live-action e, em 2024, ganhou uma nova adaptação para anime pelo estúdio Mappa, disponível na Netflix.
Sinopse de Ranma ½
Ranma Saotome é um jovem estudante de artes marciais. Certo dia, ele e seu pai partem para uma jornada de treinamento num local extremamente perigoso. Para o azar de Ranma e de seu pai, Genma, ambos caíram em fontes amaldiçoadas durante o treinamento. O resultado é que o jovem artista marcial agora se transforma em garota sempre que se molha em água fria, voltando ao normal somente quando entra em contato com água quente. Já seu pai transforma-se em um imenso panda. De volta ao Japão, o pai de Ranma, arruma um casamento para o filho com umas das filhas de seu velho amigo, Soun Tendo. O problema é que nem a jovem Akane nem Ranma aceitam o casamento arranjado. Assim começam as confusões de Ranma ½ o mangá que mistura comédia, romance e muita ação.