No Reddit uma questão deu origem a uma interessante discussão, que acaba por demonstrar a importância de uma boa sequência de abertura nos animes. Citando o anime Orb: On the Movements of the Earth como exemplo, um utilizador colocou a questão: “Pergunta séria: já começaram a ver um anime porque a abertura é um sucesso?”.
Acrescentando: “Porque acho que quero começar uma maratona para acompanhar Orb: On the Movements of the Earth precisamente por esse motivo, e o visual faz-me lembrar um pouco o que Shingo Yamashita faria. Mas, a sério, começaram alguma série por causa de uma OP incrível que encontraram por acaso?“.
Este comentário deu logo origem a uma avalanche de respostas, pois muitos dos que participaram no tópico partilharam a mesma experiência: uma abertura cativante, com boa música e visuais marcantes, pode ser o que o faz alguém decidir ver uma série, mesmo não sabendo nada sobre a história ou as personagens.
Para muitos, uma abertura não é apenas mais uma introdução, mas na indústria do anime é o primeiro vislumbre do que a série poderá ser. Nos comentários, referiram que uma abertura forte é o gancho que os faz dar uma oportunidade ao anime, especialmente se for visualmente apelativa. Além disso, a qualidade da abertura é muitas vezes um reflexo da qualidade do anime em geral, pelo que isto também pode ser motivo suficiente.
À pergunta encontramos respostas como:
- A OP da Domestic Girlfriend ainda é uma das minhas preferidas.
- Death Parade. Não tanto pela abertura toda, mas por uma parte específica em que as duas personagens principais dançam a valsa, que é o que me agrada.
- Sim, Mashle: Magic and Muscles.
- Foi assim que acabei por ver Paripi Koumei.
- A maioria das aberturas de Durarara não deveriam ser tão boas.
- Tenho a certeza que foi assim que comecei a ver SAO. A primeira abertura ainda é incrível, mesmo depois de uma década.
- Vi Parasyte the Maxim pela banda sonora em geral.
- Não gostei de Mashle o suficiente para ver a segunda temporada, mas tive de ver quando vi os Creepy Nuts a fazer a OP.
- Neon Genesis Evangelion.
- Foi assim que vi Eromanga Sensei.
- Saltei completamente o Magical Index para ver Railgun, mesmo sem ter a mínima ideia do que se estava a passar. FripSide simplesmente uma loucura.
- Não me lembro exatamente da última vez que o fiz, mas as aberturas de anime são muitas vezes uma boa referência para captar a “vibe” da série e são normalmente o culminar de tudo o que se pode esperar dela. Claro que há exceções (como a abertura de Asobi Asobase, que é intencionalmente diferente do que a série), mas uma abertura incrivelmente criativa e apaixonada pode convencer-me de que vale a pena ver o anime.
- Sim, comecei a ver o Tsubasa RESERVoir CHRoNiCLE por causa da abertura: Blaze
- A abertura de Apothecary Diaries foi o que me convenceu a dar-lhe uma oportunidade. Cores bonitas.
- Comecei a ver Noragami por causa da abertura.
- Na verdade não, mas o mais próximo de que me consigo lembrar é Guilty Crown. Já estava a planear assistir, mas o autor do texto convenceu-me o suficiente para o colocar um pouco mais acima na lista. E outro que não é exatamente igual, mas é próximo, seria Familiar of Zero, porque o cenário de fantasia que vemos na primeira OP é exatamente o que me prendeu.
- Tenho a certeza que foi isso que me fez ver Shadows House.
- Acabei de terminar o Chobits porque a abertura soou tão doce que deve ter parecido algodão doce em formato áudio. Então sim, definitivamente!
- Sou o único que encontrou mais finais de que gosto em vez de aberturas? Como o encerramento de Your Lie em Abril, que foi muito bom. Mas One Piece tem aberturas incríveis. Estou no episódio 400 e é o meu favorito.
- A abertura original do GTO foi inesperadamente ótima.