Mais...
    InícioAnimeSérie anime Dragon Ball é proibida em Espanha devido a discriminação de...

    Série anime Dragon Ball é proibida em Espanha devido a discriminação de géneros e estereótipos sexistas

    Um reflexo de era moderna

    A série Dragon Ball foi recentemente barrada por um canal de televisão na região espanhola de Valência. Um representante do canal explicou que estes desenvolvimentos foram tomados em consideração à legislação local de género que proíbe a exibição de “conteúdo que incentive a discriminação de género através de estereótipos e papéis sexistas”.

    No início de março de 2021, após uma campanha de fãs solicitando que o canal de televisão estatal À Punt voltasse a transmitir a série, a deputada do Compromís Mónica Àlvaro enviou uma carta à Direção-Geral da Sociedad Anónima de Medios de Comunicación para voltar a incorporar no canal regional a série de Bola de Drac, o nome de oficial de Dragon Ball em valência.

    A 23 de março, Alfred Costa, o diretor-geral de À Punt Mèdia informou à Comissão de Rádio e Televisão Valenciana que o canal não transmitiria Bola de Drac devido ao elevado custo de licenciamento da série e não corresponder aos regulamentos da região no que toca a respeito da igualdade de género na programação infantil, isto sem contar que também contem momentos de nudez e violência.

    De acordo com o artigo 5.º da Lei 6/2016 da Generalitat Valenciana, as redes de televisão devem “adotar autorregulação e códigos de conduta que visem transmitir o princípio da igualdade excluindo conteúdos sexistas, especialmente na programação infantil e juvenil.”

    A Generalitat Valenciana também afirma que os meios de comunicação públicos devem apresentar “Igualdade de tratamento e oportunidades entre homens e mulheres, o uso de uma linguagem não sexista e a garantia de uma imagem plural e não plural de estereótipos de homens e mulheres”.

    O documento permite ainda a “intervenção profissional especializada no domínio da igualdade e o estabelecimento de filtros e garantias de rejeição de sexistas, com especial atenção para as dirigidas a crianças e jovens, tanto em programas como na publicidade, com a colaboração do Observatório de Publicidade Não Sexista da Generalitat Valenciana.
    Também ordena às emissoras que “descartem os conteúdos que incentivem a discriminação de género através de estereótipos e papéis sexistas”.

    Apesar de acreditarem que Dragon Ball promove o sexismo e a discriminação de género, a À Punt Mèdia, referiu alguns efeitos positivos como Milk (Chichi/Kika) que se inscreve num torneio de artes marciais, e Bulma, a jovem cientista que ajuda Goku e os seus amigos, dezenas de vezes nesta aventura. No entanto, também destacou efeitos negativos quando esta é abordada pelo Tartaruga Genial e as suas perversidades. Embora Bola de Drac esteja oficialmente barrada na televisão, a mesma continuará a estar disponível em DVD, para já não será proibida a sua venda neste país.

    Estes efeitos apenas são referentes à saudosa série original de Dragon Ball de 1986, (que já foi exibida na íntegra várias vezes durante os anos 90 no país), mas é possível que se estendam às seguintes, tais como Dragon Ball Z, Dragon Ball GT, e Dragon Ball Super.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    5 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    5 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Nbjk
    Nbjk
    2 , Abril , 2021 8:47

    Um belo exemplo como esta brincadeira está a ir longe de mais..

    luiz
    luiz
    2 , Abril , 2021 6:20

    engraçado é vir da Espanha, um país que é pura xenofobia, criar caso com anime kkkkk

    ♛ Mคster : Hirøshi ♛
    ♛ Mคster : Hirøshi ♛
    2 , Abril , 2021 0:02

    Essa censura do Politicamente correto tá osso, eles querem praticamente decidir o que devemos ver ou não, com Base no Mimimi de “Discriminação” e “Sexismo” e outros tipos de nomes que usam pra Lacrações, e ainda depois eles tem a cara de Pau de reclamarem da Pirataria…, esses SJW tão conseguindo deixar o mundo cada vez mais Chato, o Ocidente em especial.

    Mathias
    Mathias
    2 , Abril , 2021 14:04

    Tudo culpa do mestre Kame. kkkkkkkkk

    Nuno Alves
    Nuno Alves
    2 , Abril , 2021 8:34

    Que estupidez…

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares