Enquanto a temporada final de Stranger Things encerrou a saga principal em dezembro de 2025, a Netflix prepara-se para regressar a Hawkins com uma série animada que explora eventos inéditos entre a segunda e terceira temporadas. Stranger Things: Contos de 85 (Stranger Things: Tales from ’85) vai estrear dia 23 de abril e, segundo o primeiro trailer divulgado esta semana, vai expandir significativamente a mitologia dos monstros do Upside Down.
A série animada decorre no inverno de 1985, num período aparentemente calmo após Eleven ter fechado o portal para o Upside Down no Hawkins Lab. No entanto, como o trailer avisa de forma ominosa, “algo sobreviveu”. O que se segue é uma aventura que mistura o estilo nostálgico dos desenhos animados de sábado de manhã dos anos 80 com o terror característico da franquia.
O trailer revela uma criatura reptiliana com uma boca característica de Demogorgon a ser perseguida por alguém equipado com um fato de proteção contra materiais perigosos e um lança-chamas, sugerindo que terá escapado de algum tipo de contenção. Mas à medida que as crianças a seguem, descobrem que a criatura está em constante mutação.
Esta capacidade de transformação pode indicar que Hawkins está sob ataque de algo do Upside Down que foi alvo de uma experiência, tornando-se mais propenso a mutações. Alternativamente, as criaturas podem ser evidência de que os monstros extradimensionais evoluem rapidamente para se adaptarem ao seu ambiente, usando plantas e animais locais para moldar as suas formas.
Eric Robles, showrunner da série e veterano de animação com trabalhos como Fanboy & Chum Chum e Glitch Techs, garantiu que a natureza animada do projeto não significa que os perigos sejam menores: “Queremos que a audiência sinta que estas crianças estão em perigo, que os riscos são reais e que coisas más podem acontecer a qualquer um. E acontecem coisas que são muito assustadoras de certa forma, o que torna o perigo para as crianças muito mais tangível”.

O produtor executivo também destacou a oportunidade única que a animação oferece para explorar este período da cronologia: “Conseguimos passar tempo com estas crianças de uma forma que não tiveste tempo na série principal. Conseguimos congelar o tempo e realmente embarcar nestas aventuras nunca antes contadas com eles nesta linha temporal”.
A sinopse oficial da Netflix descreve assim Stranger Things: Contos de 85 (Stranger Things: Tales from ’85): “Regressa a Hawkins com Stranger Things: Tales From ’85, uma emocionante nova série animada do showrunner Eric Robles e dos produtores executivos os irmãos Duffer. No inverno de 1985, a neve cobre a cidade e os horrores do Upside Down estão finalmente a desvanecer-se. Os nossos heróis Eleven, Mike, Will, Dustin, Lucas e Max regressaram a uma vida normal de D&D, lutas de bolas de neve e dias tranquilos. Mas debaixo do gelo, algo aterrorizador despertou”.
A série conta com um elenco de vozes completamente novo para dar vida às personagens icónicas: Brooklyn Davey Norstedt como Eleven, Jolie Hoang-Rappaport como Max, Luca Diaz como Mike, Elisha “EJ” Williams como Lucas, Braxton Quinney como Dustin, Benjamin Plessala como Will, Brett Gipson como Hopper e Jeremy Jordan como Steve.
Entre as novidades está também Nikki Baxter, uma personagem completamente nova descrita como “mais alta e maior” que o grupo principal, que se junta às crianças de Hawkins nas suas aventuras.

Matt e Ross Duffer regressam como produtores executivos, juntamente com Hilary Leavitt via Upside Down Pictures, Shawn Levy via 21 Laps e Dan Cohen. A animação fica a cargo da Flying Bark Productions, o estúdio australiano responsável por episódios de What If…? da Marvel.
O estilo visual de Tales From ’85 é deliberadamente nostálgico, inspirando-se em clássicos da animação dos anos 80 como He-Man and the Masters of the Universe, Scooby-Doo e especialmente The Real Ghostbusters.
A produção também estudou sucessos modernos de animação como Spider-Man: Into the Spider-Verse e Arcane, filtrando essas técnicas através de uma sensibilidade retro. O designer de criaturas Carlos Huante, conhecido pelo seu trabalho em E.T. the Extra-Terrestrial e Prometheus, esteve envolvido na criação dos novos monstros, indicando um tom mais sombrio e lovecraftiano apesar da aparência amigável para famílias.

Tales From ’85 preenche deliberadamente uma lacuna na cronologia da série principal. O inverno de 1985 situa-se meses depois da possessão de Will pelo Mind Flayer na segunda temporada, mas antes do caótico verão de 1985 e da Batalha de Starcourt na terceira temporada. Este é um período em que todo o grupo ainda está junto em Hawkins, antes das separações e mudanças que viriam a seguir.
A série também serve para manter viva a franquia Stranger Things após o fim da série principal. Os irmãos Duffer têm outro spinoff em desenvolvimento para além de Tales From ’85, embora os detalhes permaneçam secretos.








