Cada vez mais as companhias japonesas estão atentas aos mercados internacionais fazendo valer os seus direitos de autor e foi agora o Studio Ghibli a colocar um aviso online onde revela que vai processar quem vender ilegalmente arte não autorizada das suas obras.
Embora não se vejam muitos produtos Ghibli não licenciados à venda em lojas de retalho no Japão, não é difícil encontrá-los em lojas de anime e cultura pop no estrangeiro, ou online. O estúdio está a dizer que basta, numa declaração trilingue publicada no site oficial do Studio Ghibli em japonês, inglês e chinês. Podemos ler:
Confirmámos que existem várias lojas e lojas online que vendem imagens emolduradas e pinturas retiradas dos nossos filmes, livros e outras publicações a preços extremamente elevados. Estes produtos são reproduções não autorizadas que infringem os direitos de autor e outros direitos de propriedade intelectual do Studio Ghibli. Informamos que o Studio Ghibli não autorizou estas atividades e pretende tomar medidas rigorosas, tanto civis como criminais, conforme aplicável.
Todas as obras do Studio Ghibli foram criadas e produzidas por muitas pessoas que envolveram anos de trabalho árduo. Lançamos os nossos filmes globalmente e os filmes e as suas personagens são adorados por pessoas de todo o mundo. Esforçamo-nos para continuar a fazer os nossos filmes, tanto do passado como do futuro, e produtos oficialmente licenciados para os nossos fãs em todo o mundo por muitos mais anos. No entanto, as vendas de produtos não autorizados que violam os direitos de autor desvalorizam a nossa imagem global e não são mais do que vendas ilegais que não podem ser ignoradas.