Mais...
    InícioAnimeStudio Pierrot quase foi dissolvido após o Terremoto de 2011

    Studio Pierrot quase foi dissolvido após o Terremoto de 2011

    "quase não conseguimos pagar os salários aos nossos funcionários"

    Naruto Uzumaki vid 1 screenshot

    Dia 11 de março de 2011 às 14h46 (horário do Japão), aconteceu o Grande Terremoto do Leste do Japão, um terremoto de magnitude 9,1 que criou ondas de tsunami com mais de 10 metros de altura. O terremoto durou aproximadamente seis minutos e foi o mais poderoso terremoto a atingir o Japão até hoje provocando muitas mortes e uma grande destruição, como por exemplo o Acidente Nuclear de Fukushima.

    Este foi também um tempo de crise para o Studio Pierrot que quase foi dissolvido, a julgar pelas palavras do seu presidente, Michiyuki Honma, numa recente entrevista.

    Quando aconteceu o Grande Terremoto no Leste do Japão, senti uma grande sensação de crise. Na época, produzíamos mais de quatro produções por semana, incluindo Naruto Shippuden e Bleach, mas a linha de produção estava realmente desorganizada, algumas emissoras pararam de transmitir e a nossa receita tornou-se instável. Isto continuou por dois meses e quase não conseguimos pagar os salários aos nossos funcionários. Estávamos numa situação em que não tínhamos outra escolha senão dissolver a companhia. Mas fomos apoiados pelos nossos amigos da indústria, pelo banco que nos concedeu o empréstimo e pela receita secundária obtida fora da produção.

    Honma afirmou que o período foi uma lição aprendida, tornando-se presidente do Studio Pierrot um ano após o terremoto. Ele afirma que modificou a estrutura de receitas da empresa para se proteger contra riscos semelhantes, obtendo lucros recordes durante a pandemia. Com 30% da renda do Studio Pierrot proveniente do ocidente, ele destacou Naruto como um gerador de receita “particularmente impressionante“.

    Se o Studio Pierrot não conseguisse garantir a sua saúde financeira, mesmo em caso de sobrevivência, poderia ter perdido os direitos de diversas adaptações anime. O diretor do estúdio, Keirou Itsumi, revelou em entrevista que a empresa contraiu grandes empréstimos bancários para obter uma maior percentagem de retorno das suas séries anime, admitindo que o estúdio ofereceu os direitos de autor de alguns dos seus títulos como garantia.

    ViaCBR
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares