Lots of amazing action sequences in the recently released Super Cube #07 pic.twitter.com/w9PlzsKFW3
— Sakuga 作画 (@sakugacontent) April 18, 2025
Um donghua (anime chinês) está atualmente a surpreender os japoneses, é ele, Super Cube. O seu espetacular Episódio 7 mostrou uma sequência de combate que surpreendeu pela sua qualidade, vindo mostrar que a animação feita na China está a começar a bater-se lado a lado com a animação que é feita no Japão.
E o mais impressionante: os primeiros três minutos do combate foram animados quase na totalidade por um único artista, o animador Nian41, que, segundo vários fãs, passou dois anos a trabalhar nesta sequência. Sim, dois anos!
Este capítulo reacendeu o debate sobre se a China já está a alcançar o Japão em termos de animação. Há alguns anos, muitas pessoas viam Donghua com desdém por usar CGI barato ou ter estilos um pouco genéricos, mas isso está a mudar. Produções como esta estão a provar que, com tempo, talento e orçamento, podem facilmente competir com estúdios japoneses como MAPPA ou Ufotable.
Super Cube deixou isso bem claro. Não é só a animação ser boa, é incrível. Muitas pessoas ficaram impressionadas com os detalhes, a fluidez e o poder da cena. Por enquanto, a série está disponível para ver no iQIYI e, dado o que aconteceu esta semana, é provável que muitas pessoas se sintam encorajadas a vê-la, mesmo que seja apenas por pura curiosidade. E a verdade é que, se mais produções chinesas continuarem a focar-se neste tipo de qualidade, haverá mais competição no mundo do anime.
Parece-me que gastaram uma pequena fortuna (e bastante tempo) só com a produção do donghua lol