Mais...
    InícioAnimeTribunal chileno iliba Captain Tsubasa de acusações de violência de género

    Tribunal chileno iliba Captain Tsubasa de acusações de violência de género

    Juiz determina que dar um estalo na cara de uma menina não constitui promoção de violência contra as mulheres

    Captain Tsubasa slap

    A série anime de Captain Tsubasa (Oliver e Benji / Super Campeões) foi um fenómeno, para além de sucesso no Japão tornou-se também numa das séries anime que marcou toda uma geração na Europa e América Latina. O seu sucesso levou com que a chilena TVN começasse a retransmitir os episódios originais da série original de 1983 em 2019.

    Mas, embora esta tenha sido uma viagem nostálgica para os fãs, nem todos gostaram do que viram, e foi colocado um processo em tribunal contra a TVN alegando que Captain Tsubasa (Oliver e Benji / Super Campeões) promove violência contra as mulheres.

    A acusação não foi dirigida ao próprio Tsubasa, mas ao rival Jun Misugi, por ele ter dado uma estalada a Yayoi Aoba.

    O episódio foi exibido no Chile em julho de 2019 e em fevereiro de 2020 um tribunal condenou a TVN a pagar 6,934 dólares de multa. Entretanto a estação de televisão apelou e agora um tribunal de Santiago decidiu a favor da TVN.

    O juiz afirmou:

    [Captain Tsubasa] não é um programa violento… é uma história animada que retrata crianças dedicadas ao futebol, o seu desenvolvimento e as competições em que participam. Um dos personagens principais sofre de um problema cardíaco que ele vinha mantendo em segredo e uma menina que ele considerava amiga revelou isso ao seu rival, e ele deu-lhe um estalo numa fração de tempo que é menos de um minuto, porque ele sentiu que ela não tinha o direito de lhe dizer, porque tirou o desejo do seu rival de competir, e indicou que não queria que ela interviesse mais.

    O tribunal decidiu que o género de Yayoi não desempenhou nenhum papel na decisão de Jun de esbofeteá-la e, portanto, que a série Captain Tsubasa não estava a promover a violência contra as mulheres e, portanto, a TVN não teria que pagar nenhuma multa.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    7 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    7 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    madmonkey mcknight
    madmonkey mcknight
    5 , Fevereiro , 2021 15:51

    Não acho que seja violência de género, é algo que acontece subitamente mas não está relacionado com o género das personagens pois podia ter acontecido entre quaisquer personagens. Mas eu lembro-me de ver esse episódio e achei esse estalo bastante desnecessário, principalmente no contexto da série, o Jun era amigo da rapariga e bate-lhe assim de repente, o que ela lhe fez não justificou isso. Foi ainda mais estranho no remake em 2018.

    Samuel Silva
    Samuel Silva
    Reply to  madmonkey mcknight
    5 , Fevereiro , 2021 17:51

    Pensei o mesmo quando vi o Captain Tsubasa 2018. É uma situação que não “envelheceu” bem face ao contexto social actual. Mas, no contexto da serie é mais compreensível, ao nível das emoções das personagens, do que o soco que o Hyuga dá ao Matsuyama no refeitório, por exemplo.

    light 701
    light 701
    5 , Fevereiro , 2021 15:51

    Militancia

    Maria Moura Youtuber
    Maria Moura Youtuber
    5 , Fevereiro , 2021 14:45

    Mano, são putos, ele não lhe bateu por ser rapariga, tinha nada a ver. Putos não pensam no que fazem e batem em qualquer um, não é violência contra mulheres em específico, foi no calor do momento. End of story.

    luiz
    luiz
    6 , Fevereiro , 2021 1:15

    o tipo de coisa que podemos classificar como militontos

    antonio carlos
    antonio carlos
    7 , Fevereiro , 2021 11:58

    se o pessoal q se incomodou com isso visse o primeiro gundam ia ter um infarto

    Nuno Alves
    Nuno Alves
    12 , Fevereiro , 2021 9:27

    É um anime…

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares