Ups!!! Vídeo promocional da PlayStation 4 plagiou animações

Vídeo promocional Playstation mostra animações "demasiado semelhantes" a outras obras, incluindo ao anime FLCL

Esta segunda edição do PlayStation 4 Lineup Music Video Winter Mix deveria continuar a promover o catálogo da Playstation mas nem tudo correu da melhor maneira e rapidamente muitos se aperceberam que as animações apresentadas eram “demasiado semelhantes” a outras obras e o vídeo acabou por ser removido, não sem antes alguém fazer uma cópia que podem ver em cima.

No meio de muitas acusações de roubo a Sony acabou por colocar o vídeo em privado após vários artistas se queixarem. O primeiro a detetar uma cópia do seu trabalho foi o russo Oleg Kositsyn, seguindo-se depois de acusações de plágio de obras como Steven Universe: The Movie, FLCL, Souviens Ten-Za e até de plágio dos trabalhos dos animadores da escola francesa de animação Gobelins.

A Sony já se veio desmarcar das acusações atirando as culpas para o diretor canadiano Kevin Bao, que, entretanto, já desativou a sua conta de Instagram e a sua agência removeu o seu portfólio.

Kevin Bao, é um diretor que recebeu prémios do Festival Internacional de Animação de Ottawa e do Festival Internacional de Animação de Londres e já criou vídeos para grandes clientes como a Disney (via Eallin). Desde as acusações iniciais em torno do vídeo da PlayStation, os detetives do Twitter descobriram exemplos anteriores de Bao aparentemente a copiar animações, o que poderá significar que o diretor progrediu na carreira a copiar o trabalho dos outros.