7月23日,黑龙江哈尔滨。两名coser在地铁站被一大爷手持棍棒殴打。当事人和知情者称“报警后老头跑了,警察要求撤案。” pic.twitter.com/Olud6T9x4q
— 李老师不是你老师 (@whyyoutouzhele) July 28, 2024
Em 2023 o governo chinês propôs uma lei que proíbe o vestuário que “prejudique o espírito da nação chinesa”, o que muitos interpretaram como um ataque direto à influência cultural japonesa, e desde então eventos relacionados com o Japão têm sido alvo de polémicas, sendo que um dos grandes alvos são os eventos anime.
Os eventos culturais japoneses no país têm sido alvo de polémicas, cancelamentos e até intervenções policiais.
Um dos recentes incidentes envolveu o ataque que podem ver em cima a dois cosplayers em julho de 2024 no metro, quando dois rapazes com cosplay de Obito Uchiha e Sasuke Uchiha do anime Naruto foram atacados por um homem que gritava:
Como se atrevem a vestir como japoneses!
O pior é que quando os cosplayers chamaram a polícia, os agentes sugeriram que retirassem a queixa porque o agressor já tinha abandonado o local.
Claro está que este caso se tornou rapidamente viral nas redes sociais, e as secções de comentários autênticos campos de batalha entre japoneses e chineses. Este caso torna claro que a tensão entre o nacionalismo e a cultura pop japonesa na China continua a aumentar.
Todo pais e meio nacionalista mais acho que quando se trata do pais mais populoso pode se esperar algo do tipo tipo e meio previsto pelas pessoas que os maiores paises são os mais populosos.