Mais...
    InícioAnimeWarner Bros processa Midjourney por gerar "incontáveis" cópias das suas personagens

    Warner Bros processa Midjourney por gerar “incontáveis” cópias das suas personagens

    Estúdio acusa empresa de inteligência artificial de distribuir imagens de Superman, Batman e Bugs Bunny como se fossem suas

    Batman-Grant-Morriso - Capa tease

    A Warner Bros. Discovery moveu uma ação judicial contra a Midjourney, acusando a startup de inteligência artificial de “descaradamente dispensar a sua propriedade intelectual como se fosse sua”. O processo, reportado inicialmente pelo The Hollywood Reporter, alega que a Midjourney gerou “incontáveis” imagens e vídeos infratores de personagens com direitos de autor, incluindo Superman, Bugs Bunny, Scooby-Doo e outros.

    No processo, a Warner Bros. Discovery acusa a Midjourney de reproduzir, exibir e distribuir “derivados não autorizados” da sua propriedade intelectual através das suas ferramentas de geração de imagens e vídeos por IA. O estúdio apresenta vários exemplos de como as ferramentas de IA da Midjourney aparentemente geraram imagens de personagens protegidas, como Wonder Woman, Tweety, as Powerpuff Girls e até Rick and Morty, em resposta a prompts que pediam para ver as personagens em situações específicas.

    Particularmente preocupante para a Warner Bros. Discovery é o facto da Midjourney alegadamente gerar imagens infratoras mesmo quando os prompts não mencionam personagens específicas. Por exemplo, a empresa teria gerado imagens de Superman, Batman e Flash após receber o prompt “batalha clássica de super-heróis de banda desenhada”, sem referência direta a qualquer personagem.

    A Midjourney enfrenta um processo similar movido pela Disney e Universal, que chamaram ao gerador de imagens por IA da empresa uma “máquina de venda virtual” que gera “cópias autorizadas intermináveis” do seu trabalho. Estes casos refletem uma tendência crescente de ações judiciais contra empresas de IA que utilizam material protegido por direitos de autor nos seus sistemas de treino.

    A Warner Bros. Discovery alega que a Midjourney tem consciência do “âmbito impressionante da sua pirataria e violação de direitos de autor”, mas recusa-se a proteger os detentores de direitos de autor. O processo descreve as ações da empresa como intencionais e calculadas para atrair subscritores.

    “É difícil imaginar uma violação de direitos de autor mais intencional do que aquilo que a Midjourney está a fazer aqui”, afirma o processo. “A Midjourney está propositadamente a explorar a valiosa propriedade intelectual da Warner Bros. Discovery para atrair subscritores, e está a lucrar fornecendo aos subscritores cópias e derivados infinitos das Obras Protegidas por Direitos de Autor da Warner Bros. Discovery”.

    As imagens apresentadas no processo mostram representações claramente reconhecíveis das personagens da Warner Bros., desde os icónicos super-heróis da DC Comics até a personagens como Bugs Bunny e Scooby-Doo. Estas imagens foram alegadamente geradas pela Midjourney em resposta a vários tipos de prompts, demonstrando a capacidade da IA para reproduzir propriedade intelectual protegida.

    A Warner Bros. Discovery está a pedir indemnizações relacionadas com a alegada violação de direitos de autor e solicita ao tribunal que impeça a Midjourney de copiar, exibir ou distribuir a sua propriedade intelectual. O estúdio quer também que a empresa pare de oferecer ferramentas de IA sem medidas de proteção de direitos de autor adequadas.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares