Mais...
    InícioBrasilCCXP24 abraçou os animes e a cultura pop do leste asiático

    CCXP24 abraçou os animes e a cultura pop do leste asiático

    Entre os dias 5 a 8 de dezembro foi realizada na São Paulo Expo na cidade de São Paulo a edição 2024 da CCXP. Organizada pela Omelete Company, maior grupo independente de cultura pop da América Latina, este ano o evento teve como maior desafio superar os buracos de atrações deixados pela falta de Disney, Marvel e Netflix. A solução encontrada veio de outro lado do entretenimento, mas precisamente da cultura pop do leste-asiático, incluindo o cosplay, os animes e os mangás e os K-Dramas.

    Seguindo a tendência mundial que veio a surgir durante a pandemia de Covid e após as greves dos atores e roteiristas nos Estados Unidos, a cultura pop do leste asiático ganhou muita força nos serviços de streaming com produções de séries K-Drama como Round 6 (Netflix) e em animes como Demon Slayer (Crunchyroll). Já os mangás atualmente vendem tanto quanto os quadrinhos americanos e europeus. Essa tendência no Brasil ficou bem explícita também na divulgação dos dados da pesquisa Geek Power.

    Mostrando que a CCXP24 seria diferente, meses antes do evento foi anunciado que o principal parceiro da feira seria o serviço de streaming anime Crunchyroll e que as credenciais deste anos seriam baseadas em quatro animes populares da plataforma. No decorrer dos meses seguintes, foram feitos diversos anúncios em torno do evento que mostraram que algo estava ocorrendo de diferente.

    O primeiro grande anúncio foi a criação do Palco Universe, um palco totalmente dedicado a animes, cosplay e cultura pop do leste asiático. O Palco Universe é uma versão maior e ampliada do Palco Bentô, que fez um enorme sucesso nas edições de 2022 e 2023 da CCXP. Outra grande mudança foi a Crunchyroll ganhando mais destaque na programação deste ano do evento, com anúncios no palco principal e pré-estreias exclusivas de animes esperados do público. Outra grande mudança estava relacionada à CCXP indiretamente, com o anúncio de que a Omelete Company havia adquirido o Anime Friends, o maior festival de cultura pop asiática da América Latina.

    Mesmo assim o evento se manteve com seu formato de comic-con em muitos outros aspectos, com painéis voltados a filmes e séries aguardadas pelo público, com a presença de diversos estúdios com estandes ou ativações no evento. Até mesmo os fãs de jogos tiveram o seu espaço com o estande da Nintendo e da XBox e um palco dedicado a competições de esportes eletrônicos. Por outro lado ficou evidente que enquanto os fãs de animes ficavam felizes por ganhar um destaque maior do evento, os fãs de estúdios que antes eram grande destaque do evento não participaram dessa vez da CCXP ao ponto do evento só fechar a venda de todos os ingressos em apenas um dos quatro dias.

    Em questão de estrutura, a CCXP24 mostrou falhas na organização dos tranfers nos primeiros dias, fazendo com que as pessoas relatassem demora de 1 hora e meia para conseguir embarcar para ir ao eventos e até 3 horas para conseguir retornar. A organização da saída das pessoas que utilizaram carros de aplicativo também foi bem complicada, com demoras de até duas horas. Sem falar do dia mais lotado do evento ter ocorrido uma queda de energia no pavilhão do São Paulo Expo, algo que gerou desconforto para todos dentro do evento principalmente pela falta de ar condicionado. O ocorrido da luz virou meme nas redes sociais depois, mas ao mesmo tempo acende um alerta por este tipo de coisa nunca ter ocorrido em 10 anos de CCXP.

    Mesmo tendo acabado a CCXP24 há poucos dias, já podemos nos preparar para a CCXP25. A próxima edição do evento será realizada entre os dias 4 a 7 de dezembro de 2025.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Membro do OtakuPT no Brasil. Um fã de animes, cinema, games, séries e fotografia.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares