
Situado no Bairro da Liberdade na cidade de São Paulo, o Museu da Imigração Japonesa é um excelente local para passear e conhecer mais sobre a história dos imigrantes japoneses no Brasil.
Fundado em 1978 e inaugurado com a presença do futuro Imperador Naruhito (na época ainda príncipe), o museu no prédio da Bunkyo possui mais de 97 mil itens, incluindo documentos, fotos, jornais e diversos objetos variados. O museu é reservado no 7°, 8° e 9° andar do prédio e mostra de uma forma cronológica os acontecimentos e um pouco de como era a vida dos imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil.
Seguindo o caminho indicado na chegada de cada andar, é possível ter uma experiência visual e sensorial em diversos momentos, como sons ambientes e também com televisores passando informações sobre determinados objetos ou locais. No decorrer do trajeto é abordada a propaganda para a imigração e a chegada no Brasil do navio Kasato Maru, que tem uma réplica reduzida no museu, a vida dos primeiros imigrantes nas fazendas de café e a criação de vilas e cidades de imigrantes japoneses.

A integração dos imigrantes japoneses, e seus descendentes, dentro da sociedade brasileira também possui um grande destaque no trajeto do museu, isso ocorre com a exposição de muitas fotos e documentos e, com a proximidade dos tempos atuais, vários depoimentos. Personalidades também ganham destaque, como cantores, militares e políticos com descendência japonesa.
Os fãs de samurai poderão ver de perto diversos ornamentos tradicionais e várias katanas. O museu possui inclusive uma área com a exposição de diversas espadas samurais de estilos diferentes.
A cultura pop japonesa também possui um espaço próprio dentro do acervo do museu. A área possui diversos itens lançados no Brasil, como mangás e revistas especializadas em animes, props de cosplay, e vários itens disponibilizados ao museu pela Sato Company, com destaque para um case de negativo do filme Akira. Esta área ainda possui diversos figures da franquia Kamen Rider e réplicas de traje dos protagonistas das séries Tokusatsu Jaspion, Jiraiya e Kamen Rider Black.
Museu da Imigração Japonesa
- Onde: Rua São Joaquim, 381, Liberdade – São Paulo (próximo a estação São Joaquim do Metrô)
- Atração livre para todas as idades
- Museu funciona de terça a domingo, das 13h às 17h
- Preço: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia-entrada)
- Site: https://www.bunkyo.org.br/br/museu-historico/







